BRDE e Feevale firmam contrato para acelerar startups no Rio Grande do Sul | Universidade Feevale

BRDE e Feevale firmam contrato para acelerar startups no Rio Grande do Sul

23/06/2021 - Atualizado 15h03min

Segunda edição do Programa BRDE Labs no Estado será conduzida pela Universidade, por meio do Feevale Techpark, e as inscrições para as startups interessadas serão abertas em julho

feevale e brde parceria

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Universidade Feevale formalizaram na manhã desta quarta-feira, 23, uma parceria que tem como objetivo realizar a segunda edição do programa BRDE Labs, que promove a aceleração de startups sediadas no Estado. O contrato foi assinado no Hub One Porto Alegre, unidade do Feevale Techpark na capital gaúcha, pelo reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, e pela diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos.

O foco do programa BRDE Labs está na gestão e na estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional. Dentre outros concorrentes do ecossistema gaúcho, o Feevale Techpark teve sua proposta aprovada e será responsável pela metodologia e a condução do processo de aceleração em 2021, que ocorrerá ao longo de quatro meses, a partir de julho.

Para o reitor Cleber Prodanov, a parceria é muito importante, pois é uma conjunção de esforços no sentido de apoiar as startups, o que a Universidade Feevale já vem fazendo há bastante tempo, e acelerar o desenvolvimento do Estado. “Vamos fazer esse trabalho no Hub One Porto Alegre, que é uma unidade do nosso parque tecnológico, mas contribuindo com todo o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul”, afirmou. Para ele, essa é uma excelente condição para que a Universidade e o Feevale Techpark possam, ao longo de 16 semanas, trabalhar na aceleração de startups para solucionar os desafios propostos pelo BRDE.

É um orgulho, para nós, trabalhar junto com o BRDE no desenvolvimento de empresas, do Estado e do nosso país, sempre olhando para o futuro”, finalizou.

Segundo a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, essa nova etapa do programa reafirma as diretrizes do banco em apoio ao desenvolvimento da região com foco na sustentabilidade e na inovação. "Ao completar 60 anos, o BRDE renova esses compromissos. Além de promover a aceleração de startups, estamos patrocinando fortemente a formação de jovens para um mercado da inovação cada vez mais promissor. Vamos impactar a economia e deixar um legado social”, destacou a presidente.

O diretor do Departamento de Gestão da Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, André França, enfatizou a importância da Feevale para o Estado, inclusive pela atuação junto ao programa Inova RS, assim como do BRDE, que é um agente de transformação. "Essa iniciativa é muito positiva para o ecossistema de inovação”, disse.

Também estiveram presentes na cerimônia a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon; a coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel; o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Oleques Vivian; o superintendente da agência do BRDE no Rio Grande do Sul, Paulo Raffin; e o gerente de Planejamento, Alexander Nunes Leitzke, que fará a coordenação do programa por parte do banco.


Âncoras facilitadoras

Neste ano, foi introduzida uma inovação: empresas parceiras do BRDE participarão desde o início da aceleração na condição de “âncoras”, contribuindo com sua experiência para identificar gargalos e propor desafios que possam ser solucionados pelas startups. A aproximação das startups com empresas já consolidadas no mercado é um dos aspectos mais relevantes do BRDE Labs.

Serão priorizadas verticais como Agronegócio, Saúde, Indústria 4.0, IoT, Tecnologia da Informação, Logística e Meio Ambiente. As startups participantes do processo de aceleração (no mínimo 10) terão seu desempenho avaliado ao longo do programa e as cinco melhor classificadas receberão premiação em dinheiro.


Sobre o Hub One Porto Alegre

A aceleração das empresas selecionadas pelo Programa BRDE LABS ocorrerá na unidade do Feevale Techpark em Porto Alegre (Rua Cândido Silveira, 198, Bairro Auxiliadora). Trata-se de um espaço que integra universidade e empresas para a criação de produtos diversificados e soluções conectadas com o mercado. O Hub One Porto Alegre é compartilhado com parceiros estratégicos para gerar negócios, fomentar projetos e desenvolver tecnologias, potencializando a cultura de inovação.


Sobre o BRDE Labs

Lançado no Estado em maio de 2020, o BRDE Labs teve 188 startups inscritas em sua primeira edição. Dessas, 30 participaram da etapa de pré-aceleração e 12 foram escolhidas para a aceleração realizada entre agosto e novembro, 100% em meio virtual em função da pandemia de Covid-19. Foram premiadas as três que demonstraram o melhor desempenho, segundo a avaliação do comitê técnico e da banca: Palma Sistemas, DigiFarmz e Elysios se destacaram entre as sete finalistas por apresentarem soluções inovadoras, perfil empreendedor e evolução durante o programa.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.