Mesas-redondas e exposições abordam direitos culturais indígenas | Universidade Feevale

Mesas-redondas e exposições abordam direitos culturais indígenas

20/05/2014 - Atualizado 23/05/2014 15h09min
Atividades se iniciam nesta quarta-feira, dia 21, com mesa-redonda “Direitos culturais indígenas e sua efetivação”, no Câmpus II da Universidade Feevale

O Espaço Cultural Feevale, o projeto de Extensão Múltiplas Leituras e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars) realizam uma série de atividades voltadas à discussão da cultura indígena. Nesta quarta-feira, dia 21 de maio, acontece a mesa-redonda Direitos culturais indígenas e sua efetivação, com participação dos integrantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas Cirilo Morinico (etnia Guarani) e Marcia Lombero, e do procurador do Ministério Público Jorge Irajá Louro Sodré, com mediação do professor do curso de Direito da Feevale Ricardo Strauch Aveline. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado às 19h30min no Auditório do prédio Azul, no Câmpus II.

Já na sexta-feira, dia 23, acontece a mesa-redonda Educação e escolarização indígena na perspectiva de professores e pesquisadores indígenas. O evento tem participação do diretor do Mars Walmir Pereira e dos professores da etnia Kaingang Zaqueu Galdino e Dorvalino Cardoso, e mediação da coordenadora do projeto Múltiplas Leituras Inês Caroline Reichert. A mesa-redonda será realizada às 19h30min no auditório do prédio Branco, no Câmpus II, e também é gratuita e aberta à comunidade.

Exposições

Serão realizadas, ainda, duas exposições no Espaço Cultural Feevale, localizado no Teatro Feevale, com abertura no dia 11 de junho. As mostras contam com a participação do Mars e dos cursos de Fotografia, História, Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale. Confira o serviço das mostras:

Exposição Kadiwéu • Ofayé • Urubu-Ka'apor – Os Índios de Darcy Ribeiro - Museu do Índio/Funai
A mostra tem a curadoria do jornalista, fotógrafo e antropólogo Milton Guran, e reúne trabalhos fotográficos realizados entre 1942 a 1949. Darcy Ribeiro assina cinco fotografias dos Ofayé (MS), datadas de 1948, sendo estes os únicos registros fotográficos existentes da etnia. As demais fotos da mostra são assinadas por Harald Schultz e Heinz Foerthmann, dois dos mais importantes fotógrafos documentaristas da primeira metade do século XX, que trabalharam para o Serviço de Proteção aos Índios (SPI). A exposição pertence ao Fundo SPI do Arquivo do Museu do Índio/Funai, tendo sido, em 2008, incluída no Registro Nacional do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco).

Exposição O cotidiano da prática arqueológica - Acervo Museu Antropológico do Rio Grande do Sul
O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars) é uma Instituição pública de memória antropológica vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Desde a sua criação, no final da década de 1970, desenvolve uma política institucional museológica descentralizada concernente à pesquisa, formação e exposição de acervo antropológico e arqueológico, cujos materiais são oriundos de pesquisas etnográficas e etnoarqueológicas, realizadas no Rio Grande do Sul. Por meio de diversas parcerias, o Mars tem buscado a intensificação das potencialidades da ação museal, demonstrando compromisso com a promoção, o respeito e o reconhecimento da diferença cultural. A exposição apresenta parte de seu acervo arqueológico, com curadoria da equipe do Mars: Arienei Abreu, Estela Galmarino, Josias Mello, Mariana Meira e Walmir Pereira.

SERVIÇO
Exposições Kadiwéu • Ofayé • Urubu-Ka'apor – Os Índios de Darcy Ribeiro e O cotidiano da prática arqueológica
Local: Espaço Cultural Feevale – Teatro Feevale, 4º andar (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
Abertura: dia 11 de junho, às 19h30min
Período: de 11 de junho a 12 de agosto (de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h)
Visitação: gratuita
Atividade de encerramento: exibição do filme Xingu no dia 12 de agosto, às 19h30min, com participação dos cursos de História e Artes Visuais da Universidade Feevale. Debatedores: professores Rodrigo Perla Martins e Caroline Bertani
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.