Reconhecimentos

Reconhecimentos

O ano de 2024 foi marcado por importantes conquistas para a Universidade Feevale, com o recebimento de prêmios que atestam a qualidade do trabalho desenvolvido em diversas áreas. Cada reconhecimento é resultado do empenho coletivo de docentes, funcionários técnico-administrativos, gestores e estudantes, principalmente os que integram o programa Esporte Universitário.

Essas distinções têm grande importância para a Instituição, não apenas como validação externa de suas práticas, mas, principalmente, como motivação para seguir avançando com responsabilidade, ética e inovação. Mais do que troféus ou certificados, esses prêmios simbolizam a confiança da sociedade no trabalho realizado pela Feevale, reforçam sua credibilidade no cenário acadêmico e ampliam sua visibilidade como referência em educação superior.

Entre os prêmios recebidos pela Feevale está o Top Ser Humano 2024, com o case PDL Feevale, lideranças que transformam. A distinção da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) destaca a importância de iniciativas que valorizam as pessoas como estratégia diferencial para o crescimento organizacional.

Compreendendo que seus líderes têm papel protagonista na disseminação e na transformação da cultura organizacional, a Universidade implantou, em 2023, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) Feevale, que tem como tema “Lideranças que transformam”. A iniciativa foi da área de Gestão de Pessoas, com apoio da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade. O objetivo é desenvolver e fortalecer as lideranças da Instituição, além de garantir o desenvolvimento de equipes de alta performance e a sustentabilidade institucional.


Em 2024, o Teatro Feevale foi um dos teatros preferidos e mais lembrados do Rio Grande do Sul, conforme pesquisa Marcas de Quem Decide. Essa foi a 26ª edição do ranking, realizado pelo Jornal do Comércio em parceria com o Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). O estudo englobou 73 setores da economia, em 76 grupos. Com o tema Conectando marcas e inspirando a inovação, a amostragem revelou um panorama da movimentação das principais marcas do Estado.

Seis estudantes e dois egressos do curso de Design da Universidade Feevale tiveram seus trabalhos destacados na 10ª edição do Prêmio Bornancini de Design. Com realização bienal, a premiação foi instituída em 2006 pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), em homenagem a José Carlos Mário Bornancini, referência em design no Brasil.

Com o projeto Baralho Fauna Ameaçada, a estudante Valentina Gregório Canani foi agraciada com ouro na categoria Design Gráfico Estudante, subcategoria Design de Superfície. Conquistaram a prata os estudantes Brendon Kowalski, com o projeto Copag - Never Not Playing, na categoria Design Digital Profissional, subcategoria Motion, Animação, Vídeo, Infográfico Animado; Lucas Wasem Tavares, Marina Kassick Soares e Nicoli Lima de Ávila, com o projeto Izzy - Pote Inteligente, na categoria Design de Produto Estudante, subcategoria Utensílios, Utilidades e Ferramentas de Camping; e Augusto Santos, com o projeto 324: Um Manifesto Tipo-Rasgo, na categoria Design gráfico Profissional, subcategoria Lettering.

O estudante Augusto Santos também ganhou bronze com o projeto Poema Sobre Errar, na categoria Design Gráfico Estudante, subcategoria promocional. Ele ainda integrou a equipe do Estúdio Nektar, que foi premiado na categoria profissional. O egresso Nicolas Odorizi foi premiado na mesma categoria, pelo StudioBah Branding & Design. Da mesma forma, o egresso Felipe Machado, que possui a marca Feelwip Design, teve o projeto Meu Lar de Volta reconhecido na categoria Impacto Positivo Profissional, subcategoria Social.

Essa edição do Prêmio contou com 846 projetos inscritos em várias categorias, os quais foram avaliados por 125 jurados. O objetivo da entidade é promover o pensamento sistêmico no design, destacando o impacto positivo e regenerativo no mundo, gerado a partir da conexão de ideias. Os participantes foram inspirados a criar um design que abrangesse os desafios contemporâneos de maneira inclusiva e sustentável.


Com o curta-metragem Pastrana, a egressa do curso de Fotografia Mel Brogni recebeu prêmios em festivais de cinema nacionais e internacionais. O filme foi um dos destaques do Festival de Cinema de Gramado, tendo garantido os prêmios de melhor curta-metragem, fotografia e montagem na categoria de curtas brasileiros. Já na categoria de mostra gaúcha, recebeu os prêmios de melhor curta-metragem pelo júri da crítica e melhor produção executiva.

Outros prêmios conquistados pela obra incluem melhor curta-metragem latino-americano no Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, melhor curta no Festival de Cinema de Brasília e melhor filme na mostra Novos Horizontes, do Festival Internacional de Curtas de São Paulo. A produção participou, também, do Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York. O curta-metragem contou, também, com a participação de Roberto Bedin Coutinho, professor do curso de Produção Audivisual da Feevale, que trabalhou na produção de áudio da obra.

No esporte, foram muitas premiações, incluindo uma homenagem à Feevale, na Noite dos Campeões da Prefeitura de Campo Bom, como Instituição Amiga do Esporte. Os atletas do programa Esporte Universitário também receberam 91 prêmios ao longo do ano. A atleta Rayssa Oliveira, por exemplo, conquistou o Troféu Atleta Destaque do Campeonato Estadual de Atletismo Sub-20 e medalha de bronze nos 100m com barreiras nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília. Nos 44º Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), Thaís Tanaka conquistou o 1º lugar no tênis de mesa individual. Já a equipe masculina de handbeach foi campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) Praia, enquanto a equipe feminina obteve a segunda colocação.


Categorias Prêmios
Aluno 18
Atleta 91
Professor 4
Institucional 4
Funcionário 1
Empresa/Feevale Techpark 2
Total 120