Feevale integra Rede MetroPOA | Universidade Feevale

Feevale integra Rede MetroPOA

09/05/2019 - Atualizado 13h04min
Convênio Rede MetroPOA

Cleber Prodanov participou da cerimônia de assinatura do contrato de cooperação da Rede MetroPOA para o Vale do Sinos, nesta quarta-feira, dia 8

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, participou da cerimônia de assinatura do contrato de cooperação da Rede MetroPOA para o Vale do Sinos, nesta quarta-feira, 8, no auditório do Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos). A MetroPOA, que faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), passará por Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O evento contou com representantes de outras instituições de ensino, com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Luís Lamb, com a presidente do consórcio, Liane Taronco, e com o diretor geral da RNP, Nélson Simões.
 
Com a expansão dos cabos de fibra ótica para o Vale dos Sinos, as instituições de ensino e pesquisa da região poderão desfrutar de acesso à internet em alta velocidade e colaborar entre si com a mesma qualidade de conexão oferecida na capital gaúcha. “Temos o objetivo de levar essa infraestrutura da RNP para todo o Estado, para fazer com que as condições de trabalho, acadêmicas e de estudo sejam compatíveis com o que necessitamos”, disse Lamb.
 
“Isso está dentro do princípio de colaborarmos com outras universidades, outros centros de pesquisa, para melhorar a infraestrutura, reduzir custos e aumentar a qualidade. Essa parceria é extremamente importante para melhorarmos o nosso acesso e termos um trabalho mais qualificado”, afirmou Prodanov. As obras estão previstas para iniciar ainda este mês, para que os equipamentos sejam implantados em junho. 
 
Pelo acordo de cooperação técnica, a RNP cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão, de cerca de 85 km. Em contrapartida, o provedor cede à RNP um par de fibras ópticas, que passará por diversas cidades no Vale do Sinos, compreendendo cerca de 100 km, o que duplica a extensão atual da MetroPOA. 

As principais organizações que compõem a RNP são instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus. Além da Feevale, as instituições de ensino que assinaram o termo de cooperação e expansão durante o evento foram: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade La Salle, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Canoas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) Sapucaia do Sul, IFSul Gravataí e Santa Casa.

* Na foto, da esquerda para a direita: Sandro Rigo, decano da Escola Politécnica da Unisinos, Cleber Prodanov, reitor da Feevale, e Nélson Simões, diretor geral da RNP.
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.