Cultura - Movimento Teatral Feevale | Universidade Feevale

Movimento Teatral Feevale

O projeto, vinculado ao Curso de Artes Visuais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, e Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão da Universidade Feevale, teve sua origem no ano de 2008, no até então, Centro Universitário Feevale, com a proposta da primeira oficina de teatro voltada ao atendimento à terceira Idade, com vistas à incorporação pelos envelhecentes de novos mecanismos facilitadores para o convívio social. Em 2009, a instituição consolida seu papel formador enquanto agente de transformação social dando início à segunda oficina, voltada a interessados dos 14 aos 60 anos, acessível a docentes, discentes e funcionários da Universidade, além da comunidade regional.  Em 2019 o projeto cria o “Grupo de Atuadores”, responsável pela montagem de esquetes teatrais e devidas apresentações.  

Os encontros acontecem semanalmente, com carga de 4h/a cada e ocorrem na sala de Teatro e Música, Campus I.

A proposta metodológica está voltada à atividade teatral numa perspectiva ludo pedagógica através de métodos que sistematizam exercícios, jogos e técnicas teatrais. As oficinas resultam em montagens anuais com mostras na própria universidade, escolas da região, eventos culturais da comunidade, congressos e seminários; sendo, também, local de aplicação prática de conhecimentos por parte dos alunos da graduação e pós-graduação da Universidade Feevale. 

Objetivos

O objetivo geral trata da melhoria do desempenho individual, seja ele no que tange ao aprendizado de técnicas de exposição pessoal, trabalho em grupo, na assimilação de novos conceitos culturais, bem como a redescoberta e sedimentação de valores já presentes em seu meio. 

Como objetivos específicos procuramos:
  • Compreender o teatro em sua dimensão artística, estética, histórica, social e antropológica;
  • Constituir um espaço de experimentação de diferentes estilos de linguagem expressiva;
  • Proporcionar aos docentes, discentes, funcionários e comunidade, um espaço para criação e expressão como forma de aprimoramento pessoal e profissional;
  •  Estimular no aluno um processo de formação global, que contribua para o aprendizado crítico sobre os conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com seus grupos.

Atividades dramáticas conduzem os participantes a investigar a sociedade (tipos e arquétipos) no qual se inserem, adquirindo conceitos éticos e de cidadania, caminhando para um novo entendimento sobre si e o outro.  A simulação de situações reais ou simbólicas traz à luz a consciência de atitudes e suas repercussões, originando a compreensão do ser coletivo. 

Como participar

As inscrições são abertas periodicamente, nos meses de março e julho (quando há vagas disponíveis), e são feitas diretamente no site da Feevale, gratuitamente. 

A seleção se dá por ordem de inscrição, sem outro pré-requisito.

Inscrição

Preencha a ficha de inscrição do modelo e envie para movimentoteatral@feevale.br

Modelo

Folha de Inscrição

Visualizar

Grupos

Oficina

Além do trabalho em sala de aula, os alunos da oficina participam da criação e execução prática de interferências teatrais, que ocorrem em lugares diversos.

Grupo Representa Feevale

Os integrantes do Grupo Representa Feevale são alunos que participaram da oficina de teatro e que foram selecionados para representar a instituição.

Grupo Ousadia

É composto por pessoas da terceira idade, com mais de 55 anos. O projeto tem o objetivo de desenvolver e exercitar a memória, valorizar aspectos artísticos presentes em qualquer idade, buscando um viver mais criativo e feliz, percebendo o  envelhecimento como parte natural do processo de vida. O grupo realiza a montagem de peças teatrais e faz apresentações em diversas entidades mediante convite.