Artigo sobre evento inclusivo da Feevale recebe prêmio nacional | Universidade Feevale

Artigo sobre evento inclusivo da Feevale recebe prêmio nacional

23/11/2023 - Atualizado 15h06min

Atividade “Estilizando sua cadeira de rodas” foi reconhecida pela Associação Brasileira de Ergonomia

prêmio Da esquerda para direita, Tcheice, Jacinta e Michele

Um texto acadêmico sobre o evento Estilizando sua cadeira de rodas, promovido pela Universidade Feevale para proporcionar um espaço de criatividade e inclusão aos usuários de cadeiras de rodas, foi premiado em um evento nacional. O artigo Ergodesign como ferramenta para a inclusão social de usuários de cadeira de rodas foi agraciado nesta quarta-feira, 22, com o Prêmio Abergo de ESG: Inclusão e Acessibilidade, do XXIII Congresso Brasileiro de Ergonomia (Abergo 2023), promovido pela Associação Brasileira de Ergonomia, com apoio do Instituto Guga Kuerten. O trabalho foi desenvolvido pela professora Jacinta Renner e pelas acadêmicas Tcheice Laís Zwirtes e Michele Barth, no âmbito do programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social.

Conforme a professora Jacinta, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho social feito pela Feevale e pelo tripé desenvolvido pela Universidade em pesquisa, ensino e extensão. “O fato de o Instituto Guga Kuerten ter vindo especialmente ao evento para nos entregar esse prêmio é motivo de orgulho para todo o PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, principalmente para os nossos alunos que, com atividades como essa, são envolvidos em ações realmente comunitárias”, afirma.


Saiba mais sobre o trabalho que deu origem ao prêmio

O artigo relatou todo o passo a passo do Estilizando sua cadeira de rodas, que foi promovido pela Universidade em 2019 e 2022. Nessas duas oportunidades, 29 usuários de cadeiras de rodas, entre 5 e 62 anos, participaram de oficinas de criatividade para personalizar suas cadeiras e, após, apresentaram os resultados em desfiles. A customização do material contou com o auxílio de voluntários, entre estudantes, funcionários, pesquisadores e professores da Feevale, e usuários de cadeiras de rodas das regiões Metropolitana, Vale do Sinos e Encosta da Serra que tiveram seus veículos personalizados.

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex), com a participação de programas de pós-graduação, cursos de graduação, programas de ensino e projetos sociais da Universidade. Teve apoio, ainda, de associações não governamentais e da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.


Sobre o Abergo 2023

O XXIII Congresso Brasileiro de Ergonomia, que se iniciou nesta terça-feira, 21, e segue até a sexta-feira, 24, acontece em Florianópolis (SC), busca promover um espaço de interação e discussão entre todos interessados em ergonomia, visando ao desenvolvimento da área. Com o tema A profissão do ergonomista no Brasil: competências, habilidades e formação, as atividades contam com palestrantes nacionais e internacionais, workshops, mesas-redondas, simpósios, sessões de temas livres e de pôsteres e expositores.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.