Inscrições para médias e grandes empresas participarem do Programa Nexos seguem abertas | Universidade Feevale

Inscrições para médias e grandes empresas participarem do Programa Nexos seguem abertas

23/05/2019 - Atualizado 13h36min

Por meio do programa, grandes e médias empresas são conectadas a startups para o desenvolvimento de novos negócios e tecnologias

As inscrições para as grandes e médias empresas que queiram participar como âncoras do Programa Nexos, realizado em âmbito nacional pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), estão abertas até o dia 30 de maio. Por meio do programa, grandes e médias empresas são conectadas a startups para geração de negócios e desenvolvimento de novas tecnologias, com apoio de ambientes de inovação. 

Feevale Techpark foi selecionado para ser um desses ambientes de inovação. Ao se tornar um Habitat de Inovação do Nexos, o parque tecnológico se acredita para a implementação dos projetos inovadores, sendo responsável pela gestão local do programa. 

A proposta do Nexos é que cada startup selecionada – que pode ser tanto oriunda do Feevale Techpark quanto da comunidade – receba um aporte de recursos para o desenvolvimento das soluções tecnológicas. A origem dos recursos será proveniente das grandes e médias empresas a partir de instrumentos fiscais de apoio à inovação (como Lei de Informática, Lei do Bem e os programas de pesquisa e desenvolvimento).

Conforme a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, essa é uma iniciativa extremamente importante para que as startups da região, sejam estabelecidas ou não no Feevale Techpark, possam ter uma ligação com as grandes e médias empresas. “Enxergamos um potencial muito grande nessa relação, porque as startups, muitas vezes, têm soluções inovadoras para problemas reais que as empresas encontram no seu dia a dia. Como Habitat de Inovação, o Feevale Techpark poderá ser esse intermediador, fazendo com que, nesse meio tempo, ambas as partes consigam se acertar da melhor forma possível e buscar que, ao final desse período, as empresas saiam com uma solução e que estejam muito satisfeitas com todo esse processo”, afirma.

O Programa Nexos conta, ainda, com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Mais informações, como regulamento e link de inscrição, podem ser obtidas no site www.sebrae.com.br/nexos

Como funciona o Nexos

1) A grande e média empresa realizará o aporte financeiro, por meio de instrumentos fiscais de apoio à inovação, com a finalidade de viabilizar a realização e execução de projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação para aprimoramento de novos produtos tecnológicos pelos pequenos negócios.

2) A grande e média empresa oferecerá acesso à sua estrutura produtiva, comercial ou operacional aos pequenos negócios, bem como apoio técnico para o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos.

3) Os ambientes de inovação habilitados pelo programa disponibilizarão infraestrutura operacional e apoio técnico-jurídico aos pequenos negócios desenvolvedores das soluções tecnológicas.

4) O Sebrae e a Anprotec serão responsáveis por coordenar e monitorar, de maneira sistêmica, as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa.

Mais informações: www.sebrae.com.br/nexos.