Biblioteca | Universidade Feevale

Conheça nossos serviços

Consulta ao acervo

Catálogo online

Localize livros, periódicos, DVDs e publicações acadêmicas, entre outros materiais do acervo da Biblioteca.
Para uma pesquisa completa em todos os conteúdos que a biblioteca disponibiliza, incluindo as bases de dados assinadas e o Portal Capes, utilize a opção acima, Pesquisa Integrada - UNIQUE 

Pesquisar
Banner central - fontes

Espaço virtual

Neste espaço você encontra ferramentas que facilitam a pesquisa acadêmica e podem ser acessados de forma online.

Calendário

Renovação Online

Permite que o usuário estenda o prazo de seus empréstimos, por igual período inicial. 

Renovar
Financiamento

Regularização de atrasos

Não conseguiu renovar? O material está com multa? Não consegue comparecer à biblioteca para realizar a devolução? Solicite a regularização escolhendo a opção “Regularizar” logo abaixo.

REGULARIZAR
Banner central - Biblioteca Feevale

Demais serviços

Confira as diversas soluções oferecidas pela Biblioteca

  • Empréstimos
  • Empréstimos de recursos: notebook, guarda-chuva, sacola, carregador de celular, adaptador de tomadas.
  • Empréstimo entre Bibliotecas
  • Malote entre Bibliotecas dos Câmpus
  • Guarda-volumes
  • Cartão Relacionamento
  • Catalogação na Publicação (CIP)
  • Serviço de Referência

Saiba mais
Banner central - Biblioteca Feevale

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca da Feevale é composta atualmente por duas unidades físicas, a Biblioteca Gastão José Spohr - Câmpus I e a Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão - Câmpus II. É responsável pela gestão do acervo bibliográfico, técnico, cultural e documental. Realiza também a aquisição, o tratamento, a guarda, a disponibilização e a divulgação desse acervo, com o objetivo de proporcionar acesso à informação aos diversos públicos, que a obtêm através de diversos serviços disponibilizados, pelos acervos físico e virtual, e com os serviços de referência e capacitação realizados pela equipe de bibliotecários.  Para auxílio na gestão, utiliza o software PERGAMUM - Sistema Integrado de Bibliotecas e outros recursos tecnológicos.

A Biblioteca também oferece espaços para uso individual e em grupo que auxiliam nas atividades acadêmicas. Além do acervo geral, disponível para empréstimo, disponibiliza outras modalidades de acervos dentro de seu espaço físico, que podem ser intituladas como biblioteca ou coleções especiais, como a Biblioteca Infantil, o Acervo Pedro Mentz Ribeiro, o Centro de Documentação e Memória, entre outros. 

Acontece Feevale

Veja mais

Histórico

banner cetral - Biblioteca Câmpus I

Biblioteca do Câmpus I – Gastão José Spohr

Com a criação da primeira sede da Universidade Feevale em 1968, hoje Câmpus I, deu-se início ao acervo da biblioteca voltado às temáticas dos primeiros cursos oferecidos. A Biblioteca ocupou diferentes espaços até a atual instalação no térreo do Câmpus Sede, que foi inaugurada em 2000 e recebeu o nome de Gastão José Spohr. Em 2015 o espaço foi ampliado, totalizando uma área de 742,49m² e englobando a biblioteca infantil, ambiente lúdico que desperta a curiosidade e instiga a criança a entrar no mundo dos livros.

banner central - Biblioteca Câmpus II

Biblioteca do Câmpus II – Paulo Sérgio Gusmão

Com a criação do Câmpus II deu-se início ao acervo da Biblioteca do Câmpus II, que ocupou um pequeno espaço no módulo I, hoje conhecido com prédio Lilás, para atender à demanda do curso de Ciência da Computação. Com o crescimento da oferta de cursos, no mês de abril de 1997, a biblioteca passou a ocupar uma nova área física localizada no Bloco 1 do Módulo III, atual prédio Verde, e passou a se chamar Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, como homenagem a um dos sócios-fundadores da mantenedora da Feevale, a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo(Aspeur), figura pública envolvida em inúmeros projetos comunitários da região. Tendo em vista as necessidades decorrentes das demandas da comunidade acadêmica e o crescimento do acervo, fez-se necessária uma ampliação e, para tanto, foi construído no ano de 2000 e inaugurado em fevereiro de 2001 o prédio Laranja, no qual a Biblioteca ocupou inicialmente três pavimentos, totalizando cerca de 1.890 m², sendo o quarto pavimento ocupado pela Reitoria. Com o crescimento constante, a Reitoria foi transferida para o prédio Lilás e a Biblioteca passou a ocupar todos os pavimentos do prédio Laranja. Transcorridos aproximadamente 15 anos, novamente para acompanhar o crescimento da instituição, a Biblioteca também precisou crescer e, em agosto de 2015, deu-se início à obra de ampliação que foi finalizada em fevereiro de 2017, totalizando uma área de 5.900 m².  Com um alto investimento, o prédio foi ampliado em 3.300 m² e aumentou a sua capacidade de armazenamento em 80%. Além de maiores, os espaços foram totalmente remodelados, atendendo às tendências mundiais e às sugestões dos acadêmicos, informadas nas pesquisas institucionais. Com a conclusão da obra, a Biblioteca passou da função de depositária do acervo e de local de estudo tradicional para um espaço multiuso, de convivência, ofertando ambiente aconchegante, interativo, e de aprendizado, que estimula a construção do conhecimento. Localizada na parte central do Câmpus II, a biblioteca passou a contar com novas tecnologias da informação e comunicação, além de salas de estudos com vista privilegiada da cidade. A grande novidade foi a adoção da tecnologia Radio Freqency Identification (RFID), que permite a automação e a agilidade nos serviços. Com ela, os acadêmicos contam com mais autonomia e passaram a realizar o autoempréstimo e a autodevolução de livros, sem a necessidade de intermediação de atendimento físico no balcão.

Banner central - Ministrantes

Quem foi Gastão José Spohr

Nasceu na cidade de Novo Hamburgo, no dia 13 de setembro de 1926, filho de Albino Alfredo Spohr e Maria Hortência Spohr. Graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no curso de Ciências Econômicas, em 1949. Casou-se com Lilian Theresinha Jaeger Spohr, em 1953, com quem teve cinco filhos. Fundou, juntamente com um colega, a indústria Eletrônica Argos S/A, transferida para São Paulo em 1959. De 1950 a 1953, assessorou a Diretoria da fábrica de pregos Hugo Gerdau S/A. Foi delegado da Associação Comercial de Novo Hamburgo, junto à FEDERASUL, no período de 1954 a 1957. Em 1964, assumiu o cargo de Diretor do Curtume Pinheiros S/A, no qual permaneceu até a sua aposentadoria em 1988. Em 1969, juntamente com um grupo de lideranças da comunidade, criou a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale. A partir dessa data, teve a oportunidade de ocupar, nesta Associação, todos os cargos da Diretoria, exercendo, por duas vezes, a Presidência, nos períodos 1973/75 e 1987/89. Foi presidente da Comissão de Aquisição do Prédio do antigo Colégio São Jacó, junto à Direção Dos Irmãos Maristas. Nesse local, foi instalada a Feevale, hoje Campus 1. Foi membro do Rotary Clube de Novo Hamburgo e do Instituto Histórico de São Leopoldo. Publicou a monografia “O Município de Novo Hamburgo”, na Revista “O Observador” - Econômico Financeiro, em agosto de 1949. Em maio de 1952, publicou a obra “Floresce a Acácia Negra do Rio Grande do Sul”, originalmente publicada na Revista Observador, no Rio de Janeiro, sendo esta obra traduzida para o inglês e publicada no Boletim Comercial do Brasil, em nova York, em 15 de dezembro de 1952. Em 1990, foi Co-Fundador da Fundação Cultural de Novo Hamburgo, ocupando, até ao ano 2000, o cargo de curador.  Foi presidente do Conselho dos Ex-presidentes da Aspeur. Faleceu em 22 de maio de 2002.

Banner central - Ministrantes

Quem foi Paulo Sérgio Gusmão

Nasceu na cidade de São Leopoldo em 8 de dezembro de 1924. Filho de Maria Emília de Paula e João Silveira Gusmão, iniciou seus estudos em Porto Alegre e os concluiu no Colégio São Luiz, em São Leopoldo, onde formou-se em Contabilidade. Aos 17 anos, mudou de área e optou pelo jornalismo. Criou seu primeiro jornal, o Record, com oito páginas e mil exemplares de tiragem. Desenvolveu artigos, buscou notícias, projetou anúncios e vendeu publicidade. Distribuía seu jornal de casa em casa. Em 1957, com seu irmão Mário Alberto Gusmão, fundou um novo jornal em São Leopoldo, o SL. Em 1960 iniciou o NH, que, na época, era semanal. Em sua vida, envolveu-se em inúmeros projetos comunitários. Contribui com a criação da Universidade Feevale, sendo um dos sócios-fundadores da Associação Pró-Ensino em Novo Hamburgo (Aspeur). Faleceu em 19 de fevereiro de 1997, em Novo Hamburgo. Deixou o legado de seu trabalho e a lição de humanidade em seu desprendimento e comprometimento com a comunidade.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais