Espaço Cultural realiza atividades sobre cultura afro-brasileira e indígena | Universidade Feevale

Espaço Cultural realiza atividades sobre cultura afro-brasileira e indígena

26/04/2013 - Atualizado 20/05/2013 10h32min
Exposição segue até o dia 28 de maio, no Teatro Feevale

No dia 30 de abril, terça-feira, terá início a exposição Traçados Identitários – Ancestralidade, documento e resistências negras e indígenas, no Espaço Cultural Feevale. O evento começará às 19h30min, no quarto andar do Teatro Feevale, e integra as atividades organizadas pelo Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA) em homenagem aos 10 anos da lei 10.639, que estabelece a inclusão no currículo oficial o ensino da história e cultura afro-brasileira e, também, dos cinco anos da lei 11.645, que torna obrigatório o ensino da cultura dos diferentes povos indígenas.

A exposição mostrará questões étnico-raciais em projeções de filmes, documentos, objetos e trabalhos dos artistas plásticos Leandro Machado e Paulo Só. Às 20h30min, no dia da abertura, haverá uma conversa com os artistas sobre a identidade e processos de criação, mediada pelo professor Clóvis Martins Costa. A mostra possui um caráter interdisciplinar, uma vez que as áreas do Direito, Cinema, Artes Visuais, Antropologia e História estabelecerão conexões por meio de distintas formas de expressão.

Outras atividades ligadas às comemorações acontecerão no Espaço Cultural. No dia 7 de maio, será feita uma sessão comentada do filme Também Somos Irmãos (1949), com palestra de Orson Soares, filho de Grande Otelo, que atua na obra. O filme continuará rodando na exposição durante o seu período. No dia 15 de maio, a professora Lúcia Fernanda Inácio Belfort falará sobre os avanços e os desafios para implementação dos direitos dos povos indígenas. E no dia seguinte, 16 de maio, a juíza Ana Inês Algorta Latorre abordará o tema Todos são iguais perante a lei - Os desafios da prestação jurisdicional diante da formação cultural e da diversidade étnica brasileira.

Os projetos de extensão Espaço Cultural Feevale e Múltiplas Leituras: povos indígenas e interculturalidade atuam conjuntamente na organização da mostra e nas demais atividades propostas. As atividades contam com as parcerias do Núcleo de Documentação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo. As atividades organizadas são gratuitas e abertas, também, à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8800, ramal 8866.

Serviço da exposição
Traçados Identitários – Ancestralidade, documento e resistências negras e indígenas
Local: Teatro Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
Abertura: 30 de abril, às 19h30min
Conversa com os artistas: no dia da abertura, às 20h30min
Visitação: de 2 a 28 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h (outros horários mediante agendamento prévio).
Contatos: espacocultural@feevale.br ou (51) 3586-8800, ramal 8866 

Confira a programação 
7 de maio
19h30min - Sessão comentada do filme Também Somos Irmãos (1949), de José Carlos Burle. No filme, um viúvo cinquentão, que, por não ter filhos adota quatro crianças: duas brancas e duas negras. Na infância tudo correu bem, mas com o correr do tempo, as coisas foram se modificando. As limitações aos negros vão se acentuando e chegam a tal ponto que se transformam em verdadeiras humilhações. Grande Otelo ganhou o prêmio de Melhor Ator pela Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos do RJ por esse filme. Palestra do professor Orson Soares, filho de Grande Otelo, e participação do coordenador da Secretaria de Igualdade Racial de Novo Hamburgo, Eduardo Gomes da Silva
Local: Espaço Cultural Feevale

15 de maio
19h30min - Direito em debate: os avanços e os desafios para implementação dos direitos dos Povos Indígenas pós CF de 1988, com a professora Lúcia Fernanda Inácio Belfort, pertencente ao Povo Indígena Kaingang do RS e membro fundador e atual diretora executiva do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) 
Local: Auditório do prédio Branco (Câmpus II)

16 de maio
19h30min - A disponibilização do acervo arquivístico e as ações educativas do Memorial da Justiça Federal: formas de reflexão sobre o papel do Judiciário na garantia de direitos dos povos indígenas e dos afrodescendentes, com a mestranda Rita Vieira da Rosa
20h30min - Todos são iguais perante a lei - os desafios da prestação jurisdicional diante da formação cultural e da diversidade étnica brasileira - juíza Federal Ana Inês Algorta Latorre
Local: Espaço Cultural Feevale

Veja imagens da mostra

 
 

Atendimento Feevale

Câmpus I

De segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.

Câmpus II

De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.

Câmpus III

De segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.

Retornaremos no prazo de 72 horas úteis.

Atendimento Feevale

Os atendimentos presenciais realizados no setor Atendimento Feevale de ambos os câmpus podem ser agendados.

Localização: sala 207 – 2º andar
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 22h15min.
Localização: sala 101 – térreo do prédio Lilás.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h15min.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Localização: sala 003 - pavimento 0 do prédio Sede.
Segunda a sexta-feira, das 9h15min às 11h30min e das 12h30min às 18h.
Verifique os demais setores que disponibilizam o atendimento agendado.