Feevale realiza o VI Seminário de Enfermagem | Universidade Feevale

Feevale realiza o VI Seminário de Enfermagem

As inscrições acontecerão até dois dias antes do início do evento

Entre os dias 9 e 12 de maio, a Universidade Feevale realizará o VI Seminário de Enfermagem: atuação do enfermeiro na estomaterapia. O evento visa proporcionar aos estudantes e profissionais da área da saúde a atualização científica sobre o tratamento de feridas, estomias e incontinência. Os acadêmicos poderão desenvolver, também, conhecimentos, habilidades e competências necessárias na promoção de cuidados às pessoas com esses problemas.

O evento será direcionado a estudantes e técnicos de enfermagem, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde que possuam interesse no tema. O seminário contará com minicursos pré-evento: Desbridamento de lesões, dias 9 e 11; Terapia compressiva, dia 9; Oficina prática de estomias urinárias e intestinais, dias 9 e 11; e Terapia por pressão negativa no tratamento de feridas complexas, dia 11. Mais informações, como investimento, podem ser obtidas no site www.feevale.br/seminarioenfermagem2018 ou pelo telefone (51)3586-8822

Programação:

11 de maio, sexta-feira

14h: solenidade de abertura

14h30min: conferência de abertura: Avanços na área da Estomaterapia, com Silvana Mara Janning Prazeres

16h45min: palestra Atualização no tratamento de feridas (palestrante a definir)

18h: coquetel e apresentação de pôster

19h15min: palestra Promovendo o autocuidado de pessoas com estomas: subsídios para a enfermagem, com Rosaura Soares Paczek

20h45min: painel Cuidando da pessoa com estomia, com Carolina Gosmann Erichsen e Márcia Elaine Costa do Nascimento 

 

12 de maio, sábado

9h: palestra Fisiopatologia das lesões vasculogênicas, com Luis Fernando Albernaz

10h30min: palestra Avaliação multidimensional da pessoa com ferida, com Hugo Leiria Neves

13h15min: palestra Tratamento de queimadura de segundo e terceiro grau com Hayla Mattos da Silva

14h45min: palestra Avanços no tratamento de feridas complexas, com Clarissa Aguzzolli Proença e Israel Claumann

16h30min: encerramento

 

*programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

 

Ministrantes:

Hugo Leiria Neves: licenciado em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca. Mestre em Enfermagem pelo Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa. Especialista em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis.

Márcia Elaine Costa do Nascimento: possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Estomaterapia e mestrado em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Enfermeira do Serviço de Enfermagem Ambulatorial do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e integrante da Comissão Multidisciplinar de Prevenção e Tratamento de feridas do HCPA. Secretária da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest-RS).

Rosaura Soares Paczek: enfermeira estomaterapeuta titulada pela Sobest. Especialista em centro cirúrgico, sala de recuperação e centro de material. Presidente da Seção/RS Sobest. Membro do World Council of Enterostomal Therapists - WCET. Enfermeira do HCPA e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Lisiane Marcolin de Almeida: possui mestrado em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) na linha de pesquisa Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade, possui pós-graduação em Estomaterapia pela Unisinos e graduação em Enfermagem pela Universidade Feevale. É enfermeira Consultora Técnica - RVB Comércio de Produtos Hospitalares Ltda.

Anaelí Brandelli Peruzzo Coren: coordenadora da Comissão de Pele do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), administra os cursos de capacitação e atualização de Prevenção e Cuidados com a Pele de Pacientes pelo GHC e C-Vist Centro de Treinamento e de capacitação e atualização de Cateterização Central de Inserção Periférica. É enfermeira do serviço de Estomaterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, com atendimento ambulatorial e hospitalar.

Carolina Gosmann Erichsen: enfermeira graduada pela UFRGS. Atua no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC – GHC) há quatro anos. É especialista em Estomaterapia pela Unisinos e, desde 2016, integra o Serviço de Atenção ao Estomizado do Hospital.

Hayla Mattos da Silva: possui graduação em Enfermagem pela UFRGS.

Clarissa Aguzzolli Proença: possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e pós-graduação em Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Israel Claumann: enfermeiro estomaterapeuta.


 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.