Comung participa de audiência com Ministro da Educação | Universidade Feevale

Comung participa de audiência com Ministro da Educação

17/12/2014 - Atualizado 14h11min
Reunião aconteceu na última segunda-feira, dia 15

Nesta segunda-feira, dia 15 de dezembro, o vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Martinho Luís Kelm, reitor da Unijuí, participou de audiência em Brasília com o Ministro da Educação, José Henrique Paim. Participaram ainda o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, Pedro Rubens Ferreira Oliveira, o vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Salésio Herdet, e o presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), Paulo Fossatti.
 
O objetivo da reunião, agendada pela Abruc, foi discutir as políticas educacionais e o papel das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) no atual cenário da educação superior. Segundo Kelm, o grupo também mostrou apoio a Paim na continuidade de cargo ligado à educação. “Tivemos um avanço muito grande para as comunitárias. Houve um esforço do ministério para aprovar a legislação que reconhece as comunitárias como instituições públicas não estatais. Também tivemos avanços no Fies. Havia um atraso nos repasses às instituições e hoje o repasse está regularizado, garantindo às nossas instituições a disponibilização de vagas por meio do financiamento”, comenta o vice-presidente.
 
Também foi discutido na reunião o pré-edital divulgado em quatro cidades gaúchas para oferta do curso de Medicina. Até o final do ano o governo deve publicar o edital oficial de lançamento das candidaturas das instituições para a oferta do curso. Para Kelm, o momento é bom para as comunitárias. “Temos reconhecimento de nossas comunidades pelo trabalho que desenvolvemos e agora contamos com o reconhecimento da sociedade com a manifestação do governo a partir da aprovação da Lei das Comunitárias e participação em discussões de políticas educacionais. Estamos em nosso melhor momento e esperamos dar continuidade à nossa caminhada por uma educação de qualidade e inserção no desenvolvimento social, econômico e cultural de nossas regiões”, enfatiza. 
 
Comung é o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições que congregam mais de 40 câmpus universitários, abrangem mais de 380 municípios em suas áreas de influência e possuem em torno de 200 mil alunos de graduação e pós-graduação. Fazem parte do Comung: Universidade Feevale, Centro Universitário do IPA, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

 
 

Fale com a Feevale

Fale com a Feevale através do e-mail falecomafeevale@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.

Atendimento Feevale

Confira os horários de atendimento da Universidade Feevale e agende o seu atendimento.

Ouvidoria

Fale com a ouvidoria da Universidade Feevale através do e-mail ouvidoria@feevale.br ou através do nosso formulário de contato.