08/06/2017 - Atualizado 17h21min
Nesta quinta-feira, 8 de junho, a Universidade Feevale recebeu a renomada pesquisadora Maria Norberta Correia de Pinho, da Universidade de Lisboa, Portugal. A professora ficará em Novo Hamburgo até sábado, dia 10. Amanhã, dia 9, ela participará de um seminário na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que integra o cronograma de atividades do projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) .
Maria é autoridade em separação com membranas – método de tratamento de água e efluentes industriais por meio de um processo de eletrodiálise. Ela veio ao Brasil para realizar acompanhamento e consultoria do projeto Produtos e processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental (Tecsanta), executado pela Feevale em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus (BA), e a Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo.
O foco do projeto é o tratamento de água para abastecimento público e o tratamento de esgoto, por meio de novas tecnologias para remoção de compostos inorgânicos, metais e compostos persistentes e seu desempenho em relação à qualidade da água. É investigada a qualidade da água e do esgoto tratados por diferentes processos, por meio de diferentes parâmetros físico-químicos, como biomarcadores de genotoxicidade, citotoxicidade, danos histológicos em peixes e quantidade de compostos orgânicos persistentes presentes nas amostras.
Sobre Maria Norberta Correia de Pinho - consultora internacional, possui Licenciatura em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra e em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto (Portugal), mestrado em Engenharia Química pela University of Florida, Gainesville (USA) e doutorado em Engenharia Química pela mesma instituição. É professora e pesquisadora no Instituto Superior Técnico e no Centro de Física e Engenharia de Materiais da Universidade de Lisboa e suas atividades científicas se concentram na área de Fenômenos de Transporte, Membranas Poliméricas e Processos de Separação com Membranas.
“Este é um projeto muito importante em conjunto com a Feevale, ligado ao tratamento de água e esgoto, que utiliza novas tecnologias de membranas. Portanto, a água aqui desta região, após tratamentos convencionais com essas tecnologias, estará apta para o consumo humano e da indústria, pois estamos falando de um bem essencial para a vida e que necessita prioridade, sem pensar na questão econômica e, sim, no bem-estar social e ambiental”.
Maria Norberta Correia de Pinho
“A reunião que aconteceu hoje é parte de um projeto financiado pelo Finep, que busca o desenvolvimento de tecnologias aplicadas na região, com foco na água do Rio do Sinos, tanto em tratamento de esgoto, como produção de água potável. Depois de três anos estamos conseguimos nos encontrar para reavaliar e estruturar essa ideia”.
Marco Antonio Siqueira Rodrigues, pesquisador da Universidade Feevale