Aula Magna abordou a temática Comunicação e Política | Universidade Feevale

Aula Magna abordou a temática Comunicação e Política

05/09/2018 - Atualizado 11h51min

Na noite desta segunda-feira, 3 de setembro, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Feevale promoveu a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. A temática deste semestre foi Comunicação e Política. O evento contou com a presença da profissional de Relações Públicas, Tânia Almeida; e dos jornalistas João Ávila e Kelly Matos.

Tânia explicou como é o papel do profissional durante as eleições. “Durante a campanha eleitoral, o relações públicas pode auxiliar na parte de media training, questão de vestuário, gestual e dicção, para melhorar os pontos positivos do candidato”. Para Ávila, editor e colunista de política do Jornal NH, uma das dificuldades de cobrir as eleições municipais é o fato de que, durante a cobertura, se encontra muitas pessoas da comunidade que se candidatam e tentam se aproximar para ganhar visibilidade. “Em 2009, criamos um manual para a cobertura das eleições, encaminhamos para quem trabalha no jornal e para os partidos.  Explicamos que o espaço é igual para todos e definido muito antes das eleições”. Já Kelly Matos, jornalista do Grupo RBS, contou um pouco de sua experiência como correspondente de política em Brasília, onde fez a cobertura do mensalão e teve que explicar todos os termos para a população entender. “Acredito que, enquanto repórter, tenho como propósito fazer as pessoas entenderem a política”, ressaltou.


Acadêmicos da Feevale serão voluntários na cobertura eleitoral

Durante a aula magna dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, a professora da Universidade Feevale, Cristiane Weber, anunciou a participação voluntária de acadêmicos na cobertura eleitoral, no dia 7 de outubro. Os alunos dos cursos de Jornalismo e Fotografia farão a cobertura diretamente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, além de outras zonas eleitorais, como as da cidade de Novo Hamburgo e municípios vizinhos. O objetivo é transmitir as informações e acompanhar cada minuto do pleito, com extensa cobertura nos canais de comunicação da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) e na Rádio Web do Tribunal.

Ainda em setembro, haverá um workshop com integrantes da imprensa do Tribunal para as regras da cobertura. A coordenadora do curso de Jornalismo, Adriana Stürmer, destacou que essa é mais uma oportunidade de contato com o mercado de trabalho que a Feevale proporciona aos estudantes. “É uma iniciativa que vem de dentro da Agecom, em um momento muito importante do nosso País”. Os estudantes interessados já podem realizar as inscrições por meio do link https://goo.gl/LKdZbC.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.