Aula Magna abordou a temática Comunicação e Política | Universidade Feevale

Aula Magna abordou a temática Comunicação e Política

05/09/2018 - Atualizado 11h51min

Na noite desta segunda-feira, 3 de setembro, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Feevale promoveu a Aula Magna dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas. A temática deste semestre foi Comunicação e Política. O evento contou com a presença da profissional de Relações Públicas, Tânia Almeida; e dos jornalistas João Ávila e Kelly Matos.

Tânia explicou como é o papel do profissional durante as eleições. “Durante a campanha eleitoral, o relações públicas pode auxiliar na parte de media training, questão de vestuário, gestual e dicção, para melhorar os pontos positivos do candidato”. Para Ávila, editor e colunista de política do Jornal NH, uma das dificuldades de cobrir as eleições municipais é o fato de que, durante a cobertura, se encontra muitas pessoas da comunidade que se candidatam e tentam se aproximar para ganhar visibilidade. “Em 2009, criamos um manual para a cobertura das eleições, encaminhamos para quem trabalha no jornal e para os partidos.  Explicamos que o espaço é igual para todos e definido muito antes das eleições”. Já Kelly Matos, jornalista do Grupo RBS, contou um pouco de sua experiência como correspondente de política em Brasília, onde fez a cobertura do mensalão e teve que explicar todos os termos para a população entender. “Acredito que, enquanto repórter, tenho como propósito fazer as pessoas entenderem a política”, ressaltou.


Acadêmicos da Feevale serão voluntários na cobertura eleitoral

Durante a aula magna dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, a professora da Universidade Feevale, Cristiane Weber, anunciou a participação voluntária de acadêmicos na cobertura eleitoral, no dia 7 de outubro. Os alunos dos cursos de Jornalismo e Fotografia farão a cobertura diretamente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, além de outras zonas eleitorais, como as da cidade de Novo Hamburgo e municípios vizinhos. O objetivo é transmitir as informações e acompanhar cada minuto do pleito, com extensa cobertura nos canais de comunicação da Agência Experimental de Comunicação (Agecom) e na Rádio Web do Tribunal.

Ainda em setembro, haverá um workshop com integrantes da imprensa do Tribunal para as regras da cobertura. A coordenadora do curso de Jornalismo, Adriana Stürmer, destacou que essa é mais uma oportunidade de contato com o mercado de trabalho que a Feevale proporciona aos estudantes. “É uma iniciativa que vem de dentro da Agecom, em um momento muito importante do nosso País”. Os estudantes interessados já podem realizar as inscrições por meio do link https://goo.gl/LKdZbC.

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais