Laboratório de Anatomia da Feevale recebe o nome de Lauro Backes | Universidade Feevale

Laboratório de Anatomia da Feevale recebe o nome de Lauro Backes

01/12/2017 - Atualizado 09h23min

Instituição homenageia funcionário que atuou por 42 anos no espaço
 
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, dia 30, a Universidade Feevale homenageou o ex-funcionário Lauro Backes, conhecido como “Tio Lauro”, colocando o seu nome no Laboratório de Anatomia Humana. O evento aconteceu no subsolo 1 do prédio Vermelho, no Câmpus II, onde fica localizado o laboratório.
 
Parte da trajetória profissional de Lauro Backes, hoje com 78 anos, esteve ligada à Instituição, onde atuou de forma exemplar, por quase 42 anos, como Técnico em Anatomia nos Laboratórios de Anatomia Humana dos Câmpus I e II.  Backes colaborou significativamente para o crescimento e a consolidação do Laboratório de Anatomia Humana da Feevale como um espaço de desenvolvimento do ensino e da ciência e de formação de novos profissionais das mais diversas áreas da Saúde e das Humanas. 
 
Em sua fala, o coordenador do Laboratório, Marcelo Marques Soares, afirmou que Backes foi um dos responsáveis por transformar o espaço em um dos melhores do Brasil, conforme avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo um local diferenciado de aprendizado para os alunos, bem como um exemplo para outros laboratórios do país. Ele também lembrou que o “Tio Lauro” foi o funcionário homenageado de 23 turmas de formandos de Enfermagem, Fisioterapia, Quiropraxia e Educação Física. “Além de funcionário exemplar, ele tinha a sensibilidade aguçada para compreender as necessidades dos alunos e professores, sempre com humildade, bom humor, sorriso no rosto e extrema gentileza”, destacou, acrescentando que uma universidade é feita por pessoas e para pessoas, e essa é uma das marcas da Feevale.
 
Já a reitora Inajara Vargas Ramos ressaltou que Lauro Backes é um homem que ensinou a muitos e um exemplo de ética, de respeito e de cuidado com as pessoas. “Tio Lauro será lembrado não só por sua gentileza e carinho com os outros, mas por sua generosidade em compartilhar o que sabe. “Temos muito a agradecer ao Tio Lauro, pois a Universidade Feevale não seria o que é hoje se não tivesse ele na sua história”, frisou. Muito emocionado, Lauro Backes agradeceu à Feevale, onde ingressou em 1975, à Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), e também sua família e aos alunos e funcionários da Instituição.
 
Doação de corpo em vida
 
Lauro Backes é um dos 160 doadores cadastrados no projeto Doação de Corpo em Vida, desenvolvido pela Universidade Feevale desde o segundo semestre de 2015. Coordenado pelo professor Marcelo Marques Soares, o projeto destina-se a funcionários, acadêmicos e comunidade. Um dos objetivos é motivar novas doações de corpos, contribuindo para a formação dos profissionais da área da Saúde. Os participantes do projeto recebem a Carteira do Doador de Corpo, que contém dados pertinentes à doação, além dos contatos da equipe que atua no Laboratório de Anatomia Humana.
 
Como doar?
 
Basta entrar em contato com o Laboratório de Anatomia Humana da Feevale para obter o termo de doação que, depois de preenchido e reconhecido em cartório, deverá ser entregue à Instituição. A doação só será efetivada com o consentimento da família, por isso é necessário que o doador manifeste essa vontade aos familiares.
 
A doação do corpo impede a doação de órgãos?
 
Não. Os órgãos podem ser retirados para transplante, o que não interfere na doação do corpo para estudo.
 
O que é feito com o corpo após a doação?
 
O corpo passa por processos de conservação, realizados pelos profissionais do Laboratório de Anatomia e, após, é utilizado para estudos em diversos cursos da área da Saúde. O corpo é tratado com respeito e ética por parte de todos que entram em contato com ele.
 
O que se recebe em troca?
 
A Feevale custeia o translado do corpo do local estipulado até as dependências da Instituição. O doador e sua família recebem o reconhecimento e a gratidão da Universidade e dos futuros profissionais por terem contribuído com o ensino e a formação na área da Saúde.

 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.