Internacionalização

Internacionalização

Intercâmbio docente

Indicador 2020 2021 2022
Mobilidade docente (receptiva) 189 306 65
Mobilidade docente (emissiva) 52 83 46
Total de docentes* 241 389 111
Total de países** 23 26 22

* A mobilidade docente emissiva e receptiva nos anos 2020 e 2021 atingiu números exponenciais em função do crescimento da cooperação virtual devido as limitações da mobilidade física durante o período da pandemia de COVID-19. Além disso, os programas que financiam bolsas de estudos para o exterior, públicos e de agências internacionais, suspenderam os editais por 2 anos, impactando também nos números. Já em 2022, com a retomada gradual das atividades presenciais, e a redução acentuada das ações virtuais, os indicadores acompanham o processo progressivo de retorno aos resultados anteriores à pandemia.

** Países com intercâmbio docente em 2022 (emissivo e receptivo): Portugal, Colômbia, Estados Unidos, Bélgica, México, Chile, Itália, Paraguai, Equador, Argentina, Peru, França, Espanha, Alemanha, Uruguai, Bolívia, Finlândia, Porto Rico, Canadá, Holanda e Nicarágua.


INTERCÂMBIO DISCENTE

Indicador 2020 2021 2022
Estudantes em atividade de intercâmbio (receptivo) 33 39 38
Estudantes em atividade de intercâmbio (emissivo) +
Programa Europeu Erasmus (Finlândia) +
Emerging Leaders in the Americas Program - Elap (Canadá) +
Bolsa Capes (Sense Books) +
 Santander Ibero-Americanas
27 9 14
Estudantes em atividade de intercâmbio de extensão 1.034 2.535 1.752
Total de estudantes* 1.094 2.583 1.804
Total de países** 27 25 10

* O ano de 2021 foi marcado pelas amplas possibilidades de intercâmbio virtual, contribuindo para o incremento dos números na mobilidade discente. Entre essas, destaca-se a Iniciativa Latino-Americana para Internacionalização da Educação Superior (Inilat), onde a Feevale integra a plataforma acadêmica, juntamente com 583 instituições latino-americanas, para a promoção de intercâmbio discente e docente, além de outras ações conjuntas que visam aprimorar a internacionalização das redes de cooperação que compõem a Inilat.

** Países com intercâmbio discente em 2022 (emissivo e receptivo): Portugal, Chile, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Peru, México e Dinamarca.


Mentored Teacher Education (MTE)

A Feevale é referência em educação baseada em metodologias finlandesas no Brasil, qualificando o corpo docente de forma inovadora e colaborativa, por meio de parcerias com instituições da Finlândia. Um exemplo é o programa Mentored Teacher Education (MTE), ministrado pela Tampere University, parceira da Feevale desde 2008. As aulas da primeira turma começaram em agosto de 2021, com término em junho de 2023.

Em 2022, com o objetivo de promover esse programa, foram promovidas aulas abertas (open class) para instituições de ensino regionais e nacionais. São elas: Planejando as aulas na Finlândia: a experiência dos professores na Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) e Como integrar habilidades de ensino e conteúdo no currículo finlandês.


Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

A Universidade Feevale passou a integrar a Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para estudos e projetos ligados à economia criativa e políticas públicas. A iniciativa tem a finalidade de criar um centro de excelência para desenvolver estudos e projetos ligados ao tema, difundir conhecimento, desenvolver treinamentos e programas de pesquisa para capacitar acadêmicos, comunidades e parceiros envolvidos.


Alunos de Veterinária fazem estágio na Dinamarca

Os estudantes Luan Oliveski Roth e Vitória Altenhofer, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale, estão na Dinamarca, através de convênio da Instituição com a Soenderjysk Landboforening (SLF). Essas foram as primeiras bolsas de estudos remuneradas em que estudantes do curso participam fora do país.

A Dinamarca é referência mundial em produção leiteira, havendo muita técnica e suporte a uma indústria de produtos lácteos de alta qualidade. Além de fazerem networking, os acadêmicos, que foram para lá em 2022, estão tendo a oportunidade de trazer para o Brasil o conhecimento adquirido naquele país para, depois, aplicarem essas técnicas aqui.

O acordo de cooperação entre a Feevale e a Soenderjysk Landboforening (SLF), uma associação de conselheiros de produtores rurais da Dinamarca, foi firmado no começo de 2022. A parceria tem o objetivo de promover e implementar acordos de estágio para estudantes da Feevale com agricultores associados à entidade, bem como possibilitar outros projetos relevantes em conjunto entre as duas instituições.