Áreas de Atuação

Áreas de Atuação

Objetivo

Promover a socialização dos avanços científicos e tecnológicos oriundos das atividades institucionais que promovam a democratização do conhecimento.


Indicador 2020 2021 2022
Eventos que promoveram a socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos 17 5 9
Trabalhos aceitos em eventos científicos/tecnológicos na Feevale 1.509 1.355 1.221
Monografias de graduação e especialização, dissertações e teses desenvolvidas nos projetos sociais 39 42 52
Prêmios recebidos oriundos das atividades da extensão* 8 11 8

* Neste indicador não estão contabilizados os prêmios recebidos pelo Programa Esporte Universitário. Mais informações na aba Reconhecimentos.


Pitch da Extensão

O evento teve o intuito de apresentar os resultados divulgados no Relatório de Responsabilidade Social 2021 aos setores administrativos da Instituição, como coordenadores de curso, funcionários técnico-administrativos e professores, entre outros.

Durante a atividade, cada projeto de extensão elegeu um aluno para apresentar os resultados alcançados, diferenciais dos trabalhos realizados, cases de sucesso, experiências marcantes e aprendizagens obtidas por meio das ações. O evento reuniu cerca de 50 participantes e permitiu a união dos trabalhos realizados dentro das oito áreas temáticas em que os programas estão inseridos.


QUALIDADE DE VIDA

Objetivo

Articular ações de ensino, pesquisa e extensão na busca da promoção da qualidade de vida da comunidade.


Indicador 2020 2021 2022
Projetos sociais com foco na qualidade de vida 9 9 10
Atendimentos realizados nos projetos sociais com foco na qualidade de vida 588 1.382 2.240
Projetos de pesquisa com foco na qualidade de vida 41 51 64
Atendimentos realizados nas clínicas de saúde com foco na qualidade de vida* 15.370 31.479 38.183

* Foram contabilizadas as clínicas de Fisioterapia, Hidroterapia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Quiropraxia, Psicologia, Medicina e Odontologia, além do Centro Integrado de Psicologia (CIP).


Retorno dos encontros do programa Mãe-Bebê

O ano de 2022 foi marcado pela retomada, após a pandemia de Covid-19, das ações presenciais do programa Mãe-Bebê, através dos projetos de extensão Crescer e Gestar. Esse processo ocorreu de forma gradual, visto que as instituições de saúde, com as quais o programa mantinha atividades, foram liberando muito gradualmente o retorno. Assim, foram sendo mescladas atividades presenciais e online.

Ao longo do ano foram oferecidos os "papos online", com participação de pessoas da comunidade, de outras cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados. Eram grupos que primavam pelo conhecimento sobre a gestação, puerpério, amamentação, cuidados com o corpo e as emoções, apoio e suporte e, quando necessário, eram encaminhadas ao programa que atendia presencialmente no Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies).


Acadêmica desenvolve game e videoaula para capacitar profissionais de saúde

A pandemia de Covid-19, que irrompeu em 2020, reforçou não só a relevância da pesquisa na área médica, mas também a importância da educação continuada dos trabalhadores da saúde, a fim de amplificar o conhecimento dos procedimentos de segurança. É nesse contexto que o trabalho Desenvolvimento e avaliação de resultado de estratégias de capacitação para trabalhadores da saúde pública no enfrentamento à Covid-19, elaborado pela acadêmica do mestrado em Virologia da Universidade Feevale, Joseane Menzen, quer contribuir.

A dissertação desenvolveu e avaliou duas ferramentas tecnológicas de capacitação para os trabalhadores da saúde, durante a pandemia: uma videoaula e um serious game (jogo sério, na tradução literal do inglês) - jogo criado com propósitos educacionais, com o intuito de orientá-los nas práticas e protocolos oficiais de segurança em Covid-19. Os temas envolvem higienização das mãos, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e higienização de ambientes. O material técnico para ambas as capacitações foi desenvolvido por Joseane e pela acadêmica de Farmácia, Anelise Stürmer Kerber. As gravações ocorreram na Universidade, simulando ambientes de uma Unidade de Saúde da Família. Já o serious game foi programado por uma empresa terceirizada, tendo contado com a colaboração do professor da Feevale, Rodrigo Villarreal Goulart.

Os materiais estão disponíveis para acesso gratuito no site Gamesus. O estudo teve orientação da professora Ana Luiza Ziulkoski e apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do edital Decit/SCTIE/MS-CNPq-Fapergs 08/2020 - Programa Pesquisa para o Sistema Único de Saúde - SUS.


DIREITOS HUMANOS

Objetivo

Incentivar ações que contribuam para a promoção da dignidade humana, a igualdade de direitos e o reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades culturais.


Indicador 2020 2021 2022
Projetos sociais com foco nos direitos humanos 7 5 5
Beneficiados nos projetos sociais com foco nos direitos humanos 339 774 700
Projetos de pesquisa com foco nos direitos humanos 11 8 7

Centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul é tema de documentário

O centenário da Sociedade Cruzeiro do Sul, primeiro clube social negro do Vale do Sinos, foi tema do documentário Cruzeiro: 100 anos, que tem o objetivo de trazer a contextualização histórica da entidade, trabalhar os "amores" da sociedade, que são as crianças, o samba e a comunidade, e também mostrar as comemorações do centenário.

Ele foi produzido por oito estudantes da disciplina Projeto em Cidadania, do curso de Produção Audiovisual da Universidade Feevale, em parceria com o projeto social Aruanda: morada da cultura e da história afro-brasileira.


DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

Objetivo

Fortalecer a articulação com segmentos empresariais e institucionais, viabilizando soluções que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio do fomento à produção e à difusão do conhecimento científico.


Indicador 2020 2021 2022
Projetos sociais com foco no desenvolvimento socioeconômico da região 6 5 5
Beneficiados nos projetos sociais com foco no desenvolvimento socioeconômico da região 196 386 559
Projetos de pesquisa com foco no desenvolvimento socioeconômico da região 61 38 23

MEIO AMBIENTE

Objetivo

Promover a conservação e a sustentabilidade do meio ambiente, por meio da articulação com o setor público, empresas e organizações, fomentando a produção e a difusão do conhecimento científico.


Indicador 2020 2021 2022
Projetos sociais com foco no meio ambiente 5 3 3
Beneficiados nos projetos sociais com foco no meio ambiente 59.442 27.165 29.611
Projetos de pesquisa com foco no meio ambiente 46 19 23

Atuação na educação ambiental e participação no Comitê Municipal de Arbovirose

O projeto de Prevenção e Combate à Dengue visa informar a comunidade sobre as arboviroses e o seu vetor, o Aedes aegypti, além de monitorar e identificar os principais tipos de depósitos e índices de infestação do município. Através da atuação direta entre os alunos e a comunidade, é possível formar um elo de comunicação que traz o que tem de mais atualizado sobre o assunto. A parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo também possibilita que funcionários do município tenham acesso às capacitações, realizadas pela equipe do projeto, e a participação direta no Comitê Municipal de Arboviroses, criado para facilitar o engajamento das diferentes secretarias municipais no que se refere ao tema.

No ano de 2022, o projeto teve acesso a 29.567 imóveis, dos quais 2.135 apresentaram algum tipo de depósito com água parada e presença de formas imaturas de mosquitos nela. Grande parte dos depósitos encontrados nos imóveis (3.025) pôde receber o tratamento mecânico, que é realizado quando é possível simplesmente virar e retirar a água do depósito; já a intervenção química foi necessária em 1.742 depósitos. O projeto identificou, ao longo do ano, 2.217 amostras coletadas nos imóveis do município, totalizando 5.361 indivíduos imaturos de mosquitos, dos quais 75% eram Aedes aegypti.

CULTURA

Objetivo

Promover as diferentes manifestações e expressões culturais desenvolvidas pelas comunidades, respeitando a diversidade e a pluralidade social.


Indicador 2020 2021 2022
Projetos com foco na cultura, memória e patrimônio 5 5 5
Projetos de pesquisa com foco na cultura, memória e patrimônio 25 26 22

Difusão da Cultura na Instituição

O programa Conexão Cultural Feevale vem cumprindo a tarefa de fortalecer a manutenção do ambiente universitário como um polo de produção e circulação de manifestações artísticas e culturais, em constante interlocução com a comunidade e acadêmicos. Em 2022, as atividades foram gradativamente retomando os espaços de forma presencial.

O Intervalo Cultural contou com oito apresentações na Rua Coberta do Câmpus II, entre bandas e artistas solo. Outra ação foi o Leitura em Movimento, atividade em parceria com a biblioteca da Feevale, com doação de livros que podem ser retirados gratuitamente em caixas fixadas nas paredes, em diferentes locais dos câmpus I e II. A pintura das caixas para a ação envolveu alunos do curso de Artes Visuais e do Projeto Circular.

Também foi mantida a produção de conteúdo para as redes sociais do programa, divulgando as ações em parceria com outros projetos, cursos, acadêmicos e artistas da comunidade. Foram produzidos dois documentários pelo “Fala Conexão”, realizados no ateliê da artista Magna Sperb, assim como o processo criativo na construção das esculturas do artista Marciano Schmitz, que estão na rótula do Câmpus II. Seguiram com postagens nas mídias e dicas de filmes brasileiros, como o Claquete Brazuca e a Revista Antena, que chegou à sua nona edição. Foram desenvolvidos em torno de 23 vídeos para as mídias sociais, envolvendo, ainda, as ações dos projetos Movimento Coral, Movimento Teatral, Cultura no Câmpus e Dançar, atingindo mais de 150 mil visualizações.


INCLUSÃO SOCIAL

Objetivo

Articular ações de ensino, pesquisa e extensão na identificação e resolução de problemas concretos relacionados às questões de inclusão e acessibilidade.


Indicador 2020 2021 2022
Projetos sociais com foco na inclusão social 9 9 10
Beneficiados em projetos sociais com foco na inclusão social 1.332 1.671 1.652
Projetos de pesquisa com foco na inclusão social 23 19 19

Desenvolvimento de almofada para cadeira de rodas

Um projeto idealizado no Trabalho de Conclusão de Curso de Design pela estudante Bruna Henkel Ferro e validado durante o mestrado em Diversidade Cultural e Inclusão Social, sob orientação da professora Jacinta Renner, resultou num importante produto. Foi desenvolvida uma almofada (assento) para cadeira de rodas, a baixo custo, com o intuito de diminuir as pressões sobre os ísquios e, em consequência, reduzir as úlceras de pressão.

O impacto social e repercussão na qualidade de vida desse produto para os usuários cadeirantes reside, principalmente, no fato de que as úlceras de pressão tendem a levar de 6 a 8% dos cadeirantes a óbito. A almofada para cadeira de rodas é uma tecnologia assistiva que deve ser considerada como uma substituição do assento da cadeira de rodas.

As almofadas existentes no mercado que são especializadas ou consideradas benéficas do ponto de vista da distribuição do peso do usuário, não são acessíveis a todos os usuários em razão de seu alto custo. São muito caras em função de serem personalizadas (produzidas em baixa escala) ou de alta tecnologia (ex: almofada de ar alternado - ROHO). Já as almofadas de custo acessível apresentam geometria pouco adaptada às formas e anatomia dos usuários, provendo pouca estabilidade e não distribuindo corretamente o peso e os pontos de pressão do corpo, podendo causar lesões por pressão.