Este capítulo tem como objetivo evidenciar a inserção social da Universidade Feevale em relação às suas práticas trabalhistas. Dessa forma, são apresentados, a seguir, os objetivos e indicadores.
Objetivo
Promover processos de seleção, contratação e promoção das pessoas de forma ética e transparente, que prevejam a inclusão social, a valorização da diversidade étnica, etária e de gênero, bem como o atendimento aos preceitos legais, garantindo a igualdade de condições de acesso às vagas de emprego na Instituição.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Docentes | 510 | 515 | 495 |
Técnico-administrativos | 724 | 765 | 753 |
Total de técnico-administrativos e docentes | 1.234 | 1.280 | 1.248 |
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Percentual de funcionários acima de 45 anos | 32% | 31,90% | 35,23% |
Mulheres | 743 | 786 | 776 |
Homens | 491 | 494 | 472 |
Percentual de cargos de chefia ocupados por mulheres | 59% | 60,14% | 61,65% |
Salário médio das mulheres | R$ 4.126,37 | R$ 4.700,98 | R$ 4.953,86 |
Negros | 40 | 49 | 50 |
Salário médio dos negros | R$ 2.737,35 | R$ 2.789,52 | R$ 3.104,83 |
Pessoas com necessidades específicas | 64 | 65 | 66 |
Salário médio das pessoas com necessidades específicas | R$ 1.962,86 | R$ 2.275,60 | R$ 2.521,81 |
Formação em Libras
Em 2024, a Feevale, por meio do setor de Gestão de Pessoas e do programa Inove, ofereceu de forma gratuita, aos seus colaboradores, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo foi proporcionar uma formação abrangente em Libras, promover a diversidade, enriquecer a comunicação e fomentar uma cultura organizacional mais inclusiva. A cada semestre, foi ofertada uma turma com 25 participantes.
Criado em 2007, o programa Inove conta com profissionais de diferentes áreas de atuação, os quais, por meio de projetos e ações, trabalham para atender os funcionários com deficiência e disseminar uma cultura institucional inclusiva. O objetivo também é ampliar o escopo de atuação para trabalhar ações voltadas à diversidade, fomentando, principalmente, ações que incentivem as relações de forma saudável e de respeito às pessoas em sua totalidade, disseminando uma cultura inclusiva.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Vagas de emprego oferecidas | 295 | 271 | 159 |
Taxa de rotatividade de técnico-administrativos | 27,06% | 28,13% | 20,22% |
Taxa de rotatividade de docentes | 11,21% | 8,48% | 6,16% |
Percentual de empregados abrangidos por acordos de negociação coletiva | 100% | 100% | 100% |
Objetivo
Promover o desenvolvimento dos recursos humanos da Feevale por meio do investimento na formação continuada.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Técnico-administrativos e estagiários beneficiados com aprimoramentos | 203* | 593** | 777** |
Média de horas de aprimoramento por ano dos funcionários técnico-administrativos e estagiários | 1h33min* | 10h40min** | 10h18min** |
Docentes beneficiados com atividades de aprimoramentos | 302* | 274*** | 508*** |
* Dados de aprimoramento em 2022 estão inconsistentes devido ao novo sistema implementado na Instituição, de forma que os números apresentados representam a totalidade.
** O aumento dos indicadores em 2023 e 2024 para os técnico-administrativos e estagiários deve-se ao investimento institucional no Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), Momentos do Cuidar (iniciativa de apoio à saúde mental) e capacitações de segurança do trabalho, como Diálogos Mensais de Segurança (DMS), capacitação Cipa e Brigada de Incêndio.
*** No ano de 2023 iniciou-se a formação geral docente e em 2024 seguiu ocorrendo, porém, houve mais aderência de professores. Também foi realizada a formação da plataforma A+ em 2024.
Feevale é vencedora do Top Ser Humano 2024
Com o case PDL Feevale, lideranças que transformam, a Universidade Feevale é vencedora do prêmio Top Ser Humano 2024. O resultado foi divulgado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). Essa é uma importante distinção gaúcha que destaca a importância de iniciativas que valorizam as pessoas como estratégia diferencial para o crescimento organizacional.
Compreendendo que seus líderes têm papel protagonista na disseminação e na transformação da cultura organizacional, a Universidade implantou, em 2023, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) Feevale, que tem como tema “Lideranças que transformam”. A iniciativa foi da área de Gestão de Pessoas, com apoio da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade. O objetivo é desenvolver e fortalecer as lideranças da Instituição, além de garantir o desenvolvimento de equipes de alta performance e a sustentabilidade institucional.

Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Funcionários do quadro docente que recebem bolsa Aspeur | 6 | 9 | 14 |
Funcionários do quadro técnico-administrativo que recebem bolsa Aspeur | 269 | 353 | 353 |
Valores investidos em bolsa Aspeur/ano | R$ 2.878.734,74 | R$ 3.629.672,37 | R$ 3.827.214,10 |
A bolsa Aspeur é um benefício voltado aos colaboradores da Instituição no formato de desconto em cursos de idiomas, graduação e pós-graduação, com percentual variável, conforme a carga horária exercida.
Objetivo
Promover e manter programas de cuidado e prevenção com a saúde, segurança e condições de trabalho dos funcionários.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Funcionários e estagiários atendidos na Segurança e Medicina do Trabalho***** | 271 | 497 | 1.377 |
Atendimentos realizados pela Segurança e Medicina do Trabalho (consulta, exames periódicos, admissão, retorno ao trabalho)**** | 1.046 | 1.403 | 1.374 |
Funcionários atendidos nas clínicas de saúde* | 1.225 | 1.056 | 1.042 |
Funcionários atendidos no setor de coletas do Cies** | 80 | 81 | 80 |
Beneficiados nas atividades físicas e aquáticas*** | 93 | 223 | 110 |
* Foram contabilizadas as clínicas de Fisioterapia solo e aquática, dispensação de medicamentos Cies, Nutrição, Quiropraxia, Psicologia, Medicina, Odontologia e Estética e Cosmética.
** Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).
*** As atividades físicas incluem: hidroginástica adulto, hidroginástica maturidade, hidromix, natação adulto, natação infantil, natação para bebês, musculação e caminhada orientada. O aumento de beneficiados em 2023 deve-se à realização de ações incentivando a prática de atividades físicas e aquáticas.
**** O aumento dos indicadores está relacionado ao aumento da rotatividade e términos de contratos em exames admissionais e demissionais de estagiários.
***** Os atendimentos da Medicina do Trabalho são resultados do atendimento psicológico que o setor passou a oferecer em 2024.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Acidentes típicos com afastamento | 10 | 15 | 9 |
Acidentes de trajeto com afastamento | 5 | 2 | 8 |
Acidentes típicos sem afastamento | 6 | 9 | 8 |
Acidentes de trajeto sem afastamento | 3 | 0 | 1 |
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Dias de afastamento por acidentes típicos | 63 | 164 | 57 |
Dias de afastamento por acidentes de trajeto | 37 | 3 | 46 |
Taxa de frequência de acidentes* | 14,08 | 14,72 | 14,24 |
Taxa de gravidade de acidentes** | 58,67 | 94,52 | 86,44 |
* Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
** Tempo computado por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período. Na taxa de gravidade são computados os dias daqueles que permaneceram afastados no período em questão, embora o acidente tenha ocorrido no ano anterior.
Acidente típico: é aquele que ocorre durante o exercício das funções laborais, no ambiente de trabalho ou durante a jornada de trabalho.
Acidente de trajeto: é aquele que acontece no deslocamento do trabalhador entre sua residência e o local de trabalho (ou vice-versa).
Objetivo
Realizar o acompanhamento dos funcionários desligados e contribuir para a avaliação dos processos da Universidade.
Indicador | 2022 | 2023 | 2024 |
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Funcionários desligados | 195 | 226 | 190 |
Reclamatórias trabalhistas (funcionários) | 6 | 12 | 2 |
Reclamatórias trabalhistas (terceiros) | 0 | 2 | 5 |
Percentual de funcionários demitidos que foram entrevistados* | - | 30,97% | 51,30% |
Percentual de funcionários que solicitaram desligamento por novas perspectivas de trabalho | - | 12,85% | 32,63% |
* Dados não levantados, visto que eram extraídos nas entrevistas que não foram realizadas em 2022. A partir de 2023 as entrevistas foram realizadas com os colaboradores quando eles são desligados ou solicitam desligamento. Os colaborados recebem um link para preenchimento de um formulário e nele sinalizam se querem ou não agendar uma conversa complementar, presencial ou online, com o Time de Desenvolvimento Humano Organizacional.
Objetivo
Promover e manter ações que corroborem com um processo contínuo de avaliação que identifique a motivação dos seus funcionários.
Avaliação de Clima e Engajamento
A Avaliação de Clima e Engajamento foi reestruturada em 2023 e passou a ser composta por três instrumentos distintos: um voltado para as temáticas de Clima/Relações, Engajamento e Comunicação Interna, outro para a temática de Gestão Imediata e um terceiro para Gestão Indireta. Essas adaptações foram realizadas com o objetivo de aprimorar o instrumento de avaliação e adaptá-lo às demandas atuais da Instituição.
Os instrumentos são constituídos por questões fechadas, onde os colaboradores expressam seu grau de satisfação e concordância em relação a diversos atributos, além de questões abertas que permitem o registro de comentários e sugestões. Quanto aos instrumentos referentes à gestão, estes são disponibilizados aos colaboradores conforme a estrutura de cada setor.
Para analisar os dados utiliza-se a mensuração do grau de satisfação ou concordância em relação a determinados atributos, em cada uma das dimensões, utilizando uma escala Likert de 5 (cinco) pontos, a qual Malhotra (2005) apresenta como um exemplo de escala equilibrada de classificação com um número ímpar de categorias e uma posição neutra.
| Avaliação de Clima e Engajamento - Satisfação geral | |
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Resultado 2016 | Resultado 2019 | Resultado 2023 |
4,21 | 4,10 | 4,21 |
Em setembro de 2024, os resultados da Pesquisa de Clima 2023 foram apresentados ao público interno. A partir dessa divulgação, cada gestor assumiu a responsabilidade de aprofundar a análise dos dados junto às suas equipes, promovendo diálogos para identificar os principais pontos fortes e as oportunidades de melhoria.
Com base nessas conversas, foram definidos planos de ação específicos, alinhados às necessidades de cada equipe, com execução prevista até o final do primeiro trimestre de 2025.


