III Seminário Internacional de Psicologia começa nesta quinta-feira | Universidade Feevale

III Seminário Internacional de Psicologia começa nesta quinta-feira

02/10/2013 - Atualizado 13h50min
Abertura acontece às 19h, no Câmpus II, com palestra da psicóloga do BOPE, Bianca Sant’Anna

Começa nesta quinta-feira, 3 de outubro, o III Seminário Internacional de Psicologia da Universidade Feevale. O evento segue até sábado, 5 de outubro, no Salão de Ato do Câmpus II e terá como tema a violência e sua incidência sobre o sujeito e o social.

A abertura oficial acontece na quinta-feira, às 19h, com a palestra Violência: incidências sobre o sujeito e sobre o social, ministrada pela capitã da Polícia Militar do Rio de Janeiro e psicóloga do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Bianca Sant’Anna de Sousa Cirilo. Bianca tem experiência em Psicologia Institucional e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na área de violência e subjetividades, tendo como objeto de pesquisa seu trabalho como psicóloga do BOPE na área de negociação de resgate de reféns.

Também participam do Seminário o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar, que atua como professor e coordenador do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários, da Unisinos, e é poeta, cronista e colunista do jornal Zero Hora; e Barbara Scandroglio, doutora em Psicologia Clínica, pela Universidad de Padua, na Espanha, e professora na Universidad Autónoma de Madrid, onde atua como pesquisadora na área de comportamentos de risco em jovens, violência e grupos juvenis. Confira a programação completa e conheça os palestrantes:

3 de outubro, quinta-feira
17h – Credenciamento e visitação aos pôsteres

19h – Abertura oficial do III Seminário Internacional de Psicologia

19h30min - Conferência de abertura Violência: incidências sobre o sujeito e sobre o social, com Bianca Sant’Anna de Sousa Cirilo e Cynthia Berlim (mediadora)

4 de outubro, sexta-feira
9h – Minicurso Identificação de abuso sexual na infância, com Sonia Liane Reichert Rovinski

13h30min - Mesa Violência intrafamiliar, com Sonia Liane Reichert Rovinski e Anete Regina Cunha (debatedora)

15h – Coffee Break

15h45min – Mesa Violência escolar, com Fabrício Carpinejar, Denise Arina Francisco e Lisiane Machado de Oliveira Menegotto (debatedora)

17h30min – Mesa Violência no trabalho, com Simone Lemes e Denise Macedo Ziliotto (debatedora)

19h – Intervalo

20h30min – Conferência Pedofilia, com Norton Cezar Dal Follo da Rosa Júnior e Marianne Stolzmann Mendes Ribeiro (mediadora)

5 de outubro, sábado
9h – Mesa Violência e mídia, com Saraí Patrícia Schmidt e Charlotte Spode (debatedora)

10h30min – Coffee Break

11h – Mesa Violência em debate, com Ana Luiza de Souza Castro, Lutiana Ricaldi da Rosa e Nara Grivot Cabral (debatedora)

12h30min – Intervalo

13h45min – Conferência de encerramento Violência e juventude: aspectos psicossociais, com Barbara Scandroglio e Sheila Gonçalves Câmara (mediadora)

15h30min – Encerramento

Palestrantes

Ana Luiza de Souza Castro - Mestre em Psicologia Social (2006), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atua no Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre. Tem experiência em Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, direitos humanos, psicologia social e cidadania.

Anete Regina da Cunha - Especialista em Psicologia, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), atualmente é a coordenadora do CRAs e do Programa Sentinela de Novo Hamburgo.

Barbara Scandroglio - Doutora em Psicologia Clínica e Comunitário, pela Universidad de Padua, atua como professora e pesquisadora da Universidad Autónoma de Madrid na área de comportamentos de risco em jovens, violência e grupos juvenis, investigação e intervenção com grupos juvenis, aplicação de modelos de relação entre atitude e conduta e de identidade social e comportamento.

Betina Heike Krause Sucker – Doutora em Direito e graduanda de Psicologia, pela PUCRS, é advogada atuante em Direito Penal e Direito de Família. É professora nos cursos de graduação em Direito e Segurança Pública, na Universidade Feevale, no curso de Ciências Contábeis, na FAPA.

Bianca Sant’Anna de Sousa Cirilo – Psicóloga e mestre em Saúde Coletiva, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), é capitã da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Tem experiência em Psicologia Institucional e atualmente desenvolve pesquisa de doutorado na área de violência e subjetividades, tendo como objeto de pesquisa seu trabalho como psicóloga do BOPE na área de negociação de resgate de reféns.

Charlotte Beatriz Spode – Mestre em Psicologia Social e Institucional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), é professora da Universidade Feevale. Tem experiência em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: processos grupais e de comunicação; trabalho, subjetividade e saúde mental; intervenções e práticas psicológicas nos contextos de trabalho; fatores humanos no trabalho; orientação profissional e desenvolvimento de carreira.

Cynthia Berlim - Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, pela PUCRS, é coordenadora e professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale.

Denise Macedo Ziliotto - Doutora em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo, é professora da Universidade Feevale, atuando no Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão Social, no MBA em Controladoria, nas especializações em Gestão de Pessoas e Psicologia do Trabalho, na qual também atua como coordenadora, no curso de graduação em Psicologia e na Clínica-escola de Psicologia, em atividades de extensão.

Fabrício Carpinejar – Jornalista, pela UFRGS (1994), e mestre em Literatura Brasileira, também pela UFGRS (2002), Carpinejar é professor e coordenador do curso de Formação de Escritores e Agentes Literários, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É poeta, cronista e colunista de Zero Hora. Vem sendo aclamado por escritores do porte de Carlos Heitor Cony, Millôr Fernandes, Ignácio de Loyola Brandão e Antonio Skármeta como um dos principais nomes da poesia contemporânea.

Lisiane Machado de Oliveira Menegotto – Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, pela UFRGS, é professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade e Inclusão, da Universidade Feevale.

Lutiana Ricaldi da Rosa - Doutoranda em Psicologia, pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES/Buenos Aires), é integrante do Núcleo de Dependência Química do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo e da equipe técnica da Escola do Serviço Penitenciário, professora da disciplina de Psicologia das Relações Interpessoais e de Saúde do Trabalhador (SUSEPE/ESP) e coordenadora do Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos do Sistema Prisional do Rio Grande do Sul.

Nara Grivot Cabral - Doutora em Educação, pela UFRGS, é professora do curso de Psicologia da Universidade Feevale e atua na coordenação da Incubadora de Economia Solidária da Feevale, projeto financiado pela FINEP.

Norton Cezar Dal Follo da Rosa Júnior - Mestre em Psicologia Social e Institucional e doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional, pela UFRGS, é psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Saraí Patrícia Schmidt – Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), é professora da Universidade Feevale no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais e coordenadora do projeto de extensão Nosso Bairro em Pauta. Desenvolve pesquisas sobre os temas juventude, infância, consumo e cultura.

Sonia Liane Reichert Rovinski - Doutora em Psicologia, pela Universidade de Santiago de Compostela (2003), é psicóloga judiciária no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, professora de Psicologia Jurídica no curso de Direito da FARGS, professora de cursos na área de avaliação psicológica e perícia na Projecto e professora visitante na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, na UFRGS, Universidade Católica de Goiás/IPES, Universidade Potiguar de Natal e Universidade de Passo Fundo.

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.