Universidade Feevale e Feevale Techpark integram missão para Holanda, Suécia e Rússia | Universidade Feevale

Universidade Feevale e Feevale Techpark integram missão para Holanda, Suécia e Rússia

Cleber Prodanov, pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale, e Alexandre Peteffi, gestor executivo do Feevale Techpark, partem no dia 10

Inicia na segunda-feira, dia 12, e segue até o dia 23 a Missão Técnica Anprotec 2016 com destino à Holanda, Suécia e Rússia, da qual participam a Universidade Feevale e o Feevale Techpark. A iniciativa é promovida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - Anprotec e realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – Consecti, o Ministério das Relações Exteriores - MRE, Netherlands Organisation for Applied Scientific Research - TNO e o Swedish Incubators & Science Parks - SISP. Durante duas semanas, a delegação brasileira fará visitas a ecossistemas de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos, vinculados a universidades e centros de inovação e negócios dos três países. A missão será finalizada na Rússia, onde acontece a 33ª IASP World Conference (Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação- IASP).

Nessa iniciativa, a Universidade Feevale será representada pelo pró-reitor de Inovação, Cleber Prodanov, e o Feevale Techpark, por seu gestor executivo, Alexandre Peteffi, que viajam no sábado, dia 10. Com o objetivo de, durante as duas semanas de missão, proporcionar contato com os sistemas de inovação de ambos os países, estão previstas visitas a parques tecnológicos, universidades, centros de inovação e negócios, onde serão realizadas reuniões, encontros e diálogos com agentes dos sistemas de inovação locais.

A missão inicia na Holanda, onde os integrantes participarão do Seminário Sobre a Política Pública e Apoio ao Empreendedorismo e Inovação do país. Lá, visitarão o renomado Utrecht Science Park, em Amsterdam, que abriga a sexta melhor incubadora da Europa e apoiou mais de 135 startups até hoje. Também conhecerão a Twenty University, instituição de referência na área acadêmica por sua atuação na área de empreendedorismo, tendo sido uma das inspirações de Burton Clark (UCLA) no desenvolvimento do conceito de Universidade Empreendedora. Ainda na Holanda, realizarão outras diversas visitas técnicas a importantes institutos de inovação.

“Juntamente conosco, participarão dessa missão vários parques tecnológicos e ambientes de inovação brasileiros para, em conjunto, conhecermos referências tecnológicas nos três países que visitaremos. Sendo assim, nosso foco é conhecer modelos de negócio, governança e operacionalização, além de compreender o funcionamento desses atores no ecossistema de inovação local, a fim trazer esses exemplos para o Brasil. Trata-se de uma agenda de cooperação bilateral que visa à formalização de parcerias com empresas, universidade e parques tecnológicos desses países”, explica Prodanov. 

A segunda etapa da Missão Técnica Anprotec 2016 será em Estocolmo, onde, entre demais atividades, a comitiva participará do Seminário sobre a Política Pública e Apoio ao Empreendedorismo e à Inovação da Suécia. Também visitarão o Parque Científico e Tecnológico do Karolinka Institute, um dos mais importantes ambientes de inovação na área de ciências da vida na Europa.  Para o gestor do Feevale Techpark, Alexandre Peteffi, as duas semanas de atividade serão uma oportunidade de entrosamento com o Tecnosinos e o Tecnopuc, que são os novos parceiros do Feevale Techpark. “Durante a missão, vamos aproveitar para estreitar os laços com esses novos parceiros, a fim de planejar ações e programas que possam ser realizados em conjunto no futuro”, destaca.

As atividades serão encerradas em Moscou, na Rússia, onde acontecerá a 33ª IASP World Conference (Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação), que terá como tema “The Global Mind – linking innovation communities for international isation, sustainability and growth”. Durante o evento, os participantes da missão terão a oportunidade de interagir com os principais atores mundiais no segmento de áreas de inovação, liderados pela IASP. “Nossa participação na Conferência será, também, um período de troca em que temos a possibilidade de aprender as melhores práticas em ambientes de inovação de todo o mundo, a fim de replicarmos em nossa região”, aponta Peteffi.


Programação resumida:

HOLANDA
Domingo, 11 de setembro
- Boas-vindas e reunião de alinhamento

Segunda-feira, 12 de setembro
- Seminário sobre a Política Pública a e Apoio ao Empreendedorismo e Inovação da Holanda
- Visita técnica e reunião – Utrecht Science Park

Terça-feira, 13 de setembro
- Visita técnica e reunião - Kennispark Twente

Quarta-feira, 14 de setembro
- Visita técnica e reunião – Yes!Delft
- Visita técnica e reunião - TNO

SUÉCIA
Quinta-feira, 15 de setembro
- Visita ao Ericsson Studio 
- Seminário sobre a Política Pública e o Apoio ao Empreendedorismo e Inovação da Suécia
- Visita técnica e reunião – Kista Science City

Sexta-feira, 16 de setembro
- Visita técnica e reunião – Serendipity Ixora
- Visita técnica e reunião – Karolinska Institutet Science Park
- Reunião de alinhamento

RÚSSIA
Segunda-feira, 19 de setembro
- Atividade Pré-Conferência e credenciamento
- Recepção de boas-vindas da 33ª Conferência Mundial IASP

Terça-feira, 20 de setembro
- Conferência IASP

Quarta-feira, 21 de setembro
- Conferência IASP

Quinta-feira, 22 de setembro
- Conferência IASP
- Reunião de Encerramento

Sexta-feira, 23 de setembro
- Retorno ao Brasil

09/09/2016 - Atualizado 15/09/2016 19h01min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.