Cursos da Saúde da Feevale passam a ofertar vagas também à noite | Universidade Feevale

Cursos da Saúde da Feevale passam a ofertar vagas também à noite

26/01/2024 - Atualizado 29/01/2024 10h47min

cies

Iniciativa visa atender aos estudantes que precisam conciliar suas atividades laborais com os estudos, bem como suprir as demandas econômicas da região

O perfil do estudante universitário da região do Vale do Rio dos Sinos em geral, e da Universidade Feevale em particular, é essencialmente trabalhador – em muitos casos, os acadêmicos conciliam as atividades de aula com seus empregos. Pensando nisso, a Instituição passa a ofertar, em 2024, vagas à noite para os cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Quiropraxia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia, além de Educação Física e Estética e Cosmética.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Angelita Renck Gerhardt, a ampliação dos cursos da Saúde para o turno da noite levou em conta as características dos alunos da Universidade, muitos dos quais precisam trabalhar durante o dia, as demandas socioeconômicas do Vale do Sinos (cujo mercado da Saúde vem crescendo) e o caráter comunitário da Instituição.

A Feevale e a sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), têm um compromisso com a nossa região e com a qualidade da formação de todos os profissionais”, afirma Angelita.

A pró-reitora exemplifica a alta demanda por profissionais da Saúde com o fato de que a Instituição seja solicitada para realizar, logo ao final do ano letivo, uma formatura de gabinete especial para os cursos da área. “Mesmo antes da colação de grau, muitos estudantes já conquistaram uma colocação profissional e precisam antecipar a emissão dos diplomas. Só em dezembro do ano passado, recebemos 135 solicitações de antecipação de colação de grau de alunos da Saúde, por questões de trabalho”, afirma a Angelita.

Esse foi o caso da egressa Amanda Tavares, que colou o grau em Odontologia no início de janeiro deste ano. Tendo concluído o curso no fim de 2023, a data prevista para a formatura seria apenas nos últimos dias de fevereiro. “Como a formação na Feevale sempre foi muito completa, me deixou muito segura para trabalhar assim que pudesse, por isso, fui realizando entrevistas e deixando currículos. Fui chamada, no fim do ano passado, para trabalhar em uma clínica em Novo Hamburgo, mas, para começar, precisaria solicitar o registro junto ao Conselho Regional de Odontologia; se dependesse da data marcada da formatura, eu poderia exercer a profissão somente no início de março”, conta a egressa. Foi então que Amanda solicitou a antecipação da colação de grau para a Instituição e já na semana da formatura conseguiu realizar o registro, ficando apta a exercer a sua profissão.

A Feevale realiza, anualmente, uma avaliação de acompanhamento com seus egressos (Pesquisa de Egressos). Os estudantes formados há um ano apresentaram, na última avaliação, uma empregabilidade média de 91% na sua área de formação.


Laboratórios e espaços de prática – essenciais para formação em Saúde

Angelita explica que o atendimento à formação prática é uma das preocupações da Feevale em toda a graduação, mas principalmente, com os cursos da Saúde, que demandam um grande volume de horas práticas em laboratório e em atendimento. Por isso, oferecer as aulas também à noite é proporcionar mais oportunidades àqueles que se identificam com a área.

Não se pode ensinar e aprender a cuidar da saúde das pessoas só de forma teórica e precisamos dar condições para que as pessoas que trabalham também possam cursar a profissão que sonham”, pontua Angelita.

As práticas em laboratório e os estágios acontecem de acordo com os horários disponíveis nos espaços reais de atuação, conveniados com a Instituição. Tudo é realizado sempre com supervisão de professores especialistas e com experiência profissional, capazes de orientar o aprendizado e garantir a qualidade do atendimento aos pacientes. A pró-reitora lembra, ainda, que a prática é essencial para formar profissionais da Saúde plenamente capacitados, fato referendado pelo Ministério da Educação que, recentemente, suspendeu a autorização para novos cursos a distância na área.

Entre os espaços de prática, estão o Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) da Feevale, que com 3.246m², abrange três laboratórios – Análises Clínicas, Toxicológicas e Avaliação do Metabolismo (na foto acima) – uma farmácia de dispensação de medicamentos e um ambulatório, distribuídos em seis blocos de atendimento. Estes espaços contemplam 29 consultórios e 18 boxes de atendimentos, sete salas de coleta laboratorial, e mais de 476 equipamentos de ponta, bem como uma área de apoio ao ensino com seis salas de estudos para discussão de casos clínicos atendidos no local.

Também estão disponíveis laboratórios como Anatomia Humana, Simulação e Habilidades, Centro de Estética e Cosmética e muitos outros. Além disso, os estudantes realizam práticas nos principais hospitais públicos e privados da região metropolitana de Porto Alegre, como Hospital Municipal de Novo Hamburgo, Hospital Regina, Hospital Mãe de Deus, Hospital Universitário de Canoas, Hospital de Sapiranga, bem como da rede de saúde de praticamente todos os municípios dos Vales do Sinos e Paranhana.

Ingresso

Para os interessados em seguir uma carreira na área da Saúde, ainda é possível realizar a inscrição no vestibular de verão 2024, que possibilita ingresso nos cursos da Instituição. O candidato pode optar pela Redação Feevale Online, modalidade em que realiza, em computador ou notebook próprio, prova de redação elaborada pela Universidade; pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no período compreendido entre 2020 e 2023; ou por aproveitamento da nota da prova da Feevale de outro período. As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 6 de março, pelo site way.feevale.br, e a divulgação do resultado sai em até 24h úteis. Também são disponibilizadas vagas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que recebe inscrições de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.