Núcleo de Acessibilidade e Permanência da Feevale realiza sessão de cinema com audiodescrição

23/10/2015 - Atualizado 10h07min
Crianças com deficiência visual assistirão ao filme “Hotel Transilvânia”

Em comemoração ao mês das crianças, o Núcleo de Acessibilidade e Permanência (Nuap) da Universidade Feevale realizará, no dia 23 de outubro, uma sessão de cinema para crianças com deficiência visual. Serão 20 crianças e adolescentes, com idades de dois a 16 anos, da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis-NH), assistirão ao filme “Hotel Transilvânia” por meio de audiodescrição. A sessão acontecerá no Salão de Atos do prédio Lilás, no Câmpus II da Universidade Feevale, às 14h. Durante o encontro, Iara Aragão, audiodescritora convidada, fará a descrição aberta do ambiente e das atividades. Após o filme, os participantes farão uma visita à Universidade para conhecer os espaços e serviços, sempre com o auxílio da audiodescrição.

O que é audiodescrição?

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinemas, teatros e programas de televisão. A descrição objetiva dos elementos visuais permite que pessoas com deficiência visual compreendam as cenas dos filmes. Para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso ao cinema, é necessário que os filmes tenham audiodescrição, ou seja, diretores, produtores e distribuidores precisam encarar os recursos de acessibilidade (audiodescrição para cegos e legendagem em português para surdos) como parte do processo de produção de qualquer filme. Além disso, as cópias do filme devem incluir o recurso em uma faixa de áudio adicional, contendo a audiodescrição. Também existe a possibilidade de serem transmitidos diretamente para fones de ouvido, caso em que as salas de cinema devem ter o equipamento necessário, que é idêntico ao utilizado para transmissão de tradução simultânea: um rádio transmissor que fica na cabine, conectado ao equipamento de projeção; e receptores e fones de ouvido para os espectadores. Na atividade de amanhã não haverá essa opção, uma vez que englobará a audiodescrição aberta (em que o profissional responsável faz a audiodescrição para todos os presentes).

 
 
Atendimento Feevale Câmpus I De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min. Câmpus II De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h
(51) 3586 8800 Núcleo de Relacionamento De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h.
Aos sábados, das 8h30min às 13h45min.
(51) 3586 8822 falecomafeevale@feevale.br Retornaremos no prazo de 72 horas úteis. Contate-nos

Em caso de emergência ligue: (51) 99972 9643

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: Sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min
Localização: Sala 101 – térreo do prédio Lilás
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min
Aos sábados, das 8h às 12h

Confira demais setores que possuem atendimento agendado.

Saiba mais