Estudantes

Estudantes

Estudantes por Nível de Ensino 2022 2023 2024
Graduação 8.680 8.395 8.230
Especialização 517 482 417
Mestrado/Doutorado 348 336 326
Educação Básica 639 639 654
Ensino Técnico 5 14 37
Idiomas Feevale 94 96 120
Cursos por Nível de Ensino 2022 2023 2024
Graduação 74 73 73
Pós-graduação lato sensu* Novos: 1
Reedições: 32
Novos: 5
Reedições: 17
Novos: 10
Reedições: 11
Doutorado 4 4 5
Mestrado 9 9 9
Concluintes em cursos de graduação 1.316 1.452 1.287

* São considerados lato sensu os cursos de especialização e MBA e, stricto sensu, os mestrados e doutorados.


Objetivo

Promover a educação inclusiva, garantindo apoio aos discentes com necessidades educacionais específicas.


Nº de estudantes com necessidades específicas por nível de ensino 2022 2023 2024
Educação Básica 36 58 62
Graduação 266 93 123
Especialização 6 0 0
Mestrado e Doutorado 9 5 3
Indicador 2022 2023 2024
Atendimentos realizados pelo Núcleo de Apoio à Inclusão e Acessibilidade (Naia) aos estudantes com necessidades específicas 207 530* 548

* Em 2023 iniciou os atendimentos de plantão psicológico o que justifica o aumento do indicador.


Objetivo

Promover meios e espaços de diálogo entre os discentes e a Universidade, possibilitando avanços no processo de ensino e aprendizagem.


Indicador 2022 2023 2024
Avaliações realizadas com a participação dos estudantes 24 21 31
Percentual de estudantes que participaram de avaliações internas 47,70% 6,25%* 17,5%

* Em 2023, observa-se uma redução significativa no percentual de participação dos estudantes nos processos de avaliação interna, em comparação com 2022. Essa redução foi ocasionada pelas mudanças implementadas no sistema de avaliação interna em 2023, que influenciaram diretamente no tempo de coleta das avaliações, resultando em um período de coleta mais reduzido e impactando na adesão dos processos.


Bate-papo com o reitor

O bate-papo do reitor com os alunos é um momento promovido, a cada semestre, pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) da Feevale.

Durante a conversa, são abordados diferentes temas de interesse da comunidade acadêmica, como uma projeção para o semestre seguinte e oportunidades ofertadas pela Instituição e seus parceiros, para que os acadêmicos possam, paralelamente à sua graduação, se desenvolverem profissionalmente.

Além do reitor José Paulo da Rosa, participam do bate-papo os pró-reitores Maria Cristina Bohnenberger (Ensino) e Fernando Spilki (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão), e os diretores dos institutos acadêmicos Caren Mello Guimarães (Ciências da Saúde), Edvar Bergmann Araujo (Ciências Criativas e Tecnológicas) e Cássio Schneider Bemvenuti (Ciências Humanas e Sociais).


Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é considerada um processo sistemático na promoção do autoconhecimento, bem como na busca de subsídios ao planejamento e ao aperfeiçoamento das ações institucionais.

Por meio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Feevale desenvolve ações de forma contínua, integrada e participativa, contribuindo para a definição de políticas e para a construção de uma cultura de valorização dos resultados da avaliação como pré-requisito para o planejamento e o desenvolvimento da Instituição, assim como para a prestação de contas à sociedade.

Indicador 2022 2023 2024
Média Geral da Avaliação Docentes – Cursos Presenciais
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,25 4,20 4,23
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,31 4,30 4,15
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,33 4,39 4,28
Média Geral da Avaliação Docentes – Disciplinas EAD
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,36 4,57 -
Instituto de Ciências da Saúde - ICS 4,03 4,19 4,23
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,29 4,48 4,54
Média Geral da Avaliação Docentes – Feevale Digital 2022/2 2022/4 2023/2 2023/4 2024/2 2024/4
Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas - ICCT 4,12 4,14 4,03 4,37 4,29 3,62
Instituto de Ciências da Saúde - ICS - - 4,00 4,36 3,20 3,54
Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS 4,05 4,32 4,17 4,13 4,33 4,21

Objetivo

Promover e incentivar a participação dos discentes como bolsistas, estagiários e voluntários nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, visando à formação integral e ao desenvolvimento da sociedade.


Indicador 2022 2023 2024
Estudantes em atividades de ensino 3.741 4.159 3.765
Estudantes em atividade de iniciação científica* 478 357 384
Estudantes em atividade de extensão** 470 528 604

* Consideradas as modalidades: ICJNR, Pibic-EM, Pibic, Pibiti, Probic, Probiti, BIC e ICNR.

** Considerados apenas estudantes com vínculo com projetos sociais.


Acadêmicos desenvolvem jogos de estimulação cognitiva para lar de idosos

Um grupo de seis acadêmicos dos cursos de Engenharia Química, Mecânica e Civil da Universidade Feevale realizaram um projeto de infraestrutura no Lar do Idoso Carinho, em Novo Hamburgo.

A primeira etapa aconteceu durante a disciplina de Projeto Aplicado I quando, orientados pelos professores Patrice Monteiro de Aquim e Norberto Kuhn Junior, os alunos realizaram avaliações sobre os principais problemas físicos e mentais em idosos, estrutura e bem-estar dos idosos nos lares, além de abordarem a importância das atividades físicas. Nesse período, fizeram visitas ao Lar do Idoso Carinho para coletar dados sobre os idosos e suas necessidades, bem como avaliar o histórico do local e a presença de atividades recreativas. O grupo percebeu a importância de oferecer, aos residentes, oportunidades de lazer, interação social e estimulação cognitiva e, depois da análise de várias propostas, foi escolhido o desenvolvimento de jogos pedagógicos.

Posteriormente, na disciplina de Projeto Aplicado II, sob orientação das professoras Daiana Cristina Metz Arnold e Cristine Kassick, os estudantes escolheram, projetaram e confeccionaram seis jogos de estimulação cognitiva para o lar: quebra-cabeça, dominó, boliche, jogo da memória, labirinto e encaixe. Desenvolvidos com resíduos de madeira MDF que seriam descartados, os jogos foram projetados em escala maior para facilitar o manuseio pelos idosos. A entrega dos materiais aconteceu pelos próprios acadêmicos, que realizaram orientações com os residentes para utilização dos jogos.


ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE ENSINO

Indicador* 2022 2023 2024
Estudantes em monitoria remunerada 250 274 154
Estudantes em monitoria não remunerada 48 65 62
Estudantes no Programa Institucional de Bolsa da Iniciação à Docência - Pibid** 37 - -
Estudantes no Programa de Educação Tutorial - PET 19 20 16
Estudantes em atividade do Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde) 40 40 40
Estudantes em estágio curricular não obrigatório 1.647 1.424 1.320
Estudantes em intercâmbio (receptivo) 38 37 79
Estudantes em intercâmbio (emissivo) 14 31 23
Estudantes em intercâmbio de extensão 1.752 2.282 2.052
Estudantes no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde 25 26 19

* Pode haver duplicidade de pessoas.

** O Programa Pibid deixou de ser ofertado pela Instituição após abril de 2022.


ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE PESQUISA

Indicador 2022 2023 2024
Bolsistas de iniciação científica (BIC) 202 149 162
Acadêmicos de iniciação científica não remunerada (ICNR) 138 86 86
Estudantes em iniciação científica júnior não remunerada (ICJNR) 0 2 0
Bolsistas do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio/CNPq (Pibic EM/CNPq) 27 24 30
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq (Pibic/CNPq) 38 39 39
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Fapergs (Probic/Fapergs) 26 16 23
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/CNPq (Pibiti/CNPq) 38 29 22
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação/Fapergs (Probiti/Fapergs) 9 12 22
Participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) 100 114 129
Indicador 2022 2023 2024
Bolsistas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc) 151 134 187
Bolsistas de Mestrado e Doutorado Fapergs 6 6 0
Bolsistas de Mestrado/Doutorado CNPq 20 37 35
Bolsistas de Pós-doutorado 6 5 8
Bolsistas de Mestrado e Doutorado da Feevale 161 102 85

Primeira dissertação em cotutela entre Feevale e instituição portuguesa é apresentada

A acadêmica Graziela Sarmento realizou, de forma online, a primeira defesa de dissertação de mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social em cotutela com o Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.

A dissertação Acessibilidade comunicativa na publicidade audiovisual: um estudo de caso tem como foco o estudo de caso de uma consultoria que se dedica a produzir comunicação acessível e inclusiva. Embora representem mais de 9% da população brasileira, as pessoas com deficiência ainda encontram muitas barreiras no acesso ao mercado de consumo, pois esse público está representado por apenas 1,2% de peças publicitárias. Após a análise de filmes publicitários realizados pela consultoria a partir de necessidades da agência contratante para seus clientes, além de entrevistas com os profissionais e avaliação dos feedbacks entre as equipes, chegou-se à conclusão de que a necessidade desse tipo de serviço está relacionada com uma validação social pontual.

Segundo a pesquisadora, ainda há um importante caminho a se percorrer rumo à conscientização da acessibilidade. Conforme Graziela, para além de pesquisar um tema tão importante, a obtenção de um título em cotutela é uma conquista para a vida. Para ela, o programa de dupla titulação significa mais do que desenvolver uma pesquisa. No seu caso, ajudou a desenvolver habilidades interculturais, sendo uma maneira de repensar a forma de fazer pesquisa e enriquecê-la.

A cotutela acadêmica é uma modalidade de cooperação internacional que permite a um estudante de pós-graduação obter um título de mestrado ou doutorado em duas instituições, uma no Brasil e outra no exterior. A orientação é realizada por dois professores, um na instituição de origem e outro na instituição estrangeira.


ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Indicador 2022 2023 2024
Bolsistas de extensão 149 170 184
Estudantes voluntários de extensão 321 358 420
Egresso voluntário* - 20 27
Voluntário Júnior* - 0 2
Atletas bolsistas 90 90 94
Atletas voluntários 6 6 12
Estagiários nos projetos de extensão 45 48 25
Estudantes de graduação matriculados no Idiomas Feevale 13 20 18

* Modalidades implementadas em 2022.

Objetivo

Viabilizar o acesso e a permanência dos estudantes ao ensino.


ESTUDANTES COM BOLSA POR NÍVEL DE ENSINO*

Indicador 2023 2024
Bolsa Escola Lei Complementar nº 187/2021 - Educação Básica 114 115
Bolsa ProUni Integral - Graduação - Digital 165 158
Bolsa ProUni Integral - Graduação - Presencial 1.247 1.120
Bolsa ProUni Parcial 50% - Graduação - Presencial 1 -
Total 1.527 1.393
Indicador 2023 2024
Educação Básica 4 4
Graduação - Digital 26 28
Graduação - Presencial 620 754
Pós-graduação Lato Sensu 15 34
Pós-graduação Stricto Sensu 526 478
Idiomas 2 -
Serviços 14 17
Total 1.207 1.315

* A forma de demonstração das bolsas e dos descontos foi alterada neste relatório, considerando o agrupamento por nível de ensino. As informações dos anos de 2022 e 2023 podem ser consultadas no formato anterior, em Estudantes - Relatório de Responsabilidade Social 2023.


ESTUDANTES COM DESCONTO POR NÍVEL DE ENSINO*

Indicador 2023 2024
Educação Básica 177 185
Graduação - Digital 211 260
Graduação - Presencial 2.805 2.828
Pós-graduação Lato Sensu 281 273
Pós-graduação Stricto Sensu 214 122
Cursos e Eventos 743 694
Idiomas Feevale 185 256
Serviços 466 530
Total 5.082 5.148
Indicador 2023 2024
Deduções outras receitas - Serviços 3 -
Total 3 -

* A partir de 2024, a forma de demonstração das bolsas foi alterada considerando o agrupamento por nível de ensino. As informações dos anos de 2022 e 2023 podem ser consultadas em Estudantes - Relatório de Responsabilidade Social 2023.


Objetivo

Possibilitar o acesso ao financiamento estudantil, de forma a promover a permanência dos acadêmicos de graduação e pós-graduação.


ESTUDANTES POR FINANCIAMENTO

Indicador 2022 2023 2024
Pravaler 1.164 1.168 924
Fies 133 31 1
Credies 326 277 301
Sicredi 57 83 82
Banrisul 45 25 56
Total 1.725 1.617 1.364

OPÇÕES DE FINANCIAMENTO

Objetivo

Incentivar a inserção dos discentes no mercado de trabalho.


Indicador 2022 2023 2024
Atendimentos de orientação profissional 18 23 22
Vagas de estágio curricular não obrigatório, empregos e trainees oferecidas pelo Núcleo de Apoio ao Estudante 3.970 1.648 3.035
Currículos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Estudante 1.442 407 1.719
Estudantes concluintes da graduação que trabalham na área de formação 62% -* 69,3%

* O processo de avaliação dos egressos que apresentava este dado está sendo reestruturado, portanto, não foi aplicado em 2023.


Formação alinhada às demandas do mercado de trabalho

A Universidade Feevale oferece tecnologias educacionais de ponta a seus estudantes e proporciona a construção de aprendizagens significativas, com uma formação consistente e alinhada às demandas do mercado de trabalho. Nas atividades como workshops e momentos síncronos (aulas virtuais simultâneas) e presenciais, com o uso de metodologias ativas, se destacam, nos cursos das áreas de Gestão e de Tecnologia da Informação, os projetos integradores, que possibilitam que o acadêmico seja protagonista de sua aprendizagem.

Os projetos integradores são propostas pedagógicas que integram os conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do trimestre ou semestre, aplicando-os em projetos práticos com o objetivo de desenvolver competências profissionais. Para isso, os estudantes fazem uma análise teórico-prática de uma situação-problema organizacional. Esses estudos de caso permitem que o acadêmico examine o contexto do problema, faça visitas e participe de atividades que visam à proposição de uma solução, relacionando seus estudos com a área em que deseja atuar.