Presidente do IASP participa de Startup Weekend Novo Hamburgo | Universidade Feevale

Presidente do IASP participa de Startup Weekend Novo Hamburgo

03/11/2017 - Atualizado 16h52min
Josep Piqué, presidente do IASP.
Josep Piqué, presidente do IASP.

Josep Piqué esteve presente em evento que aconteceu no último fim de semana na Universidade Feevale


No último final de semana, a Universidade Feevale sediou a edição 2017 do Startup Weekend Novo Hamburgo. De 27 a 29 de outubro, o Câmpus II da Instituição recebeu a maratona de 54 horas, em que os 125 participantes apresentaram 55 ideias de negócios. Dessas, 17 foram aprovadas e desenvolvidas. O presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, sigla em inglês para International Association of Science Parks and Areas of Innovation), Josep Piqué esteve presente no evento e falou sobre esta edição do Startup Weekend.


O que representa o Startup Weekend?

O Startup Weekend é referência internacional, tanto pela metodologia utilizada, que é reconhecida pela Google, quanto pelo conjunto de ideias que se estão plantando. Responde ao espírito do empreendedor e tem a proposta de identificar alguma necessidade ou problema e, a partir daí, mobilizar outras pessoas para desenvolver uma proposta ou protótipo, validá-los e apresentá-los no fim de semana.


Você já participou de outra edição do evento?

Sim, também participei de um Startup Weekend em Barcelona, com os mesmos mecanismos que, sobretudo, motivam a compreensão dos desafios e dos problemas e a, partir daí, são criadas equipes multidisciplinares para que possam desenvolver, em um fim de semana, uma proposta e apresentá-la para os avaliadores a fim de que estejam preparadas para vender a ideia.


Como percebes a relevância desta edição do evento ser sendo realizada em Novo Hamburgo?

O Startup Weekend é uma ação mundial, englobando mais de 400 parques no mundo todo, que passa duas grandes mensagens: a primeira é conhecimento e a segunda é com quem tu te conectas. A partir dessas ideias de conhecimento, passamos a interpretar fontes inovadoras e qualquer dinamismo ligado à inovação e, com isso, o parque se conecta com a universidade, pois torna-se uma plataforma de estudo, por que os professores, alunos e pesquisadores podem aplicar suas demandas para articular todo o sistema proposto pelo evento. Como, aqui, temos pessoas de toda região, podemos considerar que o Startup Weekend é uma grande festa da inovação. Precisamos ter a consciência de que essa iniciativa em Novo Hamburgo está totalmente ligada com ideias similares em todo o mundo, seja em Barcelona, Medellín ou qualquer outro país. Que essas ideias não fiquem só aqui e possam se espalhar, atingindo dimensões mundiais.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.