Assembleia Legislativa homenageia a Aspeur/Feevale pelos 50 anos | Universidade Feevale

Assembleia Legislativa homenageia a Aspeur/Feevale pelos 50 anos

26/06/2019 - Atualizado 18h53min
Homenagem Assembleia

Iniciativa foi do deputado estadual Issur Koch

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 26, um Grande Expediente Especial em homenagem aos 50 anos da Universidade Feevale e de sua mantenedora, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur). A cerimônia, que foi uma iniciativa do deputado estadual Issur Koch, aconteceu no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre.  

Em sua fala, Issur Koch falou da contribuição da Instituição para a inovação e a educação no Vale do Sinos e no Estado. “Não há como ser cidadão de Novo Hamburgo e não conhecer a história da Feevale. Sua importância transcende os muros da universidade e alcança o País”, destacou. 

Em seu registro histórico, Koch ressaltou o ambiente que culminou na criação da Aspeur, lembrando que de um povoado, em sua emancipação, com apenas oito mil habitantes, em 1927, Novo Hamburgo chegava ao final dos anos 60 com uma população de 70 mil pessoas. “A demanda por ensino superior, até então distante daqueles que concluíam o secundário, exigia a oferta de cursos mais próximos da comunidade. Quem quisesse prosseguir com sua qualificação precisava se deslocar a São Leopoldo ou a Porto Alegre”, lembrou. 

O deputado disse, ainda, que essa história de sucesso foi e continua a ser feita por muitas mãos, mas que era preciso registrar o protagonismo do ex-prefeito Alceu Mosmann. “Visionário, o jovem prefeito de 39 anos tinha entre suas promessas de campanha a criação de uma faculdade no município. Em maio de 1969, o recém-empossado prefeito anunciou a instalação da faculdade em Novo Hamburgo, já para o próximo ano, no prédio do Colégio São Jacó, adquirido dos Irmãos Maristas pela Prefeitura de Novo Hamburgo. 

O anúncio da criação da Feevale, pela Voz do Brasil, em 26 de fevereiro de 1970, os primeiros cursos e o primeiro vestibular, ainda em fevereiro de 1970, com a participação de 202 candidatos, também fizeram parte do discurso de Koch. “De lá para cá, muita coisa mudou sem que a Aspeur e a Feevale perdessem sua essência: preocupação com o desenvolvimento regional por meio de inovação, empreendedorismo e excelência acadêmica. Hoje, a Feevale segue em frente e em sintonia com os grandes avanços na Educação Superior”.  

O parlamentar finalizou sublinhando que, ao longo dessas cinco décadas, a Feevale estabeleceu importantes parcerias nacionais e internacionais, buscando atender às demandas educacionais, culturais, sociais, econômicas, científicas e tecnológicas da região. “Reconhecida por sua inovação e qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade Feevale é considerada uma das principais instituições do Brasil. Aliando a tradição de 50 anos à vanguarda, a Feevale vem se projetando internacionalmente em função de parcerias com instituições estrangeiras, distribuídas em diversos países. Tudo isso é motivo de orgulho para nós. Vida longa à Feevale e todos aqueles que fazem da Educação um instrumento para a melhoria da qualidade de vida em nosso País”, definiu. 

Público prestigiou a homenagem 

A homenagem, que também contou com os pronunciamentos dos deputados estaduais Frederico Antunes, Thiago Duarte, Luciana Genro, Fábio Branco, Pepe Vargas e Luiz Henrique Viana, contou com a presença de um bom público. Além de fundadores e conselheiros da Aspeur, participaram diretores, professores, funcionários e alunos da Feevale, além de uma comitiva da Jiangxi Science & Technology Normal University, da China. 

O presidente da Aspeur, Roberto Cardoso, disse que é uma honra muito grande, para a mantenedora e para a Feevale, ter recebido essa homenagem idealizada pelo deputado Issur Koch. “Ele foi vereador de Novo Hamburgo e sabe da importância da Instituição para a nossa comunidade”, afirmou. 

Para o reitor Cleber Prodanov, essa homenagem é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Aspeur/Feevale e indica que a Instituição extrapola as fronteiras de seu município de origem, Novo Hamburgo. “Isso prova que somos uma universidade que abrange todo o Rio Grande do Sul e, até mesmo, lugares fora daqui, como é o caso do polo na China. É muito bom ter esse reconhecimento de representantes de todas as regiões do Estado, presentes aqui na Assembleia”, destacou.

Homenagem da Assembleia Legislativa do RS aos 50 anos Aspeur/Feevale
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.