MACRS abre temporada com exposição Fazer e desfazer a paisagem | Universidade Feevale

MACRS abre temporada com exposição Fazer e desfazer a paisagem

25/02/2013 - Atualizado 15h27min
Museu completa 21 anos com intensa programação

Em março, o Museu de Arte Contemporânea do RS - MACRS dará largada à intensa e comemorativa programação de exposições 2013 que assinalam a sua maioridade. Fundado em 4 de março de 1992, o espaço prepara-se para a ampliação do seu acervo e sede em 2014. Para celebrar esta importante data, será inaugurada, no dia 2 de março, às 19h, em ambas galerias do MACRS, a exposição coletiva Fazer e desfazer a paisagem. Com curadoria da artista e professora Sandra Rey, a mostra traz trabalhos dos artistas do grupo de pesquisa em processos híbridos de arte contemporânea do programa de pós-graduação de Artes Visuais da UFRGS: Beatriz Rauscher, Bruno Borne, Celeste Wanner, Elaine Chiron (artista convidada), Elaine Tedesco, Lurdi Blauth (Universidade Feevale), Ricardo Cristofaro, Shirley Paes Leme e Sandra Rey. 

A exposição propõe alargar relações entre a paisagem e seu significante imediato, a natureza, e é idealizada em torno de obras que colocam questões sobre a percepção, o meio ambiente, o lugar e as práticas da arte. Nas obras apresentadas, as relações entre paisagem e natureza não são unívocas, não se apresentam como equivalentes, nem tampouco se definem sempre da mesma maneira. Pelo contrário, essas relações são esgarçadas ao ponto em que a operação que se cumpre nessa equação de relação entre paisagem e natureza possa alcançar o sujeito e a cultura. O tratamento dispensado pelos artistas ao tratar a paisagem busca expandir, em última instância, o conjunto de referências no qual a mente opera. Os procedimentos adotados pelos artistas se consolidam nas relações entre a construção e desconstrução, entre a montagem e desmontagem, assumindo as fraturas impostas pelos dois atos – de fazer e desfazer – para compor novas totalidades suscetíveis de provocar espaçamentos simbólicos na percepção do real. As obras, portanto, abordam a paisagem de maneira aberta, alargando modos de fazer através de desconstruções operatórias, simbólicas e metafóricas. 

Os artistas possuem em comum o vínculo ativo com o desenvolvimento de uma produção ligada a pesquisas sobre processos híbridos e estudos no campo da arte. Já no dia 22 de março, ocorrerá o seminário Desdobramentos da paisagem, das 10h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório Luís Cosme, 4º andar da CCMQ, encerrando com o lançamento do catálogo da exposição.

SERVIÇO
Fazer e desfazer a paisagem
Local: Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS (Rua dos Andradas, 736, 6º andar – Casa de Cultura Mario Quintana, bairro Centro Histórico, Porto Alegre). Galerias Xico Stockinger, Sotero Cosme e Espaço Vasco Prado
Visitação: de 2 de março a 7 de abril. Segundas-feiras, das 14h às 19h; de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h
Informações: (51) 3221-5900 ou www.macrs.blogspot.com.br
 

Série Passagens entre paisagens, de Lurdi Blauth

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.