Abicalçados apresenta Maratona MUDE para estudantes na Feevale | Universidade Feevale

Abicalçados apresenta Maratona MUDE para estudantes na Feevale

26/04/2017 - Atualizado 13h47min
Evento aconteceu no auditório do prédio Azul
Evento aconteceu no auditório do prédio Azul

Palestra aconteceu nesta terça-feira, dia 25 de abril


A Universidade Feevale foi palco para uma apresentação da Maratona MUDE, ministrada pelo gestor de Projetos da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Cristian Schlindwein. O encontro, ocorrido nesta terça-feira, dia 25 de abril, contou ainda com apresentações das equipes vencedoras das batalhas de 2014 e 2016, de representantes da Feevale e do Museu Nacional do Calçado. 

A coordenadora do Museu Nacional do Calçado, onde estão expostos os protótipos vencedores das batalhas criativas da Maratona MUDE, Francine Silveira Tavares, contou a história do museu. Criado em 1998 e aberto ao público um ano depois, o local, que fica no Campus I da Feevale, tem o objetivo de preservar a memória do setor calçadista brasileiro. “Temos exposições fixas, como o Hall da Fama, que reúne doações de pessoas famosas, como Ronaldinho Gaúcho, Gustavo Kuerten e Zélia Gatai, e também as temporárias, caso da Maratona MUDE”, explicou, ressaltando a importância do apoio da Abicalçados para o projeto.

Na sequência, Schlindwein apresentou a entidade calçadista, especialmente os quatro pilares de atuação: Representação setorial; Promoção Comercial e de Imagem; Defesa Comercial; e Desenvolvimento. “O Design tem ganhado cada vez mais força na entidade, especialmente porque entendemos que é um dos grandes desafios do setor”, destacou. Segundo o gestor, a Abicalçados vem trabalhando insistentemente para “educar” o setor na formação de uma nova cultura, que tenha o Design como um pilar essencial na criação de novos produtos e modelos de negócios. “A Maratona MUDE é um dos eventos que tem esse viés, estimulando o surgimento de novos talentos e a discussão do Design no setor calçadista”, acrescentou. 

Maratona MUDE

Schlindwein também contou um pouco da história da Maratona MUDE, que teve sua primeira edição realizada em 2014 e hoje é um evento consolidado no cenário calçadista brasileiro. “A Maratona MUDE surgiu porque nós sempre acreditamos nos criativos brasileiros e queríamos estimular o Design para a criação de uma nova indústria para o setor”, comentou. 

Vencedora da Maratona MUDE 2016, a equipe composta por Rômulo Henrique da Silva, William Raí da Luz, Paula Raquel da Silva Flores e André Cézar Gossler, apresentou os produtos criados e também os desafios encontrados durante a batalha criativa do ano passado. “Criamos três protótipos de calçados, sem gênero, que unissem a polifonia e brasilidade, quebrando preconceitos e esteriótipos”, recordou Rômulo.

A coleção criada pela equipe é uma espécie de linha do tempo, que mostra uma sociedade reprimida por preconceitos e falta de expressividade, com amarras e metais escondidos no primeiro modelo. Já no segundo modelo começam a aparecer os metais e os cadarços passam a afrouxar. O terceiro modelo é totalmente liberto, sem amarras e com os metais totalmente expostos. “Tivemos alguns desafios, especialmente no início, quando tínhamos muitas ideias e precisávamos ter um foco. O Dudu Bertholini, mentor da batalha, nos ajudou muito a encontrar um foco para a coleção. Na hora poderíamos ter desistido, partido para outro conceito, mas seguimos com a ideia, o que se mostrou acertado. A lição que fica é que não devemos desistir no primeiro obstáculo”, disse Rômulo. 

Paula, da mesma equipe, contou que colheu frutos importantes da participação na Maratona MUDE, especialmente através da parceria e amizade criada com Dudu Bertholini. Trabalhando na indústria calçadista há mais de 16 anos, Paula foi chamada pelo estilista para criar os calçados do staff do programa Amor & Sexo, sucesso da Rede Globo. 


Okoko&Abel

Cria da primeira edição da Maratona MUDE, em 2014, a marca Okoko&Abel foi apresentada pelos sócios Ana Sabi, Cícero Ibeiro e Vinícius Kniphoff. Apresentando os calçados criados na época, “quando não tínhamos experiência alguma com calçados” – lembrou Vinícius -, os criadores destacaram o amadurecimento da marca, o apoio do estilista Lino Villaventura – mentor da batalha daquele ano – e da Abicalçados. “Após a Maratona, em 2015, criamos a marca Okoko&Abel e já fomos chamados pelo Lino Villaventura para produzir seus calçados que desfilariam no São Paulo Fashion Week. Na época, sem experiência na produção, ficamos apavorados, pois tínhamos que produzir 100 pares em dois meses”, recordou Vinícius, ressaltando que apesar de todo o receio o desafio foi concluído com sucesso. “Já 2016 foi um ano de correr atrás de fornecedores e atelieres que entendessem a nossa proposta, de produção por demanda, sem desperdícios e com muita inovação”, contou. Atualmente a marca Okoko&Abel está comercializando a sua primeira coleção por meio do site www.okokoabel.com

O encontro com estudantes ainda contou com uma apresentação do Projeto Prever, do Centro de Design da Feevale, evento que tem o objetivo de difundir estudos de moda realizados por alunos e professores da Universidade para o mercado. A exposição foi ministrada pela professora Emanuele Biolo Magnus. 

Entenda

- A Maratona MUDE consiste numa batalha criativa de 24 horas ininterruptas, em que equipes formadas por designers são desafiadas a criar, desenhar e produzir três protótipos de calçados a partir de um tema proposto pelo evento. Além da batalha, a Maratona dispõe de uma programação especial de palestras, oficinas, exposição, materioteca e interações criativas.

 

- A Mostra Maratona MUDE – Um novo olhar para os calçados pode ser conferida até 6 de maio, no Museu Nacional do Calçado, localizado no Câmpus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo/RS). A visita é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h.

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