Rede internacional de pesquisa busca soluções para o tratamento da água | Universidade Feevale

Rede internacional de pesquisa busca soluções para o tratamento da água

06/12/2019 - Atualizado 16h32min

tratamento água

Comitiva composta por sete países se reúne na Universidade Feevale dia 11 de dezembro

Na próxima semana, a Universidade Feevale receberá uma comitiva de 16 pesquisadores do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento - Cyted. Trata-se de um programa multilateral de cooperação intergovernamental em ciência e tecnologia, com o objetivo de promover a pesquisa e o desenvolvimento da América Latina, e do qual a Feevale faz parte por meio do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais. Dia 11 de dezembro, a Instituição realizará uma série de atividades com professores de Argentina, Chile, México, Peru, Portugal, Espanha e Brasil, a fim de reforçar a rede de pesquisas do Cyted.

As atividades da comitiva integram o projeto de pesquisa Processos de membranas como melhores técnicas disponíveis para reuso de água e de insumos - Aquamemtec, apoiado pelo Cyted. O projeto visa criar uma rede de cooperação no tema de reaproveitamento e tratamento de água, formada por grupos de pesquisa de nove universidades ibero-americanas: Universidade Feevale e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil, Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional del Litoral, na Argentina, Universidad de Santiago de Chile, no Chile, Universidad de Guanajuato e Universidad Nuestra Señora de La Paz, no México, Instituto Superior Técnico, em Portugal, Universidad Nacional de Trujillo, no Peru, e Universitat Politècnica de València, na Espanha.

Além dos grupos das universidades, representantes de empresas participarão do encontro, para que a discussão seja conduzida a partir de demandas e pela busca de soluções viáveis econômica e tecnologicamente. O intuito será promover seminários relativos a pesquisas e ações na área do reaproveitamento e tratamento da água, bem como a criação de escolas anuais, visando à formação de alunos de graduação e pós-graduação.

tecnologias limpas

Laboratório Aquário, no CTL da Feevale

Programação

Às 9h, será feita uma visita ao Polo Petroquímico de Triunfo - onde a Feevale possui uma unidade móvel do Laboratório Aquário – com o acompanhamento do coordenador do PPG em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, Marco Antonio Siqueira Rodrigues. Já pela tarde, a comitiva irá ao Laboratório Aquário, no CTL, no Câmpus II, em Novo Hamburgo (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo), acompanhados, também, por Rodrigues. Já as 15h30min, no auditório da Biblioteca do Câmpus II, acontecerá a recepção oficial, com a diretora de Relações Internacionais e Institucionais (DRII), Paula Cundari.

Integrantes da comitiva

  • Universidad Nacional de Trujillo – Peru: Croswel Aguilar
  • Instituto Superior Técnico – Portugal: Diogo Miguel Franco Santos
  • Universidad Nacional del Litoral – Argentina: Fernanda Albana Marchesini, Eduardo Miró, Maria Alícia Ulla e Marcos Zingaretti
  • Universidad de Santiago de Chile – Chile: Gerardo Cifuentes
  • Universidad de Buenos Aires – Argentina: Graciela Gonzalez
  • Universidad de Guanajuato – México: Maria del Pilar Gonzalez Muñoz
  • Universidad Nuestra Señora de La Paz – México: Maria Guadalupe Sanchez Loredo
  • Universitat Politècnica de València – Espanha: Montserrat García Gabaldón
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Brasil: Andrea Moura Bernardes, Alan Heberle, Alexandre Giacobbo, Alvaro Meneguzzi e Salatiel Wohlmuth da Silva