Feevale realiza o primeiro processo seletivo para doutorado em Indústria Criativa | Universidade Feevale

Feevale realiza o primeiro processo seletivo para doutorado em Indústria Criativa

30/01/2024 - Atualizado 08h39min

Curso deverá contribuir para o desenvolvimento da área no Estado

Industria Criativa

As inscrições para o primeiro processo seletivo do Doutorado Profissional em Indústria Criativa da Universidade Feevale poderão ser realizadas no período de 14 a 26 de fevereiro. A implantação do curso, o primeiro da área no país, foi aprovada no ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, diz que essa é uma grande conquista da Universidade Feevale para consolidar o sistema de pesquisa e pós-graduação. “O doutorado será um excelente espaço de discussão e geração de novas ideias para o desenvolvimento da área de indústria criativa no Estado”, ressalta. O coordenador do curso, Cristiano Max, destaca que o doutorado buscará solucionar problemas complexos dentro do setor criativo. “É importante termos uma área com concentração de estudos específica, inclusive para que possamos ter pesquisas mais maduras, que possam trazer resultados impactantes para a sociedade, como o mestrado na área já vem fazendo”, afirma.


Processo seletivo

As inscrições para o doutorado em Indústria Criativa poderão ser realizadas do dia 14 até as 22h do dia 26 de fevereiro, em feev.as/doutorado. No total, são oferecidas oito vagas, distribuídas conforme o resultado da seleção dos candidatos e de acordo com a disponibilidade dos professores orientadores. Há a possibilidade de bolsas equivalentes a 50% e 60% do valor da mensalidade, além de bolsas oriundas de projetos de pesquisa.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: análise de documentos (eliminatória) e entrevista individual (classificatória e eliminatória). A divulgação do resultado final acontecerá no dia 13 de março e a matrícula no período de 18 a 20 do mesmo mês. As aulas terão início em 21 de março e o curso terá duração de 48 meses. Mais informações, como área de concentração, áreas de atuação e perfil profissional, podem ser obtidas no site www.feevale.br/pgindustriacriativa.


Indústria criativa

A indústria criativa caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual seus principais valores. Sua natureza interdisciplinar exige processos de colaboração e cooperação que articulem habilidades criativas e de gestão. Busca, assim, novos conceitos e produtos, bem como sua realização em diferentes modelos de negócios, adaptados ao mundo contemporâneo.

Em seu conjunto de atividades, a indústria criativa abrange as artes, os jogos, a comunicação, o design, o audiovisual, a computação, a tecnologia e outras áreas que se estruturam a partir da criatividade. É do equilíbrio entre criatividade, empreendedorismo e gestão que resulta o crescimento de uma indústria que transforma produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação em valores, apontando novos caminhos para quem deseja descobrir como criar espaços profissionais em um mundo em que a capacidade de criar e executar é extremamente valorizada.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.