Abertura da Feira de Iniciação à Pesquisa recebe pesquisador Cláudio Luciano Dusik | Universidade Feevale

Abertura da Feira de Iniciação à Pesquisa recebe pesquisador Cláudio Luciano Dusik

08/10/2018 - Atualizado 15h01min

Professor que desenvolveu uma interface entre computador e pessoas com incapacidades motoras graves falará sobre como vencer os desafios. Palestra será dia 18, no Câmpus I da Universidade Feevale


A palestra de abertura da Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação receberá o professor Cláudio Luciano Dusik, com a palestra Vencendo desafios e projetando o futuro. Por meio de um depoimento pessoal, a atividade abordará, por meio do depoimento pessoal de Dusik, que é mestre em Educação e pesquisadora da área das tecnologias assistivas, o potencial da vida humana e a superação de desafios. O evento acontece dia 18 de outubro, a partir das 10h, no Salão de Atos do Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo), e é voltado para alunos da Escola.

Dusik, que sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME), falará sobre o sucesso de práticas inclusivas, Educação em Direitos Humanos e promoção do potencial da vida humana. O objetivo é divulgar a utilização de tecnologia assistiva no sentido de promover a autonomia das pessoas com deficiência nos afazeres e atos comuns da vida diária. Assim, terá foco na inclusão escolar, social e digital de sujeitos com necessidades educacionais especiais no cenário sociocultural contemporâneo. 

Sobre o ministrante

Bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cláudio Luciano Dusik é psicólogo na Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Esteio, professor visitante do Ministério da Educação (polo UAB - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e presidente da Ong Redespecial Brasil. Atua, como pesquisador, nos seguintes temas: tecnologia assistiva, educação especial, inclusão, apoio pedagógico, adaptação curricular, escola púbica e políticas públicas. Realizou doutorado em Educação pela UFRGS, na linha de pesquisa em Informática na Educação Especial, ênfase em Ambientes Digitais/Virtuais, a partir do qual desenvolveu uma interface entre computador e pessoas com incapacidades motoras graves. 

Sobre a FIP

A Feira de Iniciação à Pesquisa, que acontece de 25 a 27 de outubro, integra as atividades do Inovamundi, programa de estímulo à inovação e à produção do conhecimento da Universidade Feevale, que busca organizar suas ações dentro de uma visão criativa e sistêmica da pesquisa e da inovação em todos os níveis de ensino. O evento é voltado para alunos de educação básica da Escola de Aplicação e de outras escolas, sob orientação de seus docentes. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o Inovamundi busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados pelos acadêmicos da Feevale e de outras instituições.  As atividades acontecerão de 22 a 27 de outubro, nos Câmpus I e II, em Novo Hamburgo, com sessões de apresentação gratuitas e abertas à comunidade. Mais informações: www.feevale.br/inovamundi.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.