Núcleo de Acessibilidade e Permanência da Feevale realiza sessão de cinema com audiodescrição | Universidade Feevale

Núcleo de Acessibilidade e Permanência da Feevale realiza sessão de cinema com audiodescrição

23/10/2015 - Atualizado 10h07min
Crianças com deficiência visual assistirão ao filme “Hotel Transilvânia”

Em comemoração ao mês das crianças, o Núcleo de Acessibilidade e Permanência (Nuap) da Universidade Feevale realizará, no dia 23 de outubro, uma sessão de cinema para crianças com deficiência visual. Serão 20 crianças e adolescentes, com idades de dois a 16 anos, da Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis-NH), assistirão ao filme “Hotel Transilvânia” por meio de audiodescrição. A sessão acontecerá no Salão de Atos do prédio Lilás, no Câmpus II da Universidade Feevale, às 14h. Durante o encontro, Iara Aragão, audiodescritora convidada, fará a descrição aberta do ambiente e das atividades. Após o filme, os participantes farão uma visita à Universidade para conhecer os espaços e serviços, sempre com o auxílio da audiodescrição.

O que é audiodescrição?

A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinemas, teatros e programas de televisão. A descrição objetiva dos elementos visuais permite que pessoas com deficiência visual compreendam as cenas dos filmes. Para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso ao cinema, é necessário que os filmes tenham audiodescrição, ou seja, diretores, produtores e distribuidores precisam encarar os recursos de acessibilidade (audiodescrição para cegos e legendagem em português para surdos) como parte do processo de produção de qualquer filme. Além disso, as cópias do filme devem incluir o recurso em uma faixa de áudio adicional, contendo a audiodescrição. Também existe a possibilidade de serem transmitidos diretamente para fones de ouvido, caso em que as salas de cinema devem ter o equipamento necessário, que é idêntico ao utilizado para transmissão de tradução simultânea: um rádio transmissor que fica na cabine, conectado ao equipamento de projeção; e receptores e fones de ouvido para os espectadores. Na atividade de amanhã não haverá essa opção, uma vez que englobará a audiodescrição aberta (em que o profissional responsável faz a audiodescrição para todos os presentes).

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.