Iniciação à Pesquisa e Extensão

Os programas de iniciação científica e os projetos de extensão da Universidade Feevale têm como objetivo estimular o desenvolvimento do espírito investigativo e comunitário da comunidade acadêmica.
 
A partir dos programas e projetos ofertados, o corpo discente pode participar de atividades de pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento. Seus objetivos estão relacionados ao desenvolvimento do pensamento científico e extensionista discente, articulando a interação entre  professores, estudantes e a comunidade da região.
 
A Universidade Feevale possui fomento externo à Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Clique nas modalidades disponíveis e saiba como participar. 

Modalidades

Iniciação Científica Feevale

O Programa de Iniciação Científica Feevale (PICF) oportuniza a inserção dos acadêmicos dos cursos de graduação da Feevale em atividades de pesquisa.

Saiba mais

Iniciação Científica Júnior Feevale

O Programa de Iniciação Científica Júnior Feevale (PICF - JR) visa oportunizar o envolvimento dos alunos de Ensino Médio e Técnico com as atividades de pesquisa da Feevale. 

Saiba mais

Iniciação Científica PIBIC/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq volta-se para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do Ensino Superior.

Saiba mais

Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC) da FAPERGS visa promover e despertar o interesse de estudantes de graduação pelas atividades de pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento e especialidades, incentivar o pensamento científico e facilitar a interação entre os professores e pesquisadores com estudantes interessados na carreira de pesquisador.

Saiba mais

Iniciação Científica PIBITI/CNPq

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq visa estimular estudantes de ensino superior para o envolvimento com atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e  processos de inovação.

Saiba mais

Iniciação Científica PROBITI/FAPERGS

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PROBITI) da FAPERGS visa estimular nos estudantes de ensino superior o interesse pela pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, através da participação nas atividades teórico-práticas nas diversas áreas do conhecimento e especialidades, a fim de incentivar o pensamento científico dos alunos. 

Saiba mais

Iniciação Científica PROBITI/PROUNI FAPERGS

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação – PROBITI – da FAPERGS a que a Universidade Feevale se integra, visa estimular nos estudantes de ensino superior, beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI Federal, o interesse pela pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação através da participação nas atividades teórico-práticas nas diversas áreas do conhecimento e especialidades, a fim de incentivar o pensamento científico e inovador dos alunos.

Saiba mais

Iniciação Científica Não-remunerado

A inclusão na modalidade Acadêmico de Iniciação Científica Não-Remunerado (ICNR) proporciona ao aluno a possibilidade de desenvolver atividades de pesquisa, independente da concessão de qualquer auxílio ou créditos. Nesta modalidade, o acadêmico deverá dedicar 12 (doze), 16 (dezesseis) ou 20 (vinte) horas semanais às atividades de iniciação científica, em conformidade com a sua matrícula semestral. 

Saiba mais

Iniciação Científica Não-remunerado Externo

A modalidade Acadêmico de Iniciação Científica Não-remunerado Externo (ICE) destina-se à atuação de estudantes de graduação de outras Instituições de Ensino Superior junto aos projetos de pesquisa da Feevale e de acadêmicos da Feevale em projetos de pesquisa dessas Instituições. Esta modalidade objetiva estimular o intercâmbio científico entre os acadêmicos, por meio de parceria formalizada em convênio entre as instituições de ensino.

Saiba mais

Aperfeiçoamento Científico

O Programa de Aperfeiçoamento Científico Feevale (PACF) oportuniza o envolvimento de graduados com as atividades de pesquisa da Feevale. 

Saiba mais

Eventos

Banner de topo - Seminario de Iniciacao Cientifica FAPERGS

Seminário de Iniciação Científica FAPERGS

O Seminário de Iniciação Científica FAPERGS é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com a finalidade de integrar os alunos e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa da Universidade, além de divulgar, discutir e aprimorar os trabalhos de iniciação científica por meio da avaliação das atividades dos bolsistas de Iniciação Científica dos Programas PROBIC/PROBITI da FAPERGS.

Saiba mais
Banner de topo - Seminário de Iniciação Científica CNPq.jpg

Seminário de Iniciação Científica CNPq

O Seminário de Iniciação Científica PIBIC-EM/CNPq é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com a finalidade de integrar os alunos e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa da Universidade, além de divulgar, discutir e aprimorar os trabalhos de iniciação científica por meio da avaliação das atividades dos bolsistas de Iniciação Científica do Programa PIBIC-EM do CNPq.

Saiba mais
Banner de topo - Seminário de Iniciação Cinetífica PIBIC-EM

Seminário de Iniciação Científica PIBIC-EM/CNPq

O Seminário de Iniciação Científica PIBIC-EM/CNPq é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com a finalidade de integrar os alunos e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa da Universidade, além de divulgar, discutir e aprimorar os trabalhos de iniciação científica por meio da avaliação das atividades dos bolsistas de Iniciação Científica do Programa PIBIC-EM do CNPq.

Saiba mais

Solicitação de certificado

O participante receberá um certificado de participação na Iniciação Científica, mediante sua solicitação via e-mail e apresentação do relatório final das atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa, quando for concluído ou sua atuação finalizada. 
Somente fará jus ao certificado se estiver inserido no projeto de pesquisa pelo período mínimo de 04 (quatro) meses, no qual tenha demonstrado real aproveitamento e atendimento aos compromissos assumidos.

A retirada do referido certificado deverá ser junto à recepção da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, 30 (trinta) dias após a solicitação e entrega do relatório. Caso o aluno necessite de um comprovante durante a vigência da participação, poderá ser emitido uma declaração, que deve ser solicitada via e-mail da mesma forma que o certificado.

As solicitações devem ser enviadas para o e-mail iniciacaocientifica@feevale.br.
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais