Participantes do Moda em Produção confeccionam sacolas retornáveis para Bibliotecas da Feevale | Universidade Feevale

Participantes do Moda em Produção confeccionam sacolas retornáveis para Bibliotecas da Feevale

22/08/2013 - Atualizado 11h23min
Ação do projeto, além de viabilizar um transporte adequado para os livros, incrementou a renda de quatro artesãs

Uma demanda concreta deu origem a uma ação social que incrementou a renda de quatro artesãs atendidas pelo projeto Moda em Produção em parceira com a Biblioteca. As participantes, orientadas pela líder do projeto e professora do curso de Moda, Marina Seibert Cezar, fabricaram sacolas retornáveis para serem utilizadas pelos alunos no transporte dos livros retirados das duas Bibliotecas da Instituição. Com materiais doados por empresas da região, foi possível a essas artesãs confeccionarem, manualmente, um primeiro lote de sacolas. A atividade aconteceu na Fábrica da Cidadania, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Novo Hamburgo, já parceira do Moda em Produção.

De acordo com a professora Marina, além da sua funcionalidade e garantia de maior conservação aos livros retirados, o produto possui um apelo estético e social, uma vez que serão exclusivos e sustentáveis. “Além disso, incentiva ao trabalho e renda para a comunidade de Novo Hamburgo, já que o valor da aquisição do lote foi revertido inteiramente às artesãs envolvidas”, afirma. Para Renati Coutinho, gerente do projeto Fábrica da Cidadania, para esta ação do Moda em Produção, foram convidadas mulheres que já vinham com atividades na Fábrica. “Pensamos em valorizar o aprendizado e a vontade delas. Para elas, é um desafio trabalhar juntamente com a Universidade e desenvolver este trabalho”, diz. 

As sacolas estarão disponíveis para empréstimo, nas Bibliotecas dos dois câmpus, a partir desta segunda-feira, dia 26 de agosto. Como esta é a primeira edição da ação e possui um caráter experimental, o número de sacolas é limitado. Os alunos ficarão com as sacolas emprestadas por 15 dias. Mais informações sobre os empréstimos podem ser obtidas diretamente nas Bibliotecas. 

Sobre o projeto 
Desde 2008, o projeto de extensão Moda em Produção capacita mulheres e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social nos bairros de Novo Hamburgo por meio de oficinas semanais sobre artesanato e técnicas de costura, aproveitando resíduos das indústrias da região. As oficinas acontecem, semanalmente, na OGR (Oficina de Geração de Renda), na Escola Estadual Kurtz Walzer (parceria com projeto Gestor Aprendiz) e na Fábrica da Cidadania (CRAS Canudos). A equipe é composta por duas professoras, cinco bolsistas e três voluntários do curso de Moda. O projeto incentiva a socialização, a qualidade de vida, além da responsabilidade do trabalho em grupo. Já foram atendidas cerca de 250 pessoas.

Camila

Conheça as artesãs


Camila Arnhold, 35 anos, há um ano no projeto
Conheci o projeto por meio do Comida Urgente, e desde então ele auxiliando na minha renda, pois o que aprendo aqui, posso fazer em casa também.

Terezinha Dirksen, 60 anos, há 3 anos no projeto
Participar do projeto é gratificante, não só pelo que aprendemos e pela renda extra que nos proporciona, mas pelo contato que temos com pessoas diferentes. Além das sacolas, aprendi, ano passado, por exemplo, a fazer mateiras.
maria Luiza




Maria Luiza Dambros, 71 anos, há 1 ano no projeto
O projeto me abriu um leque novo para o que eu já sabia, por exemplo, com esta ação das sacolas. A cada mês, eu aprendo algo diferente, o que me ajuda, também, na minha renda de aposentada.


Veronilda da Silva Santos, 49 anos, há 10 meses no projeto
Está sendo maravilhoso ter a oportunidade de aprender coisas que eu ainda não sabia fazer, como as sacolas. Cada coisa que aprendemos é um novo desafio, uma nova vitória e, com certeza, é mais uma fonte de renda para minha família.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.