Conselho Regional de Medicina Veterinária cria Comissão de Saúde Única | Universidade Feevale

Conselho Regional de Medicina Veterinária cria Comissão de Saúde Única

04/09/2020 - Atualizado 10h04min

Objetivo é debater questões relacionadas à atuação do médico veterinário na saúde animal, humana e ambiental

comissão éticaCrédito da foto: Cristine Pires/CRMV-RS

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) oficializou a criação da Comissão de Saúde Única, um órgão de consulta e assessoramento técnico em questões relacionadas à atuação do médico veterinário na saúde animal, humana e ambiental. A portaria, assinada pela presidente Lisandra Dornelles, tem vigência no período da atual gestão do Conselho, que vai até 2021.

Coordenada por Fernando Rosado Spilki, que é professor da Universidade Feevale, a comissão é composta, ainda, pelos médicos veterinários José Reck Júnior, Itajanara Elisângela Berlitz, Alícia Appel Farinatti, David Driemeier e Carla Rosane Rodenbusch. Eles deverão identificar demandas referentes à saúde única e promover debates sobre o tema e eventos técnicos para capacitação profissional. A comissão busca, ainda, orientar as instituições mantenedoras de saúde pública sobre a legislação estadual e federal, bem como acompanhar a prática da Medicina Veterinária.

A presidente do CRMV-RS explica que a saúde pública, alicerçada em três pilares indissociáveis, representa todas as áreas nas quais o médico veterinário é capaz de atuar, como epidemiologia, infectologia, zoonoses, patologia, preservação ambiental etc.

Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente a importância da Medicina Veterinária e de falarmos sobre as diferentes frentes de atuação do médico veterinário”, diz Lisandra Dornelles.

Ela destaca que o médico veterinário é o único profissional habilitado a trabalhar com saúde animal, humana e ambiental. “A ideia de criar a comissão partiu da premissa de que este é um tema que ainda precisa ser muito esclarecido, divulgado e compreendido, e não poderíamos contar com um nome melhor para coordenar a comissão e auxiliar o Conselho nas questões ligadas à saúde única”, afirma Lisandra, referindo-se ao médico veterinário e professor Fernando Spilki, que também preside a Sociedade Brasileira de Virologia.

 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.