Universidade Feevale lança desafios de inovação | Universidade Feevale

Universidade Feevale lança desafios de inovação

31/08/2018 - Atualizado 08h50min

Premiação total é de R$ 160 mil, distribuídos em bolsas de graduação e pós-graduação

A Universidade Feevale lançou na noite desta terça-feira, 28, os dois primeiros desafios do Programa de Inovação Aberta, que tem como objetivo dar condições para o surgimento de startups e spin-offs. A ideia é incentivar a comunidade acadêmica e a sociedade a criarem a sinergia necessária para o desenvolvimento de projetos voltados a soluções inteligentes para problemas reais da Instituição e de empresas instaladas no Feevale Techpark.

Um dos desafios, chamado de Plataforma Onn, busca parceiros que tenham potencial para o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de administrar a inovação aberta, desde a concepção de desafios, gerenciamento e avaliação de ideias, até o armazenamento destas. Ou seja, o sistema web servirá para fazer a gestão da inovação aberta.

O outro desafio, o Feevale Create, é voltado a pessoas que tenham potencial para constituir uma empresa capaz de criar uma linha de produtos da marca Feevale, com possibilidade de utilização da infraestrutura da Universidade. O produto resultante desse desafio deverá ser uma proposta de posicionamento de produtos e o portfólio de produtos a serem desenvolvidos para a marca Feevale, contemplando itens de vestuário, decoração, perfumaria e calçadista, entre outros.

Conforme a pró-reitora de Ensino Angelita Renck Gerhardt, essa é uma forma diferente de envolver a comunidade acadêmica e a sociedade. “A Universidade Feevale adota o slogan Conhecimento para inovar o mundo há muitos anos, mas não basta a Instituição ser inovadora. Queremos que nossos acadêmicos pensem de maneira diferente, vivam de forma inovadora”, afirma. Segundo ela, muitos outros desafios serão lançados, vinculados inclusive à formação, agregando horas curriculares. “Nossa intenção é que essa inovação saia da Instituição e permeie todas as atividades dos nossos estudantes, para que possamos criar um grande ambiente de inovação na região”, conclui. Para a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, o grande ganho para os acadêmicos é o networking, a oportunidade de conhecer diferentes pessoas, a troca de experiências com mentores, a visibilidade e a possibilidade de viabilizar startups e spin-offs.

Podem participar dos desafios pessoas físicas, sem vínculo empregatício com a Universidade Feevale, preferencialmente estudantes e egressos da Instituição. Os interessados devem ter formação completa ou em andamento na área da tecnologia da informação ou áreas afins para o primeiro desafio e na área da indústria criativa, publicidade e propaganda, design, moda e afins, para o segundo desafio.

A premiação, tanto para a Plataforma Onn como para o Feevale Create, será de R$ 80 mil, distribuídos em bolsas de graduação e/ou pós-graduação na Instituição. As propostas deverão ser enviadas até o dia 16 de outubro, por meio de cadastramento em www.feevale.br/onn. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail dinova@feevale.br.

Next Feevale

O lançamento dos desafios ocorreu durante a segunda edição do Next Feevale, programa promovido pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale que visa instigar o potencial empreendedor dos participantes, por meio de palestras, cursos, workshops e atividades diferenciadas. O evento reuniu cerca de 1.500 pessoas no Teatro Feevale, que ouviram um pouco da trajetória de Pietra Strassburger Scheffel, acadêmica de Engenharia de Produção que empreendeu e está há quatro meses no mercado com a startup Akitti Acessórios, incubada no Feevale Techpark. Outro case, apresentado por Laís Ribeiro, foi o da empresa O Amor é Simples, que revolucionou a indústria de casamento no Brasil e deverá atingir um milhão em vendas até o final deste ano.

Finalizando o evento, Camila Farani, uma das mulheres mais empreendedoras do mercado brasileiro atual, falou sobre como vencer tubarões. Integrante do elenco do reality show Shark Tank Brasil, exibido pelos canais Sony e Band, ela deu dicas de negociação e estratégia. Para ela, a primeira negociação que as pessoas devem fazer é com elas mesmas. “Também é necessário tornar a concorrência insignificante e trilhar caminhos que ainda não existem”, aconselhou, acrescentando que pessoas felizes negociam melhor. Camila atua em duas frentes: como empreendedora e como investidora-anjo. Premiada como melhor investidora-anjo no Startup Awards 2016, ela é fundadora do Grupo Boxx (alimentação) e FizCon (inovação). Também cofundou o Mulheres Investidoras Anjo, de incentivo a mulheres empreendedoras, e presidiu o Gávea Angels, um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil. Recentemente fundou a butique de investimentos G2 Capital, onde continua apostando em novas empresas de tecnologias.

Confira as fotos do evento:

Next Feevale - A Inovação Aproxima
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
Câmpus III De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h. (51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos
Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h

Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.

Saiba mais