Ministrantes | Universidade Feevale

Ministrantes

Luis Cláudio Mubarac

Nascido em Rio Claro, SP, em 1959, Claudio Mubarac reside desde 1978 em São Paulo, onde se graduou em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, em 1982. Nos anos de 1994 e 1995, foi professor conferencista de gravura e desenho da instituição, onde defendeu seu doutorado em 1998. Entre 1984 e 2003, lecionou gravura na Fundação Armando Álvares Penteado -FAAP- e foi orientador do Ateliê de Gravura Museu Lasar Segall, cuja coordenação assumiu a partir de 1989. Desde 2004, é professor de desenho e gravura da ECA/USP, com dedicação exclusiva, na graduação e no Programa de pós-graduação em Artes Visuais, tendo obtido a livre-docência em 2010. Como artista, tem trabalhos em acervos de vários museus, como por exemplo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no MAM/SP, MAM/Rio, MAC/USP, Museu Nacional de Belas Artes, Museu de Arte Brasileira, Museu de Gravura de Curitiba, Centro Cultural São Paulo, Instituto Cultural Itaú, Gabinete de Estampas da Biblioteca Nacional da França, Biblioteca de Alexandria, tendo realizado mais de cento e cinquenta exposições desde 1980, individuais e coletivas, dentro e fora do Brasil. Recebeu várias bolsas de estudo em sua carreira, com destaque para as residências na Cité Internacional des Arts, França; no Tamarind Institute, Estados Unidos; London Print Workshop, na Inglaterra e Civitella Ranieri Center, Itália. Desde 2005 tem feito curadorias para diversas instituições no Brasil, dentre as quais se destacam “O desenho estampado: a obra gráfica de Evandro Carlos Jardim”(2005), que recebeu o Prêmio Bravo de melhor exposição do ano, “Valongo: xilogravuras de Fabrício Lopez” (2009), “Quatro Ensaios Gráficos” (2012/2013) e Imagem(gráfica) 2014/2015, em parceria com Carlos Martins, todas para a Pinacoteca do Estado de São Paulo; “Das dez mil faces: a gravura de Madalena Hashimoto” (2008), para o Instituto Moreira Salles; “Gilvan Samico: primeiras estórias”, Centro Universitário Maria Antônia (USP), com Priscila Sacchettin, e “Goeldi/Jardim: a gravura e o compasso”, a ser inaugurada em março de 2015, para o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. 

Ligia Medeiros

Possui graduação em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ, mestrado em Art and Design Education pela University of London e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Desenvolve pesquisa sobre aspectos cognitivos do processo projetual a partir de uma taxonomia de registros gráficos. O tópico se desdobra em pesquisas acadêmicas a partir da observação da prática de projeto de produto e conexões com estudos sobre metodologias projetuais. O estudo tem implicações para a pedagogia do projeto e para a produção de conhecimento sobre o processo criativo apoiado na graficacia.

Ministrantes das oficinas

Alexandre Rosa Bento

Arquiteto e Urbanista graduado em arquitetura e urbanismo na Ritter dos Reis em 2000; especialista em patrimônio cultural em centros urbanos (FAU-UFRGS) em 2006; mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS em 2008. Sócio do Escritório de Arquitetura Bento Arquitetos até novembro de 2015 e Proprietário do Superstudiob desde agosto de 2008. Professor de Arquitetura na Universidade Feevale. Possui projetos arquitetônicos e de interiores nas áreas residenciais, comerciais.

Daniel Pitta Fischmann

Natural de Porto Alegre, RS. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, Mestre em Arquitetura PROPAR/UFRGS, atualmente doutorando PROPAR/UFRGS na área de Teoria, História e Crítica da Arquitetura. Exerce atividade docente desde 1998, atuando nas áreas de projeto arquitetônico, desenho e computação gráfica. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Centro Universitário IPA Metodista. Atuou como Coordenador-adjunto e de Extensão no Centro Universitário Ritter dos Reis. Exerce atividade profissional em escritório próprio, com obras e projetos em diversas escalas.

Igor Escalante Casenote

Doutorando em Design (UFRGS). Graduação em Design Visual com Ênfase em Marketing (ESPM). Mestrado em Design Estratégico (UNISINOS). Coordenador do curso de Design e do Centro de Design da Universidade Feevale; leciona disciplinas na área de desenvolvimento e gestão de projetos. Experiência nas áreas de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Processos Gerenciais. Foi elaborador de itens do INEP para o ENADE na área de Design em 2012 e diretor de assuntos acadêmicos (ApDesign) em 2015.

José Arthur Fell

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela ULBRA-Canoas (1989) e mestrado em Arquitetura pela UFRGS (2002). Atualmente: professor adjunto na Universidade Feevale, nos cursos: Arquitetura e Urbanismo; Design de Interiores. Experiência em: desenho, pintura e design gráfico e de mobiliário; arquitetura, design, projeto e construção; estudos em ética profissional, desenho perspéctico, psicologia ambiental, arquitetura interior e exterior, elaboração criativa para o projeto.

Marcelo Ricardo Zeni

Formado em Artes visuais pela Universidade Feevale (1990), especialização em Design gráfico, arte na comunicação pela Unisinos (2005) atualmente exerce a docência nos cursos de Moda e Design da Universidade Feevale nas disciplinas de computação gráfica, materiais e processos gráficos e metodologia visual. Atuou como designer gráfico em estúdios de comunicação (1987-2003).

Paulo Ricardo Bregatto

Arquiteto e urbanista (Ulbra), especialista em planejamento urbano e habitacional (Ulbra), mestre em arquitetura (Propar / Ufrgs), professor nas faculdades de arquitetura e urbanismo da PucRS e Ulbra, membro do grupo Croquis Urbanos de Porto Alegre, membro do conselho superior do Iab-RS, desenvolve prática privada no escritório BREGATTO arquitetos Ltda.