Com inadimplência novamente em alta, projeto da Feevale orienta sobre finanças e gestão financeira | Universidade Feevale

Com inadimplência novamente em alta, projeto da Feevale orienta sobre finanças e gestão financeira

08/11/2023 - Atualizado 11h29min

finanças

Estão abertas as inscrições para atendimentos gratuitos a pessoas e empresas

A edição de setembro da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIC-RS), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS)*, demonstrou que 96,3% das famílias estão endividadas. Entre as famílias com renda de até 10 salários-mínimos, o percentual de endividados atingiu 97,9%, o pico da série para essa faixa de renda. Já o percentual de famílias com contas em atraso atingiu 41,2% – em agosto, era de 39,7% e em setembro de 2022, de 37,8%. Esse indicador segue bastante elevado e é um sinal de alerta para riscos de inadimplência.

Para auxiliar pessoas físicas que necessitam de orientações sobre finanças pessoais, bem como organizações de pequeno porte e empreendedores individuais (MEI) da região que precisam de apoio nas áreas contábil, fiscal e financeira, a Universidade Feevale disponibiliza atendimentos gratuitos por meio do projeto social Sustentabilidade Econômica e Financeira. As orientações podem ser individuais ou para as empresas, online ou presenciais, e devem ser marcadas pelo e-mail projetosustentabilidade@feevale.br. Os atendimentos presenciais acontecem na sala 105 do prédio Azul, no Câmpus II da Feevale, em Novo Hamburgo.

Cartilha auxilia no planejamento familiar

A fim de disseminar conhecimentos básicos sobre finanças pessoais, o projeto social Sustentabilidade Econômica e Financeira desenvolveu uma cartilha sobre o assunto. Com uma linguagem simples e exemplos práticos, o documento foi criado por professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Instituição.

A publicação reúne informações básicas sobre controle e planejamento e auxilia o leitor a identificar o seu perfil financeiro. Além disso, o material conta com planilhas e tabelas que podem ser utilizadas na hora da organização das finanças. A cartilha está disponível, de forma gratuita, no link feev.as/cartilha-financas.

  • Fonte: Fecomércio RS
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.