Projeto atenderá gratuitamente 200 empresas do Vale do Sinos | Universidade Feevale

Projeto atenderá gratuitamente 200 empresas do Vale do Sinos

23/10/2014 - Atualizado 14h25min
A segunda etapa do Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação Vale do Sinos está recebendo inscrições

A Universidade Feevale e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento (AGDI) realizarão a segunda etapa do projeto Extensão Produtiva e Inovação – Nepi - Vale do Sinos. O projeto está recebendo inscrições, que podem ser realizadas pelo e-mail convenioagdi@feevale.br. A meta de atendimento dobrou em relação à edição anterior - agora, serão selecionadas 200 empresas, que receberão consultoria gratuita nas áreas: gestão, ambiental, melhoria de processo produtivo e inovação, durante um ano. 
 
O Nepi, que busca fomentar o desenvolvimento das empresas gaúchas por meio da eficiência produtiva e da cultura da inovação, é realizado pela AGDI, tendo a Feevale como responsável na região. O público-alvo são as indústrias, preferencialmente de pequeno e médio porte, participantes de APLs – Arranjos Produtivos Locais – e/ou de setores priorizados pelo Sistema de Desenvolvimento do Estado, pelas comunidades regionais e pelos planos de desenvolvimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na primeira etapa do projeto, que aconteceu entre 2013 e 2014, foram realizadas mais de 1300 visitas nas 100 empresas atendidas, com uma média de 13,58 encontros com cada uma delas. Os principais setores atendidos no primeiro ano de projeto foram metal-mecânico (22%); coureiro-calçadista (17%); construção civil (9%); plásticos e borrachas (8%); têxtil (8%); móveis e esquadrias (7%); papel e embalagens (6%); indústrias químicas e cosméticos (5%): TI e eletrônicos (4%); alimentício (4%); outros (10%).
 
Benefícios para as empresas:
- Acesso a novos conhecimentos e absorção da cultura da inovação;
- Ganhos de qualidade e produtividade;
- Geração de desenvolvimento permanente;
- Oferta de linhas para apresentação de projetos vinculados à necessidade de expansão.
 
Como funcionará:
- Inicialmente, será feito um diagnóstico sobre a organização estrutural da empresa;
- Serão atribuídas pontuações em diversos quesitos, como suprimentos, infraestrutura, marketing e vendas, operações e produção mais limpa;
- As empresas serão classificadas em dois grupos: as que tiverem pontuação inferior a 70 serão direcionadas à etapa inicial do projeto, na qual se trabalhará a gestão da empresa, buscando estruturar os processos administrativos; já as que obtiverem pontuação acima de 70, serão assessoradas no sentido de aperfeiçoar o processo produtivo, buscando a máxima eficiência e eficácia;
- A cultura da inovação será trabalhada fortemente, estimulando os empresários e seus gestores a buscarem continuadamente novas tecnologias, pesquisas, desenvolvimento de novos produtos, entre outras ações a serem definidas de acordo com a realidade de cada empresa.

Mais informações:
(51) 3586-8800, ramal 8663
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.