Cachorro Pretinho tem alta da quimioterapia | Universidade Feevale

Cachorro Pretinho tem alta da quimioterapia

15/03/2024 - Atualizado 16h31min

Pet foi diagnosticado com tumor venéreo transmissível nasal e tratado no Hospital Veterinário Feevale

Pretinho Pretinho e o tutor Anderson de Souza

Quando se trata de doenças em animais, é preciso ficar atento aos sintomas. Foi assim que Anderson Alves de Souza, tutor do cachorro Pretinho, percebeu que havia algo de errado com o animal. “Ele começou a ter espirros frequentes e eliminar sangue pelas narinas. Além disso, notamos uma protuberância no focinho e dificuldade na respiração”, relata. O pet passou por exame de citologia, que indicou um tumor venéreo transmissível (TVT) nasal, em que a neoplasia se apresenta de forma extragenital.

A partir do diagnóstico, os tutores, que moram em São Leopoldo, buscaram o Hospital Veterinário Feevale (Hovet). “O TVT nasal é transmitido por contato entre cães acometidos e, com tratamento adequado, tem chances de cura”, indica a oncologista e cirurgiã do Hovet, Pâmela Garcia de Almeida, responsável pelo caso. Como o cão era de rua, a veterinária acredita que possa ter se contaminado antes de ter sido adotado pela família, em 2023.

Em quatro meses de tratamento, foram realizadas seis sessões de quimioterapia, com intervalo de 21 dias entre cada aplicação. “Desde a primeira sessão, foi visível a eficácia do tratamento”, relata o tutor. Na última semana, Pretinho teve alta da quimioterapia, com orientação de retorno para avaliação clínica a cada quatro meses, por, pelo menos, um ano. “Buscávamos por um especialista em oncologia e pelo melhor custo-benefício, e no Hovet encontramos os dois. A equipe foi sempre solícita com as nossas necessidades e ficamos muito satisfeitos”, afirma Souza, apontando que recomendou o serviço para outros tutores durante o tratamento do pet.

Saiba mais sobre a oncologia do Hovet

O Hospital Veterinário Feevale (Hovet) passou a ofertar, no ano passado, o serviço de oncologia, área que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer em animais. Alguns exemplos de tratamento aplicado são cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. “Além disso, há terapias complementares, envolvendo controle da dor, cuidados paliativos e suporte emocional para o animal e seus tutores”, afirma a oncologista Pâmela, acrescentando que o tratamento mais adequado e viável para cada caso é determinado pelo veterinário, considerando o tipo de câncer, o estágio da doença, a idade e a saúde geral do animal.

As consultas e exames podem ser agendados pelo telefone e WhatsApp (51) 3597-5819, das 8h às 12h e das 13h15min às 17h, e acontecem no Câmpus III da Universidade Feevale (rua Alameda da Inovação, 212, Campo Bom).

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.