Cooperação internacional iniciou testes práticos na Universidade Feevale | Universidade Feevale

Cooperação internacional iniciou testes práticos na Universidade Feevale

Espaço de testes foi identificado nesta quarta-feira, às 13h45min, juntamente com comitiva finlandesa

A Universidade Feevale, em parceria com a Hamk University of Applied Sciences, da Finlândia, realizou hoje, dia 25 de novembro, a identificação do espaço de testes do projeto “Estudo da Durabilidade de Diversos Materiais”. O evento ocorreu ao lado do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Limpas, na Rua Arlindo Pasqualini, próximo ao Câmpus II da Feevale.
 
Na ocasião, a reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos, apontou a importância da iniciativa. "Essa é a materialização de uma cooperação que já existe há quase uma década entre nossa instituição e a Hamk que nos dá muito orgulho. E o projeto, cuja parte prática inicia hoje se propõe a, de forma coletiva, pesquisar soluções para problemas que são comuns no mundo todo", relatou.

O projeto é resultado da cooperação entre ambas as universidades e teve suas primeiras tratativas em dezembro de 2014, quando pesquisadores da Hamk visitaram a Universidade Feevale. O início das atividades aconteceu em abril de 2015 e tem previsão de término em dezembro de 2018. O espaço que foi identificado nesta quarta-feira será utilizado para a disposição de diferentes materiais que ficarão expostos às intempéries do clima para avaliação e comparação de sua durabilidade. O estudo aborda a corrosão atmosférica de metais e de degradação em polímeros e materiais compósitos. Os mesmos testes serão realizados na Finlândia.
 
Na Feevale, a iniciativa é realizada pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET), envolvendo os cursos de engenharias Química e Mecânica, o Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e o Mestrado Profissional em Tecnologias de Materiais e Processos Industriais. Eduardo Luis Schneider, Luiz Carlos Robinson e Vanusca Dalosto Jahno são os professores responsáveis, apoiados por uma equipe docente composta por Claudia Trindade Oliveira, Daniela Osorio e Alexandre Silva de Vargas. Lassi Martikainen e Tiina Vuorio são os docentes da Hamk que participam do projeto.

 
Cooperação internacional
 
A cooperação entre as duas instituições foi estabelecida por meio de um convênio firmado em 2006 e, desde lá, têm desenvolvido uma produtiva parceria no ensino, na pesquisa e na extensão, com expressiva mobilidade discente e docente entre os dois países. Uma comitiva composta por oito representantes da Hamk chegou a Novo Hamburgo nesta segunda-feira, dia 23, para tratar, com a Universidade Feevale, sobre interesses mútuos relacionados a atividades de educação e pesquisa.

25/11/2015 - Atualizado 26/11/2015 12h57min
 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.