Estudantes por Nível de Ensino | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Graduação | 8.680 | 8.395 | 8.230 |
Especialização | 517 | 482 | 417 |
Mestrado/Doutorado | 348 | 336 | 326 |
Educação Básica | 639 | 639 | 654 |
Ensino Técnico | 5 | 14 | 37 |
Idiomas Feevale | 94 | 96 | 120 |
Cursos por Nível de Ensino | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Graduação | 74 | 73 | 73 |
Pós-graduação lato sensu* |
Novos: 1 Reedições: 32 |
Novos: 5 Reedições: 17 |
Novos: 10 Reedições: 11 |
Doutorado | 4 | 4 | 5 |
Mestrado | 9 | 9 | 9 |
Concluintes em cursos de graduação | 1.316 | 1.452 | 1.287 |
* São considerados lato sensu os cursos de especialização e MBA e, stricto sensu, os mestrados e doutorados.
Objetivo
Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.
Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Educação Básica | 36 | 58 | 62 |
Graduação | 266 | 93 | 123 |
Especialização | 6 | 0 | 0 |
Mestrado e Doutorado | 9 | 5 | 3 |
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) aos estudantes com necessidades específicas | 207 | 530* | 548 |
* Em 2023 iniciou os atendimentos de plantão psicológico o que justifica o aumento do indicador.
Objetivo
Promover meios e espaços de diálogo entre os discentes e a Universidade, possibilitando avanços no processo de ensino e aprendizagem.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Avaliações realizadas com a participação dos estudantes | 24 | 21 | 31 |
Percentual de estudantes que participaram de avaliações internas | 47,70% | 6,25%* | 17,5% |
* Em 2023, observa-se uma redução significativa no percentual de participação dos estudantes nos processos de avaliação interna, em comparação com 2022. Essa redução foi ocasionada pelas mudanças implementadas no sistema de avaliação interna em 2023, que influenciaram diretamente no tempo de coleta das avaliações, resultando em um período de coleta mais reduzido e impactando na adesão dos processos.
Bate-papo com o reitor
O bate-papo do reitor com os alunos é um momento promovido, a cada semestre, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) da Feevale.
Durante a conversa, são abordados diferentes temas de interesse da comunidade acadêmica, como uma projeção para o semestre seguinte e oportunidades ofertadas pela Instituição e seus parceiros, para que os acadêmicos possam, paralelamente à sua graduação, se desenvolverem profissionalmente.
Além do reitor José Paulo da Rosa, participam do bate-papo os pró-reitores Maria Cristina Bohnenberger (Ensino) e Fernando Spilki (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão), e os diretores dos institutos acadêmicos Caren Mello Guimarães (Ciências da Saúde), Edvar Bergmann Araujo (Ciências Criativas e Tecnológicas) e Cássio Schneider Bemvenuti (Ciências Humanas e Sociais).
Avaliação Institucional
A Avaliação Institucional é considerada um processo sistemático na promoção do autoconhecimento, bem como na busca de subsídios ao planejamento e ao aperfeiçoamento das ações institucionais.
Por meio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Feevale desenvolve ações de forma contínua, integrada e participativa, contribuindo para a definição de políticas e para a construção de uma cultura de valorização dos resultados da avaliação como pré-requisito para o planejamento e o desenvolvimento da Instituição, assim como para a prestação de contas à sociedade.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Média Geral da Avaliação Docentes – Cursos Presenciais | ||||||
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT | 4,25 | 4,20 | 4,23 | |||
Instituto de Ciências da Saúde - ICS | 4,31 | 4,30 | 4,15 | |||
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS | 4,33 | 4,39 | 4,28 | |||
Média Geral da Avaliação Docentes – Disciplinas EAD | ||||||
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT | 4,36 | 4,57 | - | |||
Instituto de Ciências da Saúde - ICS | 4,03 | 4,19 | 4,23 | |||
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS | 4,29 | 4,48 | 4,54 | |||
Média Geral da Avaliação Docentes – Feevale Digital | 2022/2 | 2022/4 | 2023/2 | 2023/4 | 2024/2 | 2024/4 |
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT | 4,12 | 4,14 | 4,03 | 4,37 | 4,29 | 3,62 |
Instituto de Ciências da Saúde - ICS | - | - | 4,00 | 4,36 | 3,20 | 3,54 |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS | 4,05 | 4,32 | 4,17 | 4,13 | 4,33 | 4,21 |
Objetivo
Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Estudantes em atividades de ensino | 3.741 | 4.159 | 3.765 |
Estudantes em atividade de iniciação científica* | 478 | 357 | 384 |
Estudantes em atividade de extensão** | 470 | 528 | 604 |
* Consideradas as modalidades: ICJNR, Pibic-EM, Pibic, Pibiti, Probic, Probiti, BIC e ICNR.
** Considerados apenas estudantes com vínculo com projetos sociais.
Acadêmicos desenvolvem jogos de estimulação cognitiva para lar de idosos
Um grupo de seis acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Mecânica e Civil da Universidade Feevale realizaram um projeto de infraestrutura no Lar do Idoso Carinho, em Novo Hamburgo.
A primeira etapa aconteceu durante a disciplina de Projeto Aplicado I quando, orientados pelos professores Patrice Monteiro de Aquim e Norberto Kuhn Junior, os alunos realizaram avaliações sobre os principais problemas físicos e mentais em idosos, estrutura e bem-estar dos idosos nos lares, além de abordarem a importância das atividades físicas. Nesse período, fizeram visitas ao Lar do Idoso Carinho para coletar dados sobre os idosos e suas necessidades, bem como avaliar o histórico do local e a presença de atividades recreativas. O grupo percebeu a importância de oferecer, aos residentes, oportunidades de lazer, interação social e estimulação cognitiva e, depois da análise de várias propostas, foi escolhido o desenvolvimento de jogos pedagógicos.
Posteriormente, na disciplina de Projeto Aplicado II, sob orientação das professoras Daiana Cristina Metz Arnold e Cristine Kassick, os estudantes escolheram, projetaram e confeccionaram seis jogos de estimulação cognitiva para o lar: quebra-cabeça, dominó, boliche, jogo da memória, labirinto e encaixe. Desenvolvidos com resíduos de madeira MDF que seriam descartados, os jogos foram projetados em escala maior para facilitar o manuseio pelos idosos. A entrega dos materiais aconteceu pelos próprios acadêmicos, que realizaram orientações com os residentes para utilização dos jogos.
ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE ENSINO
Indicador* | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Estudantes em monitoria remunerada | 250 | 274 | 154 |
Estudantes em monitoria não remunerada | 48 | 65 | 62 |
Estudantes no Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid** | 37 | - | - |
Estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET | 19 | 20 | 16 |
Estudantes em atividade do Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde) | 40 | 40 | 40 |
Estudantes em estágio curricular não obrigatório | 1.647 | 1.424 | 1.320 |
Estudantes em intercâmbio (receptivo) | 38 | 37 | 79 |
Estudantes em intercâmbio (emissivo) | 14 | 31 | 23 |
Estudantes em intercâmbio de extensão | 1.752 | 2.282 | 2.052 |
Estudantes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde | 25 | 26 | 19 |
* Pode haver duplicidade de pessoas.
** O Programa Pibid deixou de ser ofertado pela Instituição após abril de 2022.
ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE PESQUISA
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Bolsistas de iniciação científica (BIC) | 202 | 149 | 162 |
Acadêmicos de iniciação científica não remunerada (ICNR) | 138 | 86 | 86 |
Estudantes em iniciação científica júnior não remunerada (ICJNR) | 0 | 2 | 0 |
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (Pibic EM/CNPq) | 27 | 24 | 30 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (Pibic/CNPq) | 38 | 39 | 39 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (Probic/Fapergs) | 26 | 16 | 23 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (Pibiti/CNPq) | 38 | 29 | 22 |
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (Probiti/Fapergs) | 9 | 12 | 22 |
Participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) | 100 | 114 | 129 |
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Bolsistas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc) | 151 | 134 | 187 |
Bolsistas de Mestrado e Doutorado Fapergs | 6 | 6 | 0 |
Bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq | 20 | 37 | 35 |
Bolsistas de Pós-doutorado | 6 | 5 | 8 |
Bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale | 161 | 102 | 85 |
Primeira dissertação em cotutela entre Feevale e instituição portuguesa é apresentada
A acadêmica Graziela Sarmento realizou, de forma online, a primeira defesa de dissertação de mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social em cotutela com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.
A dissertação Acessibilidade comunicativa na publicidade audiovisual: um estudo de caso tem como foco o estudo de caso de uma consultoria que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Embora representem mais de 9% da população brasileira, as pessoas com deficiência ainda encontram muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, pois esse público está representado por apenas 1,2% de peças publicitárias. Após a análise de filmes publicitários realizados pela consultoria a partir de necessidades da agência contratante para seus clientes, além de entrevistas com os profissionais e avaliação dos feedbacks entre as equipes, chegou-se à conclusão de que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual.
Segundo a pesquisadora, ainda há um importante caminho a se percorrer rumo à conscientização da acessibilidade. Conforme Graziela, para além de pesquisar um tema tão importante, a obtenção de um título em cotutela é uma conquista para a vida. Para ela, o programa de dupla titulação significa mais do que desenvolver uma pesquisa. No seu caso, ajudou a desenvolver habilidades interculturais, sendo uma maneira de repensar a forma de fazer pesquisa e enriquecê-la.
A cotutela acadêmica é uma modalidade de cooperação internacional que permite a um estudante de pós-graduação obter um título de mestrado ou doutorado em duas instituições, uma no Brasil e outra no exterior. A orientação é realizada por dois professores, um na instituição de origem e outro na instituição estrangeira.
ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Bolsistas de extensão | 149 | 170 | 184 |
Estudantes voluntários de extensão | 321 | 358 | 420 |
Egresso voluntário* | - | 20 | 27 |
Voluntário Júnior* | - | 0 | 2 |
Atletas bolsistas | 90 | 90 | 94 |
Atletas voluntários | 6 | 6 | 12 |
Estagiários nos projetos de extensão | 45 | 48 | 25 |
Estudantes de graduação matriculados no Idiomas Feevale | 13 | 20 | 18 |
* Modalidades implementadas em 2022.
Objetivo
Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.
ESTUDANTES COM BOLSA POR NÍVEL DE ENSINO*
Indicador | 2023 | 2024 |
---|---|---|
Bolsa Escola Lei Complementar nº 187/2021 - Educação Básica | 114 | 115 |
Bolsa ProUni Integral - Graduação - Digital | 165 | 158 |
Bolsa ProUni Integral - Graduação - Presencial | 1.247 | 1.120 |
Bolsa ProUni Parcial 50% - Graduação - Presencial | 1 | - |
Total | 1.527 | 1.393 |
Indicador | 2023 | 2024 |
---|---|---|
Educação Básica | 4 | 4 |
Graduação - Digital | 26 | 28 |
Graduação - Presencial | 620 | 754 |
Pós-graduação Lato Sensu | 15 | 34 |
Pós-graduação Stricto Sensu | 526 | 478 |
Idiomas | 2 | - |
Serviços | 14 | 17 |
Total | 1.207 | 1.315 |
* A forma de demonstração das bolsas e dos descontos foi alterada neste relatório, considerando o agrupamento por nível de ensino. As informações dos anos de 2022 e 2023 podem ser consultadas no formato anterior, em Estudantes - Relatório de Responsabilidade Social 2023.
ESTUDANTES COM DESCONTO POR NÍVEL DE ENSINO*
Indicador | 2023 | 2024 |
---|---|---|
Educação Básica | 177 | 185 |
Graduação - Digital | 211 | 260 |
Graduação - Presencial | 2.805 | 2.828 |
Pós-graduação Lato Sensu | 281 | 273 |
Pós-graduação Stricto Sensu | 214 | 122 |
Cursos e Eventos | 743 | 694 |
Idiomas Feevale | 185 | 256 |
Serviços | 466 | 530 |
Total | 5.082 | 5.148 |
Indicador | 2023 | 2024 |
---|---|---|
Deduções outras receitas - Serviços | 3 | - |
Total | 3 | - |
* A partir de 2024, a forma de demonstração das bolsas foi alterada considerando o agrupamento por nível de ensino. As informações dos anos de 2022 e 2023 podem ser consultadas em Estudantes - Relatório de Responsabilidade Social 2023.
Objetivo
Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.
ESTUDANTES POR FINANCIAMENTO
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Pravaler | 1.164 | 1.168 | 924 |
Fies | 133 | 31 | 1 |
Credies | 326 | 277 | 301 |
Sicredi | 57 | 83 | 82 |
Banrisul | 45 | 25 | 56 |
Total | 1.725 | 1.617 | 1.364 |
OPÇÕES DE FINANCIAMENTO
-
Pravaler: o Crédito Universitário Pravaler financia as mensalidades dos estudantes no dobro do tempo. Pode ser concedido a alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação presencial e pós-graduação presencial, exceto Medicina.
-
Fies: crédito do governo federal que possibilita ao estudante financiar parcial ou integralmente seu curso de graduação presencial. Tendo em vista as mudanças propostas pelo governo para o Fies, a Universidade Feevale não aderiu ao programa a partir do segundo semestre 2018. Desse modo, não há oferta de inscrição para novos alunos nesta modalidade de ingresso.
-
Credies: A Fundacred oferece um crédito destinado a alunos dos cursos de graduação presencial e pós-graduação presencial em que o estudante realiza o pagamento de 50% do valor da mensalidade enquanto estuda e o restante ao concluir o curso (ou terminar o vínculo com a Universidade).
-
Sicredi: financiamento estudantil destinado a alunos dos cursos de graduação presencial. O valor total do semestre pode ser financiado e pago em até 12 vezes.
-
Banrisul: destinado a alunos de cursos de graduação presencial. Financia até 100% do valor da semestralidade, que pode ser pago em 12 mensalidades.
Objetivo
Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|
Atendimentos de orientação profissional | 18 | 23 | 22 |
Vagas de estágio curricular não obrigatório, empregos e trainees oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante | 3.970 | 1.648 | 3.035 |
Currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante | 1.442 | 407 | 1.719 |
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação | 62% | -* | 69,3% |
* O processo de avaliação dos egressos que apresentava este dado está sendo reestruturado, portanto, não foi aplicado em 2023.
Formação alinhada às demandas do mercado de trabalho
A Universidade Feevale oferece tecnologias educacionais de ponta a seus estudantes e proporciona a construção de aprendizagens significativas, com uma formação consistente e alinhada às demandas do mercado de trabalho. Nas atividades como workshops e momentos síncronos (aulas virtuais simultâneas) e presenciais, com o uso de metodologias ativas, se destacam, nos cursos das áreas de Gestão e de Tecnologia da Informação, os projetos integradores, que possibilitam que o acadêmico seja protagonista de sua aprendizagem.
Os projetos integradores são propostas pedagógicas que integram os conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do trimestre ou semestre, aplicando-os em projetos práticos com o objetivo de desenvolver competências profissionais. Para isso, os estudantes fazem uma análise teórico-prática de uma situação-problema organizacional. Esses estudos de caso permitem que o acadêmico examine o contexto do problema, faça visitas e participe de atividades que visam à proposição de uma solução, relacionando seus estudos com a área em que deseja atuar.

