Comissão Interna de Biossegurança | CIBio | Universidade Feevale

Sobre a comissão

A Comissão Interna de Biossegurança – CIBio é vinculada a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, da Universidade Feevale.

A CIBio tem por finalidade fazer cumprir, no âmbito da Universidade, as normas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), previstas no art. 1° da lei Nº 11.105, de 24 de março de 2005, assessorando em todos os assuntos referentes as atividades com organismos geneticamente modificados (OGM)* e/ou seus derivados. Compete a comissão requerer o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) para os laboratórios e projetos da Instituição que envolvam OGM ou seus derivados, fazendo a fiscalização e acompanhamento destes.

*Entende-se por OGM – Organismos Geneticamente Modificados, qualquer entidade biológica (vírus, bactérias, fungos, protozoários, linhagens celulares, animais, vegetais, etc.) cujo material genético tenha sido alterado por técnicas de DNA recombinante/engenharia genética.


Gestão 2019/2021

COORDENAÇÃO

Sabrina Esteves de Matos Almeida 
Representante da área Humana

  • VICE - COORDENAÇÃO

Andreia Henzel
Representante da área Animal

MEMBROS

Annette Droste 
Representante da área Vegetal

Francieli Berlitz 
Representante da Diretoria de Inovação

Luciano Basso da Silva 
Representante da área de Meio Ambiente

Rodrigo Staggemeier
Representante da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (PROPPEX)

Susana Freitas de Oliveira 
Representante do Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Victor Lazaro Frietzen Junior 
Representante do Departamento Jurídico

Documentos

Regimento CIBio

Visualizar

Manual de regulamentação OGMs

Visualizar

As informações necessárias para o desenvolvimento de projetos utilizando organismos geneticamente modificados estão disponíveis na página da CTNBio, que devem seguir as resoluções e normas técnicas definidas por esta comissão.