Educação inclusiva com o uso de games é tema de seminário internacional | Universidade Feevale

Educação inclusiva com o uso de games é tema de seminário internacional

23/09/2015 - Atualizado 14h43min
II Seminário Internacional de Diversidade Cultural e Inclusão Social e I Seminário Observatório da Educação começam nesta quinta-feira, na Universidade Feevale

A gamificação corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado em campos variados, em particular a educação. Pensando nisso, nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25 de setembro, a Universidade Feevale promove um debate internacional acerca do conceito de gamificação e suas especificidades, sob a perspectiva da diversidade e da inclusão na educação. O II Seminário Internacional de Diversidade Cultural e Inclusão Social: gamificação como processo de inclusão na educação proporcionará um espaço de discussão sobre temas atuais e relevantes no âmbito do programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Instituição. O Seminário contará com a presença do professor Filipe Santos, do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal).

Junto ao evento internacional, acontecerá o I Seminário Observatório da Educação – Feevale. O objetivo é socializar, pela primeira vez para a comunidade, os resultados das pesquisas Diversidade, acesso e permanência: práticas sociais e pedagógicas na Educação Básica e Educação Integral entre as práticas de educação no campo social e no espaço escolar, do Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com a professora Dinora Tereza Zucchetti, as pesquisas têm como questão central a permanência, com sucesso, de crianças e adolescentes nas escolas públicas de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom. “A educação escolar enquanto prática integrada aos direitos humanos, às tecnologias, trabalho e cultura, participação popular, educação integral, educação inclusiva e necessidades educacionais especiais, financiamento e gestão, são analisadas no sentido de verificar o impacto positivo nas aprendizagens e experiências de alunos/as e seus familiares”, explica.

Os eventos são voltados para professores e acadêmicos dos programas de mestrado da Feevale; professores de escolas públicas e privadas do Vale do Sinos; estudantes de graduação, especialmente dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Design, Comunicação, Pedagogia e acadêmicos dos cursos de Licenciatura; comunidade acadêmica; bolsistas Capes/Observatório da Educação (Obeduc) e demais interessados no tema. Os seminários acontecerão no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Instituição. A participação é gratuita, sem necessidade de se realizar inscrições.

Confira a programação:

Dia 24 de setembro, quinta-feira
 
14h – Apresentação de propostas de dissertações e de teses. Mediadora: professora Sandra Portela Montardo, da Feevale
 
18h – Sessão de divulgação de livros. Mediação: professores Valdir Pedde e Dinora Tereza Zucchetti, da Feevale
 
19h30min – Palestra: Gamificação de processos de ensino-aprendizagem. Ministrante: professor Filipe Santos, do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Mediação: professora Patrícia Scherer Bassani, da Feevale
 
Dia 25 de setembro, sexta-feira
 
9h – I Seminário Observatório da Educação/Feevale - Apresentação de resultados das pesquisas Educação Integral entre as práticas de educação no campo social e no espaço escolar e Diversidade, acesso e permanência: práticas sociais e pedagógicas na Educação Básica. Ministrantes: professores Dinora Tereza Zucchetti, Eliana Perez Gonçalves de Moura, Valdir Pedde, Gabriel Grabowski, Norberto Kuhn Junior, Margarete Fagundes Nunes e Acácia Kuenzler, da Universidade Feevale. Mediação: professor Filipe Santos, do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)
 
14h – Workshop: Games utilizando Brain Computer Interface. Ministrante: professora Regina Heidrich, da Feevale
 
18h – Sessão de divulgação de livros. Mediação: professores Valdir Pedde e Dra. Dinora Tereza Zucchetti, da Feevale
 
19h30min – Palestra: Gamificação e tecnologia: uma abordagem prática. Ministrantes: professores Débora Nice Ferrari Barbosa e João Batista Mossmann, da Feevale 

*Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.

 
 

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