Grande reportagem sobre a poluição na Baía de Guanabara é tema da abertura do Inovamundi | Universidade Feevale

Grande reportagem sobre a poluição na Baía de Guanabara é tema da abertura do Inovamundi

28/09/2016 - Atualizado 10h02min
Palestra, que acontece dia 4 de outubro, no Teatro Feevale, abordará a importância da pesquisa para o debate dos grandes temas no Brasil

A palestra de abertura do Inovamundi abordará em que medida a ciência e a divulgação de resultados de pesquisa por meio da mídia pode ser relevante em suscitar discussões sobre os grandes temas do país, utilizando como exemplo o caso da contaminação da água na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. O evento Ciência, mídia e o legado das Olimpíadas no Brasil acontece dia 4 de outubro, às 19h30min, no Teatro Feevale. A atividade contará com a presença de Fernando Spilki (foto), pesquisador do programa em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale, responsável pelos testes que detectaram a poluição no local de competições olímpicas, Peter Prengaman, diretor de notícias The Associated Press no Brasil (AP), agência que encomendou o estudo, e Brad Brooks, jornalista responsável pela matéria.

Gratuito, o evento é voltado para acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e comunidade interessada no assunto. Os ingressos já estão disponíveis, para professores e alunos nos Institutos Acadêmicos (3º andar, prédio Llilás) e para demais interessados na recepção da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (2º andar, prédio Lilás), ambos no Câmpus II.

Sobre o tema

A Universidade Feevale foi responsável pelos testes que foram utilizados como fonte para a produção da reportagem da Associated Press, os quais apontaram níveis altos de vírus e bactérias de esgoto humano nas águas da Baía de Guanabara, local das competições aquáticas dos Jogos Olímpicos 2016. O professor Fernando Spilki, virologista e professor do programa em Qualidade Ambiental da Instituição, realizou os testes de qualidade da água por encomenda da AP. As análises de Spilki buscaram por três tipos diferentes de adenovírus humano que são “marcadores” típicos dos esgotos humanos no Brasil. Ele fez testes também para enterovírus, a causa mais comum de infecções do trato respiratório superior em jovens. Pesquisou, ainda, sinais de rotavírus, a principal causa mundial de gastroenterite. Os resultados mostraram que as águas do Rio estão cronicamente contaminadas.

SERVIÇO
Palestra de abertura Inovamundi: Ciência, mídia e o legado das Olimpíadas no Brasil 
Local: Teatro Feevale, Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
Data: 4 de outubro, às 19h30min
Entrada: gratuita, mas condicionada à apresentação do ingresso. A retirada deve ser feita de segunda a sexta-feira das 8h30min às 12h e das 13h15min às 22h, na recepção da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), no segundo andar do prédio Lilás, no Câmpus II

Sobre o Inovamundi

O Inovamundi 2016, programa de disseminação do conhecimento científico, tecnológico e  inovação da Universidade Feevale, ocorrerá de 4 a 8 de outubro, nos Câmpus I e II, em Novo Hamburgo. Composto por uma série de apresentações, o programa se divide em três grandes eventos: a Feira de Iniciação Científica (FIC), o Seminário de Pós-graduação (SPG) e a Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP). O evento tem como objetivo fortalecer a investigação científica e a aplicabilidade de seus resultados, estabelecendo uma interação entre os membros da comunidade acadêmica e a comunidade externa, fortalecendo a cultura da criatividade e da inovação, bem como a especialização, além de consolidar a realização de estudos avançados pelos acadêmicos.

Saiba mais sobre cada um dos eventos que compõem o Inovamundi

Feira de Iniciação Científica - FIC (4 a 8 de outubro): reúne acadêmicos de graduação da Feevale e de outras instituições de ensino que desenvolvem atividades de iniciação à pesquisa, possibilitando a socialização dos avanços do conhecimento originados destas atividades. É um evento que incentiva a apresentação das inovações científicas e tecnológicas nas mais diversas áreas do conhecimento.

Seminário de Pós-Graduação - SPG (4 a 8 de outubro): tem o intuito de divulgar os avanços científicos e tecnológicos gerados por estudantes da pós-graduação lato e stricto sensu da Universidade Feevale e de outras instituições de ensino superior e/ou participantes do Programa de Aperfeiçoamento Científico da Instituição, nas mais diversas áreas do conhecimento. 

Feira de Iniciação à Pesquisa - FIP (5 e 6 de outubro): reúne alunos e docentes da educação básica, possibilitando a socialização dos avanços do conhecimento originados e atividades de pesquisa nas mais diversas disciplinas que integram a matriz curricular. Dessa forma, promove e fortalece a divulgação e a discussão da produção da pesquisa na Educação Básica.

Telefone: (51) 3586-8800, ramal 9000

Sobre os palestrantes
Fernando Spilki
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências Veterinárias pela mesma Instituição, na área de Virologia Animal, e doutorado em Genética e Biologia Molecular, área de Microbiologia, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Virologia. Além dos estudos sobre a contaminação microbiológica nos locais de provas das Olimpíadas do Rio de Janeiro, tem colaborado com a imprensa em outros casos emblemáticos sobre contaminação dos recursos hídricos, como os problemas recentes no cheiro e gosto na água de Porto Alegre e uma série de estudos divulgados sobre o impacto do lançamento de esgoto in natura sobre a água do Rio dos Sinos.

Peter Prengaman
É diretor de notícias da agência The Associated Press no Brasil. Baseado no Rio de Janeiro, é líder de texto, vídeo e fotos para toda a operação no País, tendo reportado grandes histórias em mais de 15 países. Desde que se juntou à AP em 2002, trabalhou em várias cidades nos Estados Unidos, incluindo Los Angeles, Atlanta e Portland, e em outros países, como República Dominicana e Argentina. Estudou literatura inglesa e literatura espanhola em Wabash College, fez mestrado sobre estudos latino-americanos na Universidade de Stanford e obteve um certificado de idioma árabe avançado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Brad Brooks
Natural de Hill City, Kansas, tem mestrado em relações internacionais pela Universidade de Columbia, em Nova York, e graduação em jornalismo pela Universidade de Kansas. Trabalhou nos EUA, Iraque e América Latina para a Associated Press. Foi correspondente da AP no Rio de Janeiro entre 2008 e 2010, e do escritório da empresa no Brasil entre 2010 e 2015, período no qual auxiliou a coordenar a cobertura da Copa do Mundo, cobriu a primeira viagem ao exterior do Papa Francisco, duas eleições presidenciais, o acidente do voo 447 da Air France e vários outros grandes eventos. Em janeiro tornou-se correspondente-chefe da agência de Notícias Reuters no Brasil.
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.