Sobre o Projeto

Criado em 2007, a partir de demandas levantadas pela Feevale, o projeto Jovem Aprendiz é desenvolvido com foco na preparação para o mercado de trabalho e cidadania dos jovens provenientes de famílias de baixa renda, a partir de atividades integradas nas áreas técnicas e humanas. O curso é direcionado à área de informática, mas os alunos participam, também, de aulas de português, inglês e psicologia, palestras e visitas a empresas e eventos de tecnologia.

O projeto tem como proposta assegurar a inclusão de jovens nas dimensões social, cultural e profissional. Além disso, garante espaços para atividades de extensão à comunidade acadêmica, constituindo um ambiente privilegiado de interlocução entre ensino, pesquisa e extensão, que possibilita uma visão mais ampla da profissionalização de jovens e de inclusão social.

Seu diferencial é a formação integral do jovem que, além do conhecimento técnico, desenvolve diversos saberes que irão compor o perfil de um profissional qualificado. Considera-se que, com base nessa formação, cada um poderá construir sua história de forma ética e cidadã, utilizando-se dos conhecimentos obtidos no curso para seu crescimento pessoal e profissional.

A partir de 2013, o projeto passou a ser reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego como certificador do programa Menor Aprendiz, tornando-se uma referência para as empresas da região na contração de menores aprendizes qualificados para a inserção no mundo do trabalho.

Promove-se, assim, a preparação de adolescentes em situação de vulnerabilidade social para o trabalho e para a vida, estendendo os benefícios da educação e do ensino técnico a um segmento da população com poucas possibilidades de acesso ao progresso pessoal e profissional, contribuindo para o desenvolvimento comunitário sustentado.
O foco tecnológico do projeto tem como base a formação tecnológica, com grande parte do curso focado em Informática, com os conteúdos de Microinformática, Sistema Operacional Windows, Hardware, Aplicativos de Escritório (Word, Excel, Powerpoint), Edição de foto/vídeo, Linux, HTML, Lógica de Programação e Programação Estruturada. Disciplinas como Português, Inglês e Psicologia complementam a formação humana, com foco nas habilidades de comunicação e expressão, consideradas fundamentais para o ingresso no mercado de trabalho. Ainda complementam a formação oficinas variadas  tendo como foco o mercado de trabalho e a tecnologia, visitas técnicas a empresas de tecnologia, feiras e à Universidade Feevale, de maneira que o jovem compreenda melhor seu entorno social. 

A carga horária do curso é de 920 horas teórico-práticas, podendo ser realizadas integralmente no projeto ou em atividades como aprendiz na empresa.

Público-alvo

O público atendido pelo projeto é formado por alunos da rede pública de ensino, com idade entre 15 e 21 anos, cursando o Ensino Médio ou formados em escola pública e cuja renda familiar não ultrapasse 1,5 salário mínimo por morador da residência. O projeto é gratuito e fornece aos participantes material didático e uniforme.

Vantagens do participante do projeto


Durante seu período de participação no projeto, o jovem possuirá um login e senha de acesso, com a qual poderá utilizar os laboratórios da Universidade Feevale bem como acesso a bibliotecas e demais dependências da Universidade Feevale. Na cerimônia de formatura oferecida pela Universidade Feevale, os aprovados receberão certificação referente aos conteúdos do projeto.

O jovem também recebe uniforme e tem a possibilidade de, durante a realização do curso, trabalhar como aprendiz em uma das empresas parceiras do projeto. 

Perfil do formado


Ao formar-se, o jovem apresenta o seguinte perfil:
  • Disposição para realizar trabalhos individuais e/ou em equipe, estabelecendo relações interpessoais produtivas;
  • Autonomia na busca de soluções para problemas vivenciados no dia-a-dia;
  • Capacidade de tomar iniciativa para a realização de tarefas pertinentes às rotinas de serviços e apoio administrativo;
  • Habilidade em operar microcomputadores, no que diz respeito ao uso de softwares, além de noções de hardware e redes;
  • Capacidade de expressão oral e escrita;
  • Potencialidade empreendedora.
 

Imagens

 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais