
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), componente curricular obrigatório para colação de grau, avalia o desempenho dos estudantes quanto aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, ao desenvolvimento de competências e habilidades profissionais e ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial. Os cursos são avaliados pelo Enade a cada três anos e, neste ano, participarão 18 cursos de graduação da Feevale. São eles:
- Arquitetura e Urbanismo
- Artes Visuais – Licenciatura
- Ciências Biológicas – Bacharelado
- Ciências Biológicas – Licenciatura
- Ciência da Computação
- Educação Física – Licenciatura
- Engenharia Ambiental
- Engenharia Civil
- Engenharia de Produção
- Engenharia Eletrônica
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química
- Gestão da Produção Industrial
- Gestão da Tecnologia da Informação
- História
- Letras – Português e Inglês
- Pedagogia
- Sistemas de Informação
Saiba quem deve fazer a prova
Deverão realizar o exame – e serão inscritos pela Instituição – os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura, com no mínimo 80% da carga horária do curso concluída ou com previsão de colação de grau até 2018/01, e os alunos dos cursos de tecnologia, com no mínimo 75% da carga horária do curso concluída ou com previsão de colação de grau para 2017/02.
Se você é concluinte de um dos cursos participantes, fique atento às próximas etapas:
Cadastro dos estudantes: até 22 de novembro os estudantes devem realizar um cadastro no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e confirmar sua inscrição.
Solicitação de atendimento especializado ou específico: alunos com deficiência física, auditiva, visual ou outra especificidade, bem como gestantes, lactantes, idosos ou que apresentem outras condições específicas devem solicitar, até o dia 3 de setembro, no site do Inep, o atendimento especializado ou específico de que necessitam para o dia da prova.
Preenchimento do questionário do estudante: até 22 de novembro, os inscritos devem realizar, no site do Inep, o preenchimento do questionário do estudante, que abrange questões acerca da organização didático-pedagógica e infraestrutura da Instituição, além de questões referentes ao perfil socioeconômico do estudante.
Prova: a prova do Enade será realizada no dia 26 de novembro, às 13h. O Inep informará o local ao estudante somente após a realização do cadastro e preenchimento do questionário do estudante.
Qual a importância do Enade?
Para o estudante:
- Permite comparar o seu desempenho individual com o dos demais estudantes do país.
- É considerado um dos critérios de avaliação para o ingresso em alguns programas de pós-graduação stricto sensu.
- O desempenho no exame pode ser utilizado por organizações como critério para contratação e para concessão de bolsas.
- Concede reconhecimento ao curso no qual você se formou.
Para o curso:
- É responsável por mais de 50% da composição do conceito do curso, o qual concede ou não a renovação do reconhecimento pelo Ministério da Educação.
- Define a concessão de bolsas para o curso em programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
- Dá ao curso visibilidade e prestígio perante os demais cursos do país.
Para a universidade:
- Compõe o indicador de qualidade das instituições de ensino superior.
- Um bom conceito institucional permite a participação em editais de fomento público para projetos que, muitas vezes, disponibilizam bolsas aos estudantes.
- Concede reconhecimento à universidade.