Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional | Universidade Feevale

Sobre o planejamento e desenvolvimento

Planejamento Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional

A Feevale, que tem como mantenedora a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (ASPEUR), busca constantemente a qualificação de suas ações Institucionais. Desta maneira, sua gestão estratégica está estruturada de forma a integrar o ensino, pesquisa e extensão à gestão administrativa, assegurando desta maneira condições necessárias à consecução da missão, dos princípios, das políticas, das metas institucionais e, consequentemente, o cumprimento do compromisso social, que é a "produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento". 

 Este é um processo que busca interligar diversas áreas, através de elementos que compõem a gestão estratégica, conforme demonstrado na figura ao lado.

  • COMPROMISSO SOCIAL

Produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento.

  • MISSÃO

Promover a produção do conhecimento, a formação integral das pessoas e a democratização do saber, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.

  • VISÃO 2020

Ser reconhecida pela excelência acadêmica e produção do conhecimento inovador e empreendedor.

Princípios Orientadores

Autonomia 

A Universidade Feevale compreende a autonomia como a liberdade de criar, pensar e agir de forma responsável, expressa através da sua concepção didático-científica e da gestão administrativa, financeira e patrimonial. 

Compromisso Comunitário e filantrópico

A Universidade Feevale reafirma sua condição comunitária e filantrópica conforme os pressupostos legais, primando pelo desenvolvimento regional e acesso aos direitos sociais.

Diversidade 

A Universidade Feevale compreende a diversidade como a heterogeneidade e equidade social, cultural e étnica definidas em suas políticas institucionais.  

Empreendedorismo 

A Universidade Feevale compreende o Empreendedorismo como o conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que desenvolvidos constituem as características do perfil empreendedor, expressando-se nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e de gestão. 

Excelência 

A Universidade Feevale compreende excelência como a obtenção de resultados que demonstrem alto nível de qualidade, evidenciados nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. 

Flexibilidade 

A Universidade Feevale compreende a flexibilidade como a possibilidade de acolhimento as demandas individuais e coletivas, expressa no percurso formativo dos estudantes, no relacionamento com as pessoas e instituições e no respeito às diferenças. 

Inovação 

A Universidade Feevale compreende que inovação é melhorar ou criar algo diferente que agregue valor à Instituição e à sociedade, possibilitando o avanço do conhecimento, a partir da promoção de um ambiente que estimule os indivíduos a agir de forma criativa e empreendedora. 

Integralidade 

A Universidade Feevale compreende a integralidade como um pressuposto da formação profissional e cidadã expressa na concepção pedagógica institucional e no respeito à singularidade do indivíduo. 

Sustentabilidade

A Universidade Feevale compreende a sustentabilidade como a gestão adequada dos recursos ambientais, patrimoniais e econômicos, demonstrada nas melhores alternativas de aplicação dos investimentos.

Transparência

A Universidade Feevale compreende a transparência como o acesso à informação de interesse dos diferentes públicos, respeitadas as especificidades, evidenciada nos relacionamentos institucionais.

Sugestões de leitura

  • ANSOFF, H. Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1991.
  • DAY, George S., REIBSTEIN, David J. A Dinâmica da Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
  • GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012.
  • MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O Processo da Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.
  • MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2010. 
  • PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2004.
  • PORTER, Michael E. Vantagem competitiva. 11. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1998.
  • PORTER, Michael E. Competição. Ed. rev. ampl. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2009.
  • PORTER, Michael E. Competindo pelo Futuro: Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. Alinhamento. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2006.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em Ação: Balanced Scorecard. 24. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1997
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P.  Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 17. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, c2001.
  • KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A Execução Premium: a obtenção de vantagem competitiva através do vínculo da estratégia com as operações do negócio. Rio de Janeiro, RJ: 2. ed.,Elsevier, 2009.
  • NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard: passo-a-passo : elevando o desempenho e mantendo resultados. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2005.
  • OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 32. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2014.
  • QUINN, James Brian et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006.
  • VASCONCELLOS FILHO, Paulo de; PAGNONCELLI, Dernizo. Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2004.

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos o seu contato no prazo máximo de 72 horas úteis, a contar do momento de conhecimento do contato, podendo este ser ampliado em situações mais complexas.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.