Documentário sobre a produção dos tênis Veja é apresentado no Teatro Feevale | Universidade Feevale

Documentário sobre a produção dos tênis Veja é apresentado no Teatro Feevale

02/09/2026 - Atualizado 15h16min

holofotes

Longe dos Holofotes, seguido de Catadores, terá sessão especial e gratuita nesta quinta-feira, 3

Nesta quinta-feira, 3 de setembro, às 18h30min, o Teatro Feevale receberá uma sessão especial e gratuita dos filmes Longe dos Holofotes (30min) e Catadores (15min). As obras retratam histórias reais de pessoas e comunidades que fazem parte da produção dos tênis Veja, e têm uma conexão direta com Novo Hamburgo e arredores, onde estão as fábricas que produzem os tênis da marca.

Antes e após as sessões, o público será recebido em momentos de confraternização, reforçando a proposta do encontro de celebrar as pessoas e as histórias que fazem parte da produção dos produtos. O evento é gratuito, mediante inscrição prévia (serviço completo mais abaixo).

Sobre o projeto

Em 2023, a Veja deu carta branca para La Blogothèque, coletivo francês de criação audiovisual, registrar o que o consumidor não vê: o cotidiano e o trabalho das pessoas que fabricam os tênis Veja. Dois anos de trabalho resultaram no documentário Longe dos Holofotes, que mostra a realidade daqueles que, todos os dias, cultivam, produzem, coletam e transformam as matérias-primas que dão vida aos sneakers da marca.

No centro do projeto está um filme coral de 30 minutos, dirigido por Jérémie Battaglia. Em Longe dos Holofotes, o cineasta franco-canadense apresenta, de forma crua e autêntica, quatro retratos: Richard, contramestre em uma fábrica que produz Veja; Irisnete, que coleta látex na floresta amazônica; Osvaldo, cuja família cultiva algodão há gerações; e Luênia, líder de várias cooperativas de catadores — aqueles que coletam resíduos nas ruas do Brasil.

De frente para a câmera, eles compartilham emoções, passados por vezes dolorosos, ambições e esperanças para o futuro. Cada um à sua maneira, separados por milhares de quilômetros, narram a história de um território complexo, das desigualdades aos laços invisíveis que criam sua unidade tão singular.

Sobre a Veja

Em 2004, os amigos franceses Sébastien Kopp e François-Ghislain, fundadores da Veja, vieram ao Brasil com a ideia de reinventar o processo produtivo de um artigo icônico para sua geração: o tênis. A ideia era fazer, de modo diferente, cada etapa desse sistema de fabricação até o produto. O objetivo não era somente criar um item de moda, e sim um tênis com impacto positivo.

A Veja está à frente de todo o desenvolvimento dos produtos, que usam algodão agroecológico do Nordeste do Brasil e do Peru, produzido pela agricultura familiar, a borracha nativa da Amazônia e couro do Rio Grande do Sul e do Uruguai, e de sua nova cadeia produtiva, inovadora no mercado, o PET, produzido a partir de garrafas pós-consumo e sem uso de água. Além disso, elaboram novos materiais e novas tecnologias em um processo de melhoria contínua e com visão global de negócio. A distribuição desses calçados no mercado brasileiro começou em 2013, ampliando a atuação da marca, já presente na Europa, Ásia e América.

SERVIÇO

  • Exibição Longe dos Holofotes (30min) e Catadores (15min)
  • Data: 3 de setembro, quinta-feira, às 18h30min
  • Teatro Feevale, no Câmpus II da Universidade Feevale
  • Ingressos: gratuitos, com reserva pelo site teatrofeevale.com.br
  • Instagram: @teatrofeevale
  • Funcionamento da bilheteria no Teatro: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h – exceto feriados (somente para shows disponíveis na Blueticket)
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Feevale é a instância final de atendimento, atuando com ética e imparcialidade. Registre sua manifestação clicando aqui.