Desempenho Ambiental | Universidade Feevale

Sobre o desempenho

O desempenho ambiental é evidenciado por meio de ações que reduzam o impacto sobre o ambiente e observando os princípios de sustentabilidade socioambiental nas atividades da Instituição.

Objetivo institucional

Observar os princípios de sustentabilidade socioambiental nas atividades da Instituição.

* Valor composto pelos custos/despesas incorridos no Grupo Interno de Gerenciamento Ambiental (Giga), entre os quais, os serviços de destinação final de resíduos e tratamento de efluentes. Também são considerados os custos pertinentes aos cursos da área ambiental, como o Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental.

PRÁTICAS DE GESTÃO AMBIENTAL

A Universidade Feevale prima pela adoção de práticas que minimizem o impacto ambiental de suas atividades, em especial em relação à segregação e destinação final do lixo, ao tratamento do esgoto e ao consumo adequado de água e energia. A Instituição também promove atividades de conscientização voltadas a funcionários, estudantes, fornecedores e comunidade. 

Em 2018 foi criado o grupo Reflexões em Educação Ambiental envolvendo professores e alunos ligados ao ensino, pesquisa e extensão. O grupo tem por objetivos elencar as questões ambientais e sensibilizar o público interno e externo da Feevale. Um dos temas que tomou a frente das atividades foi a conscientização do uso de copos descartáveis, com a campanha adote uma caneca. O grupo Reflexões em Educação Ambiental também organizou atividades variadas na semana do meio ambiente (palestras, oficinas e vídeos), além de um evento sobre a indissiociabilidade. O grupo é composto pelos Programa de extensão “Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos”, “Educação Ambiental em Desastres”, e os projetos de pesquisa “Diagnóstico dos Impactos Ambientais e a Saúde no Processo de Formação da Cidade de Novo Hamburgo” e “Educação Ambiental em Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos“.

O Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale possui extrema importância para região por desenvolver pesquisas científicas inovadoras, que impactam positivamente na vida das pessoas. Os alunos de mestrado e doutorado trabalham com os mais variados aspectos relacionados aos recursos naturais e à biodiversidade relativa à Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, criando soluções tecnológicas restaurativas e regenerativas, ferramentas de gestão e conhecimento, que embasam a tomada de decisão pública, potencializam o desempenho da indústria e minimizam os efeitos antrópicos.

Karin Luise dos Santos
Doutoranda em Qualidade Ambiental

Objetivo institucional

Promover programas de coleta seletiva e minimização de entradas e saídas de materiais, reduzindo o consumo, assim como a produção de resíduos (resíduos não perigosos).

No Câmpus II possuímos uma estação de tratamento de esgoto a fim de enviar para a rede pública o esgoto tratado. São monitorados os parâmetros de lançamento de acordo com a licença de operação do Câmpus.

Visitas técnicas no Centro de Tecnologias Limpas

No ano de 2018, o Centro de Tecnologias Limpas recebeu diversas visitas técnicas de escolas, empresas e indústrias, dentre os laboratórios está o Aquário, que visa o tratamento de água e efluente com diversas tecnologias e o Laboratório de reciclagem. Neste último, as visitas de concentravam no entendimento da importância da separação de resíduos e suas potencialidades de reciclagem. Outra atividade que ocorreu no CTL, no Laboratório de Tecnologia de Polímeros foram as oficinas de compostagem, os participantes internos e externos aprenderam a montar uma vermicomposteira doméstica, ensinando assim a diminuir o impacto no meio ambiente com o resíduo orgânico.

Formação de Agentes Mirim

Em uma ação integrada do Município de Novo Hamburgo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e da Defesa Civil, com a Universidade FEEVALE, através do Programa de Educação Ambiental em Desastres, foi realizada a formação de Agentes Mirins de Defesa Civil, no município de Novo Hamburgo. Esta formação possibilitou aos alunos, apoiados na educação ambiental, a ampliação da perspectiva de risco e desastre, promovendo através do crescimento do indivíduo, a melhoria da comunidade. Os Agentes Mirim, plenamente inseridos em comunidades de risco sócio-ambiental, serão propagadores do conhecimento, contribuindo com a educação ambiental nesta comunidade, o que culmina, via a ampliação da percepção do risco e de novas atitudes frente ao meio ambiente, na redução de riscos de desastres.

A Universidade Feevale sempre em constante preocupação com as questões ambientais tem realizado ações a fim de melhorar o seu desempenho ambiental. No ano de 2018 recebemos 39 turmas de alunos para conhecer a central de resíduos. Esta ação mostra aos alunos e usuários do Campus a importância da correta separação de resíduos na fonte geradora para que assim possamos enviar os materiais para reciclagem. Temos duas campanhas permanentes no Campus. Temos coletores no campus para coleta de pilhas e uma vez por mês temos a campanha para coleta de resíduos eletrônicos, onde a comunidade tem a oportunidade de dar destinação correta aos materiais em desuso em suas casas. Internamente temos capacitações com funcionários a fim de que funcionários da manutenção e higienização sejam agentes ambientais auxiliando na fiscalização para a correta separação dos resíduos. Estamos desenvolvendo novas campanhas para consumo consciente de água e energia elétrica que visão a redução do uso de recursos naturais.
Resíduos encaminhados para reciclagem pela Instituição
INDICADOR 2018 2017 2016
 Papel branco*  4.687 kg  5.212,7 kg  5.854,4 kg
 Papel misto**  5.294,4 kg  6.335,4 kg  9.162,5 kg
 Papelão  8.809,4 kg  9.954,6 kg  12.558,1 kg
 Plástico  5.306,3 kg  5.291,1 kg  6.041,5 kg
 Sucata  7.428,4 kg  1.485 kg  5.472,7 kg
 Vidro  350,0 kg  1.089,5 kg  2.616,8 kg
 Alumínio  621,1 kg  2.540,1 kg  683,3 kg
* Grande parte do papel é consumido na reprodução de materiais acadêmicos pelos estudantes, não retornando para a Instituição  
** Papel misto: nesta classificação estão inclusas revistas, jornais, papel colorido, etc.

Objetivo institucional

Finalizar corretamente o tratamento dispensado aos resíduos produzidos e coletados na Instituição, principalmente materiais não recicláveis ou perigosos.

INDICADOR 2018 2017 2016
 Resíduos infectantes dos grupos A e E destinados a aterros ou similares (resíduos da Saúde)*  29,8 m³  23,4 m³  25 m³
 Resíduos infectantes do grupo B destinados a aterros ou similares (resíduos da Saúde)**  145 kg  67 kg  48 kg
 Resíduos sólidos dos laboratórios enviados para coprocessamento ***  1.400 kg  2.290 kg  2.800 kg
 Efluentes líquidos dos laboratórios destinados a tratamento***  4,61 m³  2,0 m³  5,0 m³
 Resíduos encaminhados para descontaminação pela Instituição – lâmpadas  2.380 un.  3.822 un.  2.663 un.
 Resíduos encaminhados para rerrefino pela Instituição - óleo (gerador)  300 L  300 L  300 L
* De acordo com a RDC Anvisa n° 306/04 e Resolução Conama nº 358/02, são resíduos infectantes:  
Grupo A: materiais com sangue ou fluidos corporais, como: seringas, gazes, algodão, sondas de aspiração, luvas de procedimentos, drenos, fitas de glicosímetro, frascos de coleta de urina e fezes, espátulas e placas, carcaças de animais utilizados nas aulas práticas, peças anatômicas pequenas, tecidos etc.  
Grupo E: materiais perfurocortantes, como: lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas, espátulas e similares.  
** De acordo com a RDC Anvisa n° 306/04 e Resolução Conama n° 358/02, são resíduos do Grupo B medicamentos cuja apresentação seja em forma de comprimidos (revestidos ou não), cápsulas, pastas e pomadas. 
** Em função do vencimento de alguns produtos, foram necessários os descartes, gerando um aumento no volume de deste material em 2018. 
*** Em um período do ano de 2017 estávamos sem empresa para tratamento dos efluentes. No ano de 2018 enviamos os efluentes de 2017 e 2018, gerando aumento na quantidade enviada em relação a 2017.

Objetivo institucional

Desenvolver ações que minimizem a utilização dos recursos naturais reduzindo o impacto das atividades da Instituição sobre o ambiente.

INDICADOR 2018 2017 2016
 Energia fornecida pela concessionária (em kWh)  7.122.896 kW h  6.017.836 kWh  6.465.032 kWh
 Energia gerada pela Instituição (em kWh) por núcleo de geradores *  274.227 kWh  90.900 kWh  158.310 kWh
 Consumo anual total de energia elétrica (em kWh)  7.397.123 kWh  6.108.736 kWh  6.623.342 kWh
 Volume de água fornecida pela concessionária nos campus I, II e III *  10.291m³  9.896 m³  7.050 m³
* Utilizada na falta de abastecimento de energia pela concessionária. 
** Aumento no volume de água em função do aumento de prédios da Universidade tais como Techpark, Centro de Tecnologias Limpas - CTL, Almoxarifado, Prédio sede da veterinária 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.