Seminário de estudos históricos reflete sobre o ensino e a pesquisa | Universidade Feevale

Seminário de estudos históricos reflete sobre o ensino e a pesquisa

01/06/2017 - Atualizado 15h52min

Evento acontece no Câmpus I da Universidade Feevale

De 5 a 8 junho, acontece o XIII Seminário de Estudos Históricos: RS na contemporaneidade - cenários e intercursos históricos. O evento, que será no Salão de Atos do Câmpus I da Universidade Feevale, traz a reflexão sobre os desafios colocados para a pesquisa e o ensino de História. Além disso, o encontro busca compreender o processo histórico contemporâneo do Rio Grande do Sul, no contexto de construção da cidadania e da memória. As inscrições pela internet podem ser feitas até esta sexta-feira, 2, pelo site www.feevale.br/seminariohistoria2017. Serão aceitas inscrições presenciais no primeiro dia do evento.

Será responsável pela conferência de abertura, dia 5, o historiador e jornalista Luiz Carlos Tau Golin, que também é professor dos cursos de graduação em História e Comunicação da Universidade de Passo Fundo. O arquiteto Eduardo Hahn, professor da Universidade Luterana do Brasil e chefe da Área Técnica da 12ª Superintendência Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o historiador René Gertz, também participarão do seminário.

Durante o evento, a professora e pesquisadora da Universidade Feevale, Magna Lima Magalhães, lançará o livro Associativismo Negro no Rio Grande do Sul, no dia 6, às 18h. A obra é resultado da tese de doutorado de Magna, defendida em 2010. Na mesma noite, o pesquisador e professor adjunto do curso de História e do programa de pós-graduação de Processos e Manifestações Culturais da Feevale, Luiz Maroneze, será o ministrante da palestra Histórias de Novo Hamburgo: 90 anos, sobre o livro, de mesmo nome, organizado e idealizado por ele.

A décima terceira edição do evento é voltada para acadêmicos, professores e demais interessados no tema. O seminário se inicia na segunda-feira, das 18h30min às 22h, e segue na terça-feira, das 15h às 22h, e quarta e quinta-feira das 18h às 22h. Mais informações, como investimento  podem ser encontradas no site de inscrição ou pelo telefone (51) 3586-8822.

Programação:

5 de junho, segunda-feira
18h30min - Credenciamento
19h30min - Conferência de abertura: professor Luiz Carlos Tau Golin

6 de junho, terça-feira

15h - Apresentação de trabalhos
18h - Lançamento do livro Associativismo Negro no Rio Grande do Sul, da professora Magna Lima Magalhães
19h30min - Palestra Histórias de Novo Hamburgo: 90 anos, com o professor Luiz Maroneze
7 de junho, quarta-feira
18h - Mesa 1: Novas pesquisas na área de história do RS
19h30min - Palestra Neonazismo no Brasil, com o professor René Gertz

8 de junho, quinta-feira
18h - Mesa 2: Novas pesquisas na área de História do RS
19h30min - Palestra A preservação do patrimônio cultural no Rio Grande do Sul, com Eduardo Hahn, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)


 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.