Depoimentos

Depoimentos

O Relatório de Responsabilidade Social evidencia o olhar atento da Universidade Feevale para o seu entorno. Fortalecemos nosso papel como agente transformador da sociedade, auxiliando nossa região tanto no enfrentamento dos efeitos terríveis da catástrofe climática de 2024, quanto em ações diárias e contínuas, promovendo iniciativas que transcendem os limites do câmpus e impactam diretamente a vida das pessoas, impulsionando o desenvolvimento de nossa região.

As iniciativas desenvolvidas ao longo do ano abrangeram diversas frentes, como cultura, esporte, educação, saúde, inclusão social, meio ambiente e o estímulo ao empreendedorismo, refletindo a amplitude e a diversidade do nosso engajamento. Cada projeto executado foi pensado para responder a demandas reais da população, promovendo cidadania, dignidade e oportunidades.

Esse conjunto de ações não apenas estreitou os laços entre a Universidade e a comunidade, mas ainda proporcionou experiências significativas para nossos estudantes e professores, enriquecendo os processos de ensino, pesquisa e extensão. Foi um ano de grandes desafios, mas também de conquistas e avanços, nos quais reafirmamos, com ações concretas, o nosso compromisso com a transformação social e o desenvolvimento humano.”

Fernando Spilki, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Com o compromisso de construir uma comunidade melhor juntos, a Universidade Feevale promove uma educação de excelência, visando à formação integral dos seus estudantes. Essa formação é construída com base no desenvolvimento de um conjunto de competências, que possibilitam ao egresso uma atuação ativa no contexto social e econômico. A participação nas atividades realizadas no âmbito da responsabilidade social desenvolve, nos estudantes, o senso comunitário e o pensamento crítico. Dessa forma, formamos cidadãos conscientes, comprometidos e estimulados a atuarem, de forma efetiva, no crescimento da região.”

Maria Cristina Bohnenberger, pró-reitora de Ensino

A alimentação só pode ser considerada saudável se também for sustentável, devendo ultrapassar a perspectiva nutricional. Por isso, é fundamental que, ao longo da graduação, o acadêmico tenha contato com locais de produção de alimentos. E é na agricultura/agroindústria familiar onde encontramos os melhores exemplos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.”

Simone Weschenfelder, professora da disciplina Práticas sustentáveis em nutrição, por meio da qual estudantes realizam visitas técnicas a agroindústrias familiares do Vale do Sinos.

A partir dessa pesquisa, vislumbramos a construção de estratégias para a promoção da ecopedagogia a partir da Teoria da Complexidade, de Edgar Morin, procurando distanciá-la de um referencial teórico antropocêntrico e situando-a em um campo que considere a biodiversidade e as complexas relações dos seres humanos com a natureza.”

Suelen Bomfim Nobre, pesquisadora que desenvolve o projeto de pesquisa Ressignificando a ecopedagogia à luz da teoria do pensamento complexo: analisando práticas educativas e sociais no campo da cidadania planetária. O estudo investiga a ecopedagogia e a cidadania planetária na pós-modernidade, a partir da análise de suas origens, trajetórias, práticas sociais e experiências educativas.

Este evento é o primeiro passo de uma ampla jornada em favor do desenvolvimento e reconhecimento dos fornecedores que atuam conosco. Acreditamos fortemente nesse projeto, pois nossa parceria é fundamental para o sucesso de todos. Para nós, é imprescindível contar com pessoas engajadas, comprometidas, que atuam de forma transparente, ética e alinhada às diretrizes da Instituição. Juntos, somos mais fortes e vamos muito mais longe, e esperamos que mais empresas estejam conosco em 2025.”

Andressa Terra, gerente de Operações da Feevale, na I Qualificação e Premiação de Fornecedores, evento que contou com a presença de mais de 100 parceiros da Instituição

A Feevale, mesmo diante de tudo que o Estado passou em 2024, demonstrou todo o seu engajamento na pesquisa da Vale. Claramente, o que já conseguimos realizar em termos de mudanças, de estratégias de manutenção e de redução de custos, por exemplo, é fruto de um projeto de pesquisa. Esses projetos deixam bem clara a relevância do apoio da Universidade na geração do conhecimento, trazendo retorno para a empresa e tranquilidade na tomada de decisões.”

Joseanderson Augusto de Caldas Costa Melo, engenheiro ferroviário da empresa Vale. A Feevale integra a Cátedra de Pesquisa da mineradora, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas que proporcionem melhorias para as ferrovias

A iniciativa abre caminhos, para quem já está vivendo no Brasil, para outras conquistas importantes, como a obtenção da carteira de motorista e da naturalização brasileira.”

Márcia Blanco Cardoso, líder do projeto social Centro de Educação em Direitos Humanos (Ceduca DH), sobre a certificação de estrangeiros no curso Português como Língua de Acolhimento para Imigrantes

Fiquei muito feliz por mais esta vitória, fechei o ano com chave de ouro. É recompensador olhar para trás e ver tudo que já vivi nesse esporte, desde os 8 anos de idade, até chegar onde estou, na principal categoria feminina. Agora, estou com foco total em 2025, para novas batalhas.”

Júlia Lauffer Schüler, atleta do projeto Esporte Individual do Programa Esporte Universitário da Feevale, ao vencer, pela 12ª vez, na categoria Elite Woman, o Campeonato Gaúcho de BMX, promovido pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC). Atualmente, compete na categoria Sub-23 Woman, onde se manteve novamente entre as três melhores do Brasil em 2024

Viver a experiência do projeto Rondon foi transformador para todos. Colocamos em prática todo o nosso aprendizado e, além disso, pudemos sair da bolha, transformar a vida e ver, com outros olhos, a nós mesmos e a sociedade.”

Eduarda Duéli Grippa, estudante que participou da Operação Velho Chico, do projeto Rondon

O trabalho da Feevale foi excepcional, pois nos auxiliou a entender, melhorar e profissionalizar nosso negócio. Ajudou não somente com os cálculos das tabelas nutricionais, mas, também, a compreender todo esse processo e seus entornos e de quão importante e minucioso é esse trabalho que o projeto realiza na comunidade.”

Jairo Knob, proprietário da agroindústria de geleias Knob’s Haus, de São José do Hortêncio, sobre o projeto social Gestão e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Local, que auxilia as agroindústrias da região, inclusive a desenvolver rótulos para seus produtos

Fiquei muito feliz com a minha performance. Saio desses JUBs com memórias inesquecíveis e com mais motivos para continuar acreditando no meu potencial.”

Rayssa Caroline de Oliveira, atleta do projeto Esporte Individual do Programa Esporte Universitário da Feevale, que em 2024 conquistou a medalha de bronze dos 100m com barreiras durante os 72º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior competição universitária nacional.