Estudantes de Educação Básica mostram seus projetos científicos | Universidade Feevale

Estudantes de Educação Básica mostram seus projetos científicos

29/10/2018 - Atualizado 30/10/2018 10h45min
FIP

Feira de Iniciação à Pesquisa integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Nos dias 6 e 10 de novembro, alunos de Educação Básica da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação e de outras escolas de Novo Hamburgo e região metropolitana apresentarão resultados de pesquisas científicas desenvolvidas em sala de aula. A Feira de Iniciação à Pesquisa, que integra o programa Inovamundi da Universidade Feevale, acontece no Câmpus II da Instituição, das 9h às 11h30min. O intuito é estimular, nos alunos das escolas de educação básica e tecnológica de Novo Hamburgo e municípios vizinhos, a vivência e a troca de conhecimentos científicos na Educação Básica e Profissionalizante. Neste ano, a FIP conta com cerca de 200 trabalhos produzidos por alunos da Escola de Aplicação Feevale e cerca de 100 desenvolvidos por estudantes de outras escolas, a maioria da rede pública, um recorde entre todas as edições.

A FIP foi contemplada pelo edital CNPq/MCTIC – Seped nº 14/2018 e, por isso, integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Nesta edição, os trabalhos inscritos submetidos à FIP deveriam ter a temática de um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): 1. Erradicação da Pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3. Saúde e Bem-Estar; 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Gênero; 6. Água Limpa e Saneamento; 7. Energias Renováveis; 8. Trabalho Decente e crescimento econômico; 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10. Redução das Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; 15. Vida Terrestre; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17. Parcerias pelas metas. 

No dia 6, se apresentarão alunos das Etapas Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola Feevale e estudantes de escolas externas. Na segunda etapa de apresentações, dia 10, será a vez de alunos da Educação Infantil e Etapas Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Feevale mostrarem seus trabalhos. As sessões de apresentação serão gratuitas e abertas à comunidade. Além disso, serão realizadas, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), de Portugal, três oficinas sobre adaptação de brinquedos para crianças com deficiência, no contexto da realização da campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos. Essas oficinas acontecerão na Universidade Feevale, estando abertas aos alunos da Escola. A ação consiste na arrecadação de brinquedos com um sistema eletrônico simples, que, depois de adaptados, serão doados a crianças com deficiência.

Sobre o Inovamundi

O Inovamundi apresenta os resultados dos conhecimentos científicos, tecnológicos e extensionistas de acadêmicos de educação básica, graduação e pós-graduação. Organizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), o evento busca estimular a produção, a divulgação e a discussão dos trabalhos realizados por estudantes da Feevale e de outras instituições de ensino no Brasil e no exterior.  As atividades tiveram início dia 22.

O programa é composto por quatro grandes eventos: Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP), que promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica; Feira de Iniciação Científica (FIC), que fortalece a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados; Salão de Extensão (SE), momento de divulgação de resultados e ações decorrentes das práticas extensionistas, ou seja, em projetos sociais; e Seminário de Pós-graduação (SPG), atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores de pós-graduação. 

Ao todo, foram aprovados mais de 1.400 trabalhos nestes quatro eventos. Mais informações podem ser obtidas no site www.feevale.br/inovamundi
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.